TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Moderna Gestão De Pessoas

Exames: A Moderna Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  4.338 Palavras (18 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 18

[pic] Atividades Práticas Supervisionadas

Administração de Recursos Humanos I

Professor: José Rubens Fier

Administração 5ª série A

Anhanguera Rio Claro

1º semestre 2011

ETAPA Nº1

Introdução à Moderna Gestão de Pessoas

Passo 1 – Equipe

Passo 2 – Aspectos da Moderna Gestão de Pessoas

- O Recrutamento:

Não está mais monopolizado ao Departamento de RH. Está descentralizado, exigindo mais treinamentos dos gestores e também maiores habilidades ao RH. Vale acrescentar (outro aspecto) que a tecnologia da informação cada vez mais acelera as informações sobre pessoas, auxiliando em muitos aspectos o RH;

- A Dimensão Humana:

“Pessoas querem ser tratadas como pessoas”, que acaba resultando maior confiabilidade e lucratividade. O estilo da administração de RH se torna mais participativa e aberta, onde compromete a todos;

- Qualidade de Vida:

O investimento na qualidade de vida se torna cada vez mais crescente no mundo corporativo. O retorno e comprometimento de uma pessoa comprometida são imensos, que reflete também na lucratividade nas suas atividades;

- Riscos, inovações e mudanças:

Devem ser divididos e recompensados;

- Exigências trabalhistas e à realidade de mercado:

Substituir vínculos trabalhistas por parcerias.

Passo 3 - Organização para a análise da Gestão de Pessoas:

Organização:

Kerry do Brasil – Rio Claro

Membro da equipe:

Afrânio de Carvalho (admissão – março de 2007)

Função na Organização:

Gerente de Produção

Passo 4 – Estrutura Administrativa da Organização:

Ramo de atuação da organização:

Temperos, aditivos e condimentos.

Pessoas envolvidas no processo:

50 pessoas.

Passo 5

Atualmente

a empresa usa a administração moderna de RH, portanto todos os tópicos do passo 2 estão inseridos na filosofia da Organização, que considera o elemento humano como o bem maior da empresa.

Conclusão:

Concluímos que a Kerry do Brasil já passou pelas transformações que estão ocorrendo nas organizações e na própria sociedade estão exigindo uma nova formatação e um novo papel para o RH. As pessoas estão deixando de ser simples recursos organizacionais que precisam ser administrados e controlados pelas empresas para o alcance exclusivo de metas financeiras.

Anteriormente, as empresas eram conceituadas como um conjunto de recursos articulados e integrados no sentido de alcançar objetivos organizacionais. O foco estava nos cargos e todo o RH se fundamentava neles. As pessoas entravam e saíam, mas os cargos permaneciam ao longo do tempo no velho modelo burocrático que dominava as empresas. Quase sempre a função do RH era manter os cargos ocupados por pessoas e controlar as pessoas para que desempenhassem seus cargos. Para tanto, as pessoas eram tratadas de maneira padronizada e homogênea.

Com essa transformação a Kerry do Brasil descentralizou o recrutamento, exigindo mais preparo dos seus gestores para treinar e obter informações sobre as pessoas auxiliando o Departamento de RH, na melhoria do tratamento com as pessoas acabou ganhando maior confiabilidade e comprometimento gerando maior retorno e lucratividade.

A Empresa deixa bem claro que seu maior bem é o elemento humano.

ETAPA Nº 2

Gestão com Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo

Passo 1

A Organização estudada apresenta a organização hierárquica, ou seja, possui níveis

hierárquicos bem definidos e apresentados por toda organização. Como ela é uma divisão de uma multinacional, estudaremos apenas a organização evidenciada, ou seja, a empresa em si analisada. Os níveis se dividem em:

Nível 1 (estratégico): Gerência Geral;

Nível 2 (tático gerencial): Controladoria, Recursos Humanos e Gerências Departamentais;

Nível 3 (operacional): Segurança do Trabalho, Qualidade e Melhoria Continua;

Nível 4 (célula de trabalho): Operadores de linha de produção e áreas de suporte.

Como dito, conta com uma moderna administração de Recursos Humanos. Ela põe em ênfase o bem-estar dos funcionários, que trata como bem maior. Essa estratégia é adota em todas as empresas do grupo, com um departamento de RH corporativo, que está antenado com as novas tendências da administração moderna. Hoje, o recrutamento não é apenas centralizado ao RH, cabendo aos gestores a aplicação de ferramentas modernas para diminuir os erros nas contratações, realizando bem a documentação de perfil de vaga.

Também são realizados constantes treinamentos de administração de pessoal e comunicação, que também é um tema preocupante na organização. A empresa também possui parcerias com organizações de recrutamento, que conhecendo os perfis de vagas já realizam a primeira seleção para a vaga.

Outro aspecto da organização que deve ser citado é a relação do departamento de RH com o Jurídico, pois existe a preocupação de estar sempre muito bem amparado nas questões legais, ou seja, toda vaga deve ser estudado sobre a situação frente às questões trabalhistas para não haver descontentamento futura (de ambas as partes) na justiça.

Passo 2 – Aspectos a serem estudados (possíveis

mudanças):

Dentre os citados, o que mais chama a atenção no momento é o das relações com o Jurídico (exigências trabalhistas).

Passo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com