TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS

Casos: A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  1.222 Palavras (5 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo:

Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que a prática do exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar e controlar. As ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento. A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional. De modo particular investiga as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações. Os gerentes têm, nos estudos proporcionados pelo Comportamento Organizacional, poderosas ferramentas em face da complexidade gerada pela diversidade, globalização, qualidade total e as contínuas mudanças ocasionadas pelas alterações rápidas em vários segmentos da sociedade. Embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja sistemático e rigoroso, é preciso ressaltar que as pessoas são diferentes e a abordagem de Comportamento Organizacional leva em conta uma estrutura contingencial considerando variáveis situacionais para entender as relações de causa e efeito. Assim, caso por caso, são examinadas as variáveis relacionadas com o ambiente, tecnologia, personalidade e cultura.

Palavras- chave: Refinamento humano. Comportamento das organizações. Complexidade.

A ADMINISTRAÇÃO DE GESTÃO DE PESSOAS

A administração nas organizações tem sido alvo de diferentes estudos sobre o comportamento humano, deixou de ser uma simples metodologia de trabalho e passou a ter uma visão mais complexa sobre a gestão de pessoas.

A princípio, as pessoas eram tidas como mais um insumo necessário às empresas e, portanto, mais um recurso a ser administrado. Daí a origem de "Recursos Humanos".

Na moderna Gestão de pessoas, elas passaram a ser vistas como o bem mais precioso dentro da organização, começaram a ser reconhecidas como capital humano de extrema importância e que sem a valorização do ser humano não existe o desenvolvimento organizacional.

O conceito de que as pessoas trabalham para obedecer ordens baseadas no interesse das instituições e por conseqüência desse trabalho são remuneradas sem terem o direito de manifestar suas opiniões e apresentarem sugestões no ambiente de trabalho está ultrapassado.

Hoje o talento humano é visto como fator competitivo no mercado globalizado, e o papel do colaborador é mais participativo, ele tem maior autonomia em suas atividades, cooperação nas decisões com seus gestores, facilidade na interação, aprendizagem, conhece a empresa e participa dos negócios.

Gestão de pessoas em uma visão moderna significa participação, capacitação envolvimento e desenvolvimento do bem mais precioso de uma organização: o capital humano que nada mais são que as pessoas que a compõe. É o resgate do papel do ser humano na organização, é torná-los competentes para atuar em suas atividades.

A moderna gestão de pessoas resulta do desempenho de uma organização que está alicerçado na colaboração das pessoas que a compõe e da forma como estão organizadas, e da forma como são estimuladas e capacitadas, e, principalmente como são mantidas num ambiente de trabalho adequado e satisfatório.

De acordo com Fisher e Fleury (1998), Gestão de Pessoas é um “Conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento e as relações interpessoais no ambiente de trabalho”.

OBJETIVOS E FUNÇÕES DA GESTÃO DE PESSOAS

Os principais objetivos da área de gestão de pessoas são:

 Proporcionar a organização os recursos humanos mais adequados ao seu funcionamento, mantendo-os a longo prazo na organização.

 Proporcionar aos trabalhadores trabalho e ambiente adequado, de tal modo que se sintam motivados a permanecer e trabalhar com dedicação.

empresas e os objetivos dos colaboradores.

Para atingir esses objetivos, a área de Gestão de Pessoas deve dedicar-se às seguintes funções principais:

 Suprir a empresa dos recursos humanos necessários, através do recrutamento e seleção de pessoal.

 Manter na empresa os recursos humanos necessários, através da remuneração, dos benefícios sociais, da higiene e segurança do trabalho.

 Desenvolver na empresa os recursos humanos com potencial, através do treinamento de pessoal.

Para que essas três funções principais sejam perfeitamente atendidas, a área de Gestão de Pessoas dedica-se também a outras duas funções mais abrangentes:

 Criar entre as pessoas desde – os diretores até os colaboradores de nível mais baixo – uma atitude favorável ao relacionamento pessoal e um clima propício ao entrosamento social.

 Criar condições para que cada gestor administre seus colaboradores de acordo com as normas e critérios (Políticas de Pessoal) estabelecidos pela empresa.

Por isso, é comum a afirmação de que a área de Gestão de Pessoas está preocupada basicamente com a qualidade de vida dentro das empresas. A qualidade de vida representa o grau de satisfação de cada pessoa com relação ao ambiente que a cerca dentro do seu trabalho.

Os principais processos da gestão de pessoas.

DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA

Falamos tanto em Gestão de pessoas, mas não podemos esquecer que para desenvolver uma boa gestão de pessoas é imprescindível termos pessoas preparadas para gerir pessoas, é preciso desenvolver a liderança dentro das organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com