TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MEDICINA AYURVÉDICA

Por:   •  2/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.184 Palavras (5 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 5

. MEDICINA AYURVÉDICA

A Ayurveda é um sistema holístico de medicina que surgiu na Índia, desenvolvendo-se nas mentes meditativas dos rishis. Originando-se na Consciência Cósmica, toda uma sabedoria foi recebida intuitivamente nos corações dos rishis. Por milhares de anos seus ensinamentos foram transmitidos oralmente de mestre para discípulo, e mais tarde foram transcritos na literatura sânscrita dos Vedas (VENTURA CLAUDIA ANA; 2005). Seus princípios se fundamentam na observação da natureza humana e de tudo que a cerca, abrangendo aspectos físicos, psicológicos e emocionais. A base de seu sistema terapêutico se da pelo conceito dos três princípios metabólicos básicos: Vata, Pitta e Kapha. Denominados doshas Vata, Pitta e Kapha é o coração da medicina Ayrvédica e estão presentes nas manifestações dos elementos básicos do universo: Éter (espaço), Ar, Fogo, Água e Terra tendo ligação direta com os cinco sentidos e ações que se expressam pelas funções dos órgãos sensoriais ( MARINO INÊS MARIA, DAMBRY GIUSTI A. WALKYRIA; 2014).

3. ANATOMIA SUTIL

A Ayurveda desenvolveu a ciência dos marmas, pontos vitais do corpo esta por sua vez, desenvolveu numa medida muito maior a compreensão dos nadis – canais de prana ou força vital. Na massagem Ayurvédica são usados os nadis, os marmas e os chakras (VENTURA CLAUDIA ANA; 2005).

• Nadis

São os canais de prana do corpo (ou meridianos). O prana é a base dos doshas e os nadis constituem a rede através da qual eles se movem pelo corpo em sua forma sutil, na forma grosseira movimentam-se pelos canais internos do corpo. Os nadis são a base dos sistemas do tecido nervoso e do canal nervoso, que são alimentados diretamente pelos vayus na estrutura dos ossos e da medula óssea. São os nadis que transportam a energia vital pelo corpo. São quatorze nadis principais do corpo, dividindo-se em lado 6 do lado direito , 6 esquerdo do corpo e 2 no eixo central, todos começam no Muladhara chakra, o chakra da raiz localizado na base da coluna (Marino Inês Maria, Dambry Giusti A. Walkyria; 2014).

• Marma

Significa secreto, oculto. Os marmas são os centros vitais do corpo, podem determinar a vida e a morte. São sítios anatômicos do corpo e quase todos são compostos de carne e ossos. São elemento importantíssimo na Ayurveda e constituem um meio direto de tratamento dos nadis e do prana que circula por eles. Os marmas são semelhantes aos pontos de pressão usados na reflexologia e na acupressura. É o sistema de marmas que deu origem a esses dois sistemas e à acupuntura. Os marmas, como os pontos de acupuntura, são medidos em dedos (do paciente, sua largura ( Marino Inês Maria, Dambry Giusti A. Walkyria; 2014) .

4. CHAKRAS

• Chakra Coronário: É ligado á glândula pineal, que é responsável pela produção de melatonina, substancia reguladora do sono. Portal da espiritualidade, por onde nos ligamos ao universo. Rege o cérebro.

• Chakra Frontal:É ligado á glândula pituitária responsável pela segregação da endorfina (bem-estar). É a porta do discernimento, intuição, imaginação, conhecimento e da percepção. Rege o olho e a memória.

• Chakra Laríngeo: Elemento Éter está ligado as glândulas tireoide e paratireóide, que regulam o metabolismo do corpo, onde flui a inspiração, criatividade, comunicação e a expressão com o mundo. Rege o pescoço e os ombros.

• Chakra Cardíaco: Elemento Ar, associado ao timo (sistema imunológico) chakra do centro do coração. Energias de abundâncias, centro de energia de amor. Rege o pulmão, coração, braços e mãos.

• Chakra Plexo solar: Está ligado ao pâncreas. Sua função é à vontade e o poder, centro onde reúne informações, sentimentos e percepções e depois os espalha e movimenta por todo corpo. Rege o sistema digestivo, fígado, baço, estômago e intestino.

• Chakra Umbilical: Elemento Água está ligado ás gônadas (glândulas sexuais), sua energia está relacionada com o prazer físico, sexual, alegria e a criatividade. Rege os rins, sistema reprodutor, sistema circulatório e bexiga.

• Chakra Básico (raiz): Elemento Éter está ligado ás glândulas suprarrenais, que segregam a adrenalina. Relacionado á vontade de sobreviver. Rege as pernas, pés, ossos, e o intestino grosso.

As energias ligadas á segurança física, mental e emocional entram por este chakras.

5. A MASSAGEM

Conhecida como Abhyanga, que em sânscrito significa untar ou esfregar, cuja característica é a utilização de óleos essenciais pelo corpo todo. Traz benefícios nutrindo e hidratando a pele, estimulando a circulação sanguínea e proporcionando a desintoxicação do organismo, além de ampliar a sensação de paz e bem-estar físico e emocional, age nos sistemas: linfático (desintoxicando o organismo), circulatório (aumentando a produção de glóbulos brancos e a nutrição e oxigenação celular) e energético, desfazendo bloqueios emocionais, dessa forma contribuindo para a cura de muitas doenças (Johari Harish);

4.1. CHEQUE LIST

Recepcionar a cliente com uma massa podal ao termino fazer a lavagem dos pés no ofurô, assim iniciando a massagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com