TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MATRIZ DA RESPOSTA DA SITUAÇÃO EDUCATIVA

Seminário: A MATRIZ DA RESPOSTA DA SITUAÇÃO EDUCATIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Seminário  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 5

MATRIZ DE RESPOSTA DA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

As respostas abaixo devem ser respondidas conforme o contexto da Situação de Aprendizagem e material do curso (Apostila)

Curso: Supervisor Inovador Modalidade: Qualificação Profissional

Turma: 04 Data:

Aluno:

Unidade Curricular: MEIO AMBIENTE

Situação de aprendizagem: MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Após leitura da Apostila da unidade curricular e através de suas pesquisas, elaborar um texto com uma lista de fatores que em sua opinião são responsáveis pelo fenômeno citado no texto, destacando também como a ciência por meio de pesquisas e descobertas tem atuado como aliado em relação à superação destes problemas enfrentados pela humanidade.

O homem é apontado, na maioria dos títulos examinados, como o grande responsável pela degradação ambiental. Mas, o uso da palavra homem, sugere um indeterminismo que tira a responsabilidade individual de cada um de nós, pois a maneira como a questão ambiental é discutida está muito longe do indivíduo como se não fizéssemos parte dessa realidade.

Se de um lado o sujeito que polui é genérico, paradoxalmente, em determinadas situações, os problemas ambientais são causados pela ação individual cabendo ao próprio indivíduo resolvê-lo, bastando para tanto saber que está gerando um problema.

Essa situação pode ser exemplificada pelo caso de duas famílias apresentadas em um dos livros: a primeira mora numa casa com varanda, dois quartos, sala e cozinha. Dentro da casa não há banheiro, mas foi construída uma fossa longe de casa. A casa da segunda família também não tem banheiro e é representada na ilustração como um barraco de um cômodo com uma porta e uma janela, indicando uma família com menor poder aquisitivo. No seu quintal, próximo às plantações as fezes estão sobre o solo. Nos exercícios sobre o assunto o livro pergunta: qual conselho você daria ao pai dessa família? E ele mesmo responde: Construa uma fossa.

A idéia implícita é a de que os problemas ambientais poderão ser resolvidos pela simples informação, bastando dizer a uma pessoa: “construa uma fossa” – e ela construirá.

Nesse caso, a ausência das relações entre desenvolvimento, distribuição de renda e meio ambiente pode ser notada. O grau de responsabilidade pelos problemas ambientais, é atribuído com pesos diferentes para as diferentes classes sociais – as pessoas mais pobres seriam as que mais poluem, por falta de informação e iniciativa própria.

O homem que está trabalhando na agropecuária, na caça, na pedreira, na mineração não gera impacto ambiental negativo? A forma de produção da sociedade que vem exaurindo e degradando os recursos naturais é inerente à própria cultura, à visão de mundo própria do antropocentrismo, visão esta que permeia os livros didáticos, naturalizando as relações de dominação e exploração entre homem e natureza.

Numa visão geral, o papel da Educação Ambiental limitando-se a oferecer informações sobre meio ambiente, repousadas sob o ecologismo legendado pela fauna, flora e biodiversidade, desmatamento e lixo. Tais temas são importantes e até imprescindíveis na lista de assuntos, entretanto, sem a consideração dos valores humanos falta-lhes amálgama, não atingindo a consistência requerida para a formação dos pré-requisitos básicos para as mudanças desejadas: a sensibilização, a percepção do meio ambiente e a mudança de postura diante das questões ambientais.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GONÇALVES, C. W. P. Formação sócio-espacial e questão ambiental no Brasil. In: BECKER, B.; CHRISTOFOLETTI, A.; DIVIDOVICH, F. R.; GEIGER, P. P. Geografia e Meio Ambiente no Brasil. 3. ed. São Paulo: Annablume, 1993. p. 309-333.

SATO, M. Educação Ambiental. São Carlos: RiMa, 2003.

MATRIZ DE RESPOSTA DA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

As respostas abaixo devem ser respondidas conforme o contexto da Situação de Aprendizagem e material do curso (Apostila)

Curso: Supervisor Inovador Modalidade: Qualificação Profissional

Turma: 04 Data:

Aluno:

Unidade Curricular: MEIO AMBIENTE

Situação de aprendizagem: MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Após leitura da Apostila da unidade curricular e através de suas pesquisas, elaborar um texto com uma lista de fatores que em sua opinião são responsáveis pelo fenômeno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com