TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MODERNIZAÇÃO TECNOLOGICA DA TERCEIRA IDADE.

Exames: A MODERNIZAÇÃO TECNOLOGICA DA TERCEIRA IDADE.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  1.214 Palavras (5 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

A introdução deve conter o tema do projeto, o problema a ser abordado e a hipótese (quando houver).

O tema deve ser delimitado, ou seja, identificar que aspecto da temática será aprofundado.

O problema é aquilo que você quer saber com a pesquisa. Contextualize o problema visualizado, remetendo o leitor às origens dessa questão de estudo, apontando para as possíveis consequências do não tratamento do problema. Enfim, deixando claro o que se pretende estudar e permitindo a compreensão do porquê de sua escolha.

As hipóteses são respostas provisórias à questão central ou ao problema da pesquisa.

Seu desafio, durante a execução da pesquisa, será o de verificar a validade das suas “respostas

provisórias”, seja para confirmá-las ou para negá-las. A(s) hipótese(s) deve(m) ser formulada(s) de forma afirmativa.

2 OBJETIVOS

Nesta etapa você pensará a respeito de sua intenção ao propor a pesquisa. Deverá sintetizar o que pretende alcançar com ela. Os objetivos devem estar coerentes com a justificativa e o problema proposto. O objetivo geral será a síntese do que se pretende alcançar, e os objetivos específicos explicitarão os detalhes e representarão o desdobramento do objetivo geral.

O objetivo geral relaciona-se diretamente ao problema. Ele esclarece e direciona o foco central da pesquisa de maneira ampla. Normalmente é redigido em uma frase, de modo direto, utilizando o verbo no infinitivo. Observe que cada verbo indica uma ação a ser realizada. Desse modo, o objetivo geral deve ser descrito em apenas uma frase.

Os objetivos específicos são as ações, detalhamentos que somadas permitem o alcance do objetivo geral, ou seja, complementam-se de tal modo que, quando cumpridas, restará pouco esforço adicional para se atingir o fim. Desta forma, o conjunto dos objetivos específicos nunca deve ultrapassar a abrangência proposta no objetivo geral.

2.1 Objetivo geral

Indica o que se pretende alcançar com a realização da pesquisa.

2.2 Objetivos específicos

Indica as ações particulares que serão alcançadas com o desenvolvimento da pesquisa, ações que viabilizarão alcançar o objetivo geral.

3 JUSTIFICATIVA

A justificativa é uma parte fundamental do projeto. É na justificativa que você constrói os elementos de ordem teórica, prática e social que irão convencer o seu leitor da importância de sua pesquisa. Lembre-se que para convencer alguém da importância de sua pesquisa é preciso de argumentos sólidos.

4 REFERENCIAL TEÓRICO

O referencial teórico é fundamental, porque fornecerá elementos para você evitar a duplicação de pesquisas sobre o mesmo enfoque do tema. Favorecerá a definição de contornos mais precisos do problema a ser estudado. É um resumo sobre o tema já definido e delimitado, enfatizando conceitos, características, justificativas de modo compacto com as devidas fontes (autores, ano e página) de profissionais experientes.

Poderão ser fontes os textos de revistas, jornais, livros, TVs, Rádio, boletins, enfim, documentos confiáveis consultados em bibliotecas, entrevistas na mídia, documentários, etc.

A fundamentação teórica apresentada deve servir de base para análise e interpretação dos dados coletados na fase de elaboração do trabalho final. Os dados apresentados devem, obrigatoriamente, ser explicados à claridade das teorias existentes.

Deste modo, ao conceber seu Referencial Teórico, será necessário que você se debruce sobre uma vasta literatura e extraia dela aqueles pontos-chave que possam embasar seu estudo, para posterior argumentação. Devem constar temas relevantes para a consecução dos objetivos que, para tanto, precisam ser bem definidos.

Evite tratar de assuntos que não agreguem valor à sua pesquisa ou que não contribuam efetivamente para o enriquecimento de seu conhecimento, com relação ao tema estudado. Por outro lado, observe se não deixou de tratar de nenhuma temática importante que será necessária posteriormente para dar força a seu argumento.

Após conhecer com maior profundidade o conteúdo teórico que envolve seu estudo, é mais fácil visualizar se tal ou qual método de pesquisa, tal ou qual tratamento dos dados, melhor se aplicam à resolução do problema proposto.

Fundamentação teórica é a base de sustentação da investigação científica. É uma apresentação de estudos (fundamentos e conceitos) sobre o tema de pesquisa (revisão da literatura; estado da arte; contextualização). O referencial teórico pode apresentar discordâncias entre autores, pontos para aprofundamento, lacunas a serem investigadas e deve referenciar trabalhos correlatos já desenvolvidos.

Lembrar que o referencial teórico não é um resumo das posições teóricas dos diferentes autores, mas uma análise destas, as quais devem ser interpretadas e, se possível, analisadas.

Obras de referência (clássicas), trabalhos científicos (livros, artigos de periódicos, etc.) e mídia eletrônica podem ser usados como fontes de informação para elaboração do seu referencial teórico. Porém, ater-se tanto quanto possível à bibliografia recente (últimos cinco anos).

Observe alguns aspectos durante a elaboração do seu referencial teórico:

• Definir claramente os conceitos a serem utilizados;

• Argumentar com coerência, clareza e profundidade;

• Usar linguagem acessível e impessoal;

• Seguir uma sequência lógica no texto;

• Evitar parágrafos muito extensos ou excessivamente curtos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com