TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Motivação No Ambiente De Trabalho.

Ensaios: A Motivação No Ambiente De Trabalho.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 4

Motivação Organizacional

Segundo o Dicionário Michaelis, o termo motivação significa “1. Ato de motivar. 2. Exposição de motivos. 3. Psicol. Espécie de energia psicológica ou tensão que põe em movimento o organismo humano.” (MICHAELIS, 1996) Nesse estudo, a motivação é compreendida como a energia que estimula o organismo o humano.

São Paulo

2013

SUMÁRIO

Introdução..................................................................1

Motivação Organizacional.........................................2

Conceitos e Definições...........................................2.1

Relacionamento entre colaboradores....................2.2

Vantagens e Desvantagens (M.O).........................2.3

Principais Tendências............................................2.4

Conclusão..................................................................3

Bibliografia.................................................................4

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho irá verificar, através de estudo de caso, as preferências e o nível de concordância de lideranças em diferentes momentos da vida, percebendo a necessidade de motivação. Um desses momentos é o do trabalho, o que gerou o conceito de “motivação organizacional”, que estuda as maneiras de se estimular os indivíduos no seu local de trabalho, buscando o máximo rendimento profissional.Através de uma pesquisa bibliográfica, este artigo busca compreender as formas de se motivar as pessoas,

através de teorias e conceitos desenvolvidos por estudiosos do assunto.

2. MOTIVAÇÃO ORGANIZACIONAL

2.1 Conceitos e Definições

O conceito de motivação é muito extenso e complexo, pois não existe uma regra geral, como uma receita de doce, na qual os ingredientes são misturados na medida certa e com tempo de preparo definido. São ações diversas, que contemplam um universo de inúmeros fatores, que têm que serem dirigidos especificamente para cada caso, conforme a atividade empresarial, o perfil dos colaboradores, que podem produzir o desempenho positivo ou negativo.

A motivação é definida como Auto confiança, auto realização, criatividade, auto desenvolvimento flutuante e complexo.

Pode-se analisar que o autor refere-se à motivação como a mola propulsora que contribui para a realização de um determinado desejo, sendo o motivo e a emoção o segredo do entusiasmo na realização de algum objetivo.

A motivação é um aspecto intrínseco ás pessoas, pois ninguém pode motivar ninguém. A mesma passa a ser entendida como fenômeno comportamental único e natural e vem da importância que cada um dá ao seu trabalho, do significado que é atribuído a cada atividade desse trabalho e que cada pessoa busca o seu próprio referencial de auto-estima e auto-identidade (BERGAMINI, 1997, p.54).

2.2 Relacionamento entre colaboradores

Muitos estudos têm buscado identificar fatores que levam as pessoas a estarem motivadas e produzirem mais.

Segundo a consultora Isabel Peixoto (apud ALMEIDA e VASATA, 2003), ao se reconhecer as fontes de motivação dos trabalhadores, pode-se realizar uma gestão de recursos humanos eficaz e ela destaca que atualmente o dinheiro não é mais o principal fator motivacional, uma vez que os trabalhadores são pessoas com desejos, sentimentos e ambições, que buscam realização profissional. O reconhecimento é o melhor prêmio que um trabalhador pode levar para casa.

Desta forma, ao descobrir a origem da motivação dos colaboradores, as empresas devem mantê-la e incrementa-la maximizando as potencialidades de seus recursos humanos. Trabalhadores motivados e reconhecidos aumentam o nível de qualidade e quantidade de desempenho, aumentando a produção em consequência.

Ao observarmos por que as pessoas são motivadas, vemos que essa motivação vem de dois fatores, ela pode ser intrínseca, que é a vontade que vem da própria pessoa, ou extrínseca, que é ocasionada por fatos que estão inseridos em seu ambiente de trabalho.

Quando a motivação parte das pessoas, elas mesmas desejam motivar-se, para grande maioria das pessoas, a possibilidade de melhor remuneração constitui um forte incentivo, Por exemplo: comprar um carro, uma casa, etc.

Já quando parte da empresa, verifica-se um interesse em construir um ambiente de trabalho que motive os colaboradores, por exemplo, quando se é admitido, um dos primeiros passos é a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com