TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mediação Museologia

Por:   •  15/6/2023  •  Ensaio  •  3.948 Palavras (16 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 16

Roteiro Museu do Inter (versão 13/06/23)

> PARTE INICIAL

(antes do iniciar, informar no rádio o início da visita)

- Dar bom dia/boa tarde/ Me apresentar/ Perguntar de quais cidades são/ E se todos torcem para o Inter. Dizer que todos(as) são bem-vindos.

> Parte 1 da Exposição (Início e época dos Eucaliptos)

1909 - Fundação do clube em 4/04/1909. Fundado pelos irmãos Poppe (Henrique, José Eduardo e Luiz Madeira), cariocas de origem italiana e de classe média.

- Jogavam em São Paulo e vieram trabalhar e jogar em Porto Alegre.

- Em uma época que o futebol era amador, haviam dois clubes restritos na cidade: Fussball time para pessoas de origem alemã, e o grêmio para as pessoas da elite de Porto Alegre.

- Tendo esses 2 times restritos, surgiu a ideia da criação de um novo clube. Um dos irmãos, que era jornalista - Henrique -, publicou um anúncio para criação de um novo clube.

- O nome do clube é em homenagem ao Sport Club Internacional, time que os irmãos Poppe jogavam em São Paulo, que depois se uniu a outros clubes e se tornou o time de São Paulo, nosso velho conhecido. O nome internacional era para o clube recebesse todas as pessoas, independente de sua cor, origem ou classe social.

> PERGUNTAR SE SABEM A ORIGEM DAS CORES DO INTER

- As cores do clube tiveram sua origem por conta do carnaval de Porto Alegre. Dois blocos foram escolhidos para decidir via votação as cores do clube: os esmeraldinos (verde e branco) e venezianos (vermelho e branco). Os venezianos ganharam a eleição por uma diferença de 3 votos.

1909 - Nossa 1ª sede foi na Rua Arlindo, onde atualmente é o bairro da cidade baixa, bairro boêmio da cidade. Tinha o nome pejorativo de ilhota por conta dos alagamentos. Por estes alagamentos nos mudamos.

1910 - Fomos para o campo da várzea, atual parque da redenção, em que dividíamos com o colégio militar. Por conta das desavenças nos mudamos.

1912 - Em 1912 nos mudamos para a Chácara dos Eucaliptos (espaço alugado).

1913 - 1º título conquistado pelo clube. Campeonato Citadino (finaliza em 1960), campeonato da cidade. Além deste, conquistamos outros títulos deste campeonato até 1917. Neste período o clube passou a ter uma maior popularidade. Esse campeonato era importante, em uma época que não havia campeonato gaúcho ou brasileiro.

>> Curiosidade: se o Inter não tivesse conquistado o Citadino de 1914 teria somente metade da taça, visto que a parte da frente corresponde a 1913 e a parte traseira de 1914.

>> Vale destacar que nesta época existiam duas principais ligas de futebol em Porto Alegre: Liga de Futebol Porto-Alegrense (em que jogavam Inter, Fussball e Grêmio) e Liga Nacional de Futebol que em Porto Alegre ficou conhecida como Liga da Canela Preta, com times só de pessoas negras.

1918 - Em 2/04/1918, Maria Von Ockel, se torna a 1ª sócia mulher do Inter e de um clube de futebol no Brasil. Assim o Inter se tornando um clube plural.  (apontar a vitrine em homenagem à ela, com a raquete de tênis esporte praticada por ela e por outras moças que se associaram ao Inter naquela época).

1927 - 1º título gaúcho competição que começou a ser disputada em 1919.

1928 - Contratamos o nosso 1º jogador negro, Dirceu Alves. Além disso, o Inter começou a se profissionalizar enquanto clube, ou seja, praticando o pagamento de salário, mas realizada por debaixo dos panos, pois naquela época era proibido.

1931 - Com o crescimento de nossa torcida, tivemos que trocar novamente de casa. O dono da Chácara dos Eucaliptos tinha a intenção de vender o terreno e a diretoria do Inter da época não tinha um consenso para compra. Então com uma campanha de arrecadação de fundos, adquirimos o espaço e assim tendo nossa primeira casa própria. Em 8/03/1931 inauguramos o Estádio dos Eucaliptos em um jogo contra o grêmio e ganhamos por 3 a 0. O último jogo do Inter neste estádio foi em 26/03/1969.

>> Ligar agora com Rolo Compreensor.

1940 - Em 1940 está a clássica escalação do elenco do Inter, pois dos 11 atletas, 6 eram negros, tornando assim um clube plural. Além disso, nossas mensalidades de sócio eram mais baratas que as dos outros clubes. E por resultado disso ganhamos a alcunha de “Clube do povo”.

1939 - 1949 - 1º grande time: Rolo Compreensor. O apelido surgiu porque o time vencia todos os seus adversários, os esmagando, como um rolo compressor. Dos 10 títulos gaúchos e citadinos disputados nesse período, conquistamos 8, sendo 6 de forma consecutiva.

2 grandes expoentes desse time: Tesourinha: marcou o início e o fim do rolo compressor. Diziam que se ele não tivesse se machucado, talvez o Brasil teria vencido a Copa do Mundo de 50. Ele era morador do bairro da ilhota (1ª sede do Inter). Carlitos: maior artilheiro do clube: 485 gols em 384 jogos. Tendo feito 42 gols em gre-NAIS. Hegemonia greNAL começou aqui: 28 disputado, sendo 19 vitórias, 5 empates e 4 derrotas.

1950 - Na década de 1950 tivemos o rolinho compressor, tinha este nome pois os atletas eram mais novos, mas a competitividade se manteve igual ao time anterior. Dos 10 títulos disputados, venceram 5, sendo 4 consecutivos.

2 grandes expoentes desse time: Bodinho e Larry. Larry foi responsável por 4 gols na inauguração do Estádio Olímpico no 1º gre-NAL deste estádio. O Inter venceu por 6 a 2.

Nessa época nosso treinador era o Tetê. Em 1956 ele foi treinador da seleção brasileira. A seleção gaúcha representou o Brasil, e o Tetê convocou boa parte dos jogadores do Inter, sendo que 7 jogaram no time titular. Então a seleção brasileira ganhou a medalha de ouro no Pan-Americano no México, primeiro título internacional.

1950 - Na década de 1950 nossa torcida cresceu com os títulos conquistados e o Estádio dos Eucaliptos começou a ficar pequeno, mesmo com a reforma para copa de 1950 (em que sediamos 2 jogos), que a capacidade era de 20 mil torcedores e as arquibancadas que eram de madeira, se tornaram de concreto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (145.1 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com