TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Maçonaria através dos séculos transmite ensinamentos esotéricos

Por:   •  4/9/2017  •  Resenha  •  1.125 Palavras (5 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 5

PRIMEIRA INSTRUÇÃO

Explicação sobre o Painel da loja de Aprendiz

A primeira instrução nos esclarece que a maçonaria através dos séculos transmite ensinamentos esotéricos utilizados nos santuários Egípcios, uma tradição mantida até os dias de hoje, utilizando símbolos para o estudo dos iniciados.

O painel da loja mostra o verdadeiro caminho que o aprendiz deve trilhar em sua jornada de aprimoramento, desbastando a pedra bruta e transformando em pedra polida, retirando as imperfeições e as asperezas para que se evidencie o seu melhor em seu aspecto mais puro o qual já esta contida no interior da pedra bruta. Através do trabalho da observação e do domínio de si próprio o aprendiz inicia seu caminho de aperfeiçoamento, tendo como único desejo a realização de sua grande obra, pela fé e pelo esforço terá o seu templo interno erguido.

Temos como ferramenta de trabalho o maço e o cinzel e com eles vamos desbastando e dando forma, limpando as impurezas de nossa vida e quebrando todas as dificuldade do nosso caminho, assim que o aprendiz maçom cumprir com seu dever  receberá novos utensílios para continuar sua subida na escada maçônica, de degrau em degrau estando mais próximo de seu propósito.

Uma loja maçônica tem um formato quadrilongo, onde seu cumprimento é do ocidente ao oriente, sua largura do norte ao sul e sua altura da terra ao céu. Adentramos ao templo pelo ocidente enxergando nosso propósito no oriente local onde nasce o grande astro-rei o sol, do oriente temos a civilização à ciência a doutrina do amor, fraternidade e o cumprimento das leis que se finda no ocidente.  Estamos com os pés na terra conectados com os primores e sendo abastecidos pelos recursos da natureza, mas com a consciência no universo conectados com o céu onde podemos beber da fonte do tempo infinito.  

A loja Maçônica é uma representação simbólica do Templo de Salomão o qual foi uma das maiores maravilhas da época pela construção, esplendor, riqueza e majestade. Temos como sustentação três grandes colunas a Sabedoria, Força e beleza. A sabedoria traz a ciência de Salomão o qual orienta nosso caminho de vida, nos ampara nas decisões e traz o discernimento necessário. A força nos auxilia nas batalhas na luta contra nossas paixões, nos sustenta nas dificuldades e supera nossos desafios. A beleza nos aproxima do estado da pureza com leveza em nossas atitudes, compreendendo, perdoando a fim de adornar nossas ações nosso caráter e nosso espírito.  Também conhecidas como Fé, Esperança e Caridade podemos compreender que a fé é a sabedoria do espírito, a esperança é à força do espírito e a caridade é a beleza que adorna o espírito e o coração. Essa trindade deve sempre estar em união e equilíbrio equalizando nossa vida e a forma como nos relacionamos com o mundo que nos rodeia.

No teto da loja temos a representação da abóboda celeste, com toda grandiosidade do universo a riqueza das estrelas nas mais belas e variadas cores, no painel da loja temos o ensinamento do caminho para atingir o céu infinito que é representado pela escada, composta de muitos degraus onde cabe ao buscar ir subindo de grua em grau conquistando suas virtudes e na busca de seu aperfeiçoamento moral.

Temos no interior da loja o mosaico representado pelos seus quadrados brancos e pretos, podemos obter o aprendizado das diversidades e diferenças da vida humana, temos o ensinamento que estamos cercados pelo antagonismo, mas cabe ao maçom compreender  e  exaltar  a verdadeira essência da vida humana vivendo em perfeita paz, harmonia  e fraternidade entre todas as pessoas  indiferente de raça,cor ou crença religiosa. O mosaico também no ensina o sobre a dualidade o bem e mal onde o em nossa jornada não se pode pender para nenhum lado, mas sim seguir o caminho da verdade e da justiça.

No Oriente fica o Delta Luminoso representando a luz da loja simbolizando o sol, que sempre esta nos atendendo, provendo luz e calor independente de qualquer situação o sol sempre esta brilhando e sendo benevolente para conosco, pois apenas 3° graus a mais que ele esquente seria capaz de exterminar a vida humana, aprendemos com sol a praticar o bem a todos independente de estar próximo ou não, pois os raios do sol acalentam a todos sem distinção.

A orla dentada traz o amor e a união entre os irmãos vivendo com verdadeiros laços de fraternidade e união.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (173.8 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com