TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NATUREZA DO SERVIÇO SOCIAL

Tese: A NATUREZA DO SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Tese  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 2

No livro “A NATUREZA DO SERVIÇO SOCIAL’’, o autor informa sobre um debate antigo em que autores e profissionais trilham por duas determinadas teses na esperança de melhor encontrar respostas para a explicação da natureza e da gênese do Serviço Social. E é através da apreensão de uma ou de outra tese,que poderemos ser capazes de compreender as políticas sociais, gênese do Serviço Social e legitimação. No entanto, essas duas teses que não são antagônicas,mas são opostas e que tratam da gênese de maneira que aparecem como alternativas e mutuamente excludentes. Apresentaremos neste trabalho especificadamente sobre a primeira tese, Endogenista, no qual ficará claro a importância da mesma e os autores principais que a compõe.

TESE ENDOGENISTA

A tese sustenta que a origem do Serviço Social advém de um processo de evolução, organização e profissionalização das antigas formas de ajuda, da caridade e da filantropia, que se encontra, há certo tempo, atrelada à “questão social”.

A maioria dos teóricos do Serviço Social sustenta esta tese, o que significa que ela é bastante difundida e debatida. É importante situar o termo Endogenista: trata-se de uma referência a ideia de que esta tese aborda e entende a profissão como sendo vista a partir de si mesma e o Serviço Social ganha, assim, uma autonomia histórica diante da sociedade, das classes e das lutas sociais. Defende a gênese e especificidade do Serviço Social, através de uma clara visão particular, pois compreende o surgimento desta profissão atrelada às atividades e ações de sujeitos particulares, como se fosse resultado de opções pessoais e entende a história da própria sociedade que segue paralela ao desenvolvimento do Serviço Social, sem nele influenciar decisivamente e diretamente, assim como este evolui tranquilamente sem ser influenciado e muito menos criado a partir da conjuntura sócio econômica e histórico-social que nele deveria se impor. Nesta mesma perspectiva há autores que entendem e que aceitam toda e qualquer forma de ajuda como antecedente do Serviço Social, assim como há aqueles que compreendem essas formas de ajuda atreladas à organização e vinculadas à questão social. Os principais representantes desta tese são: Herman Kruse, Ezequiel Ander-Egg, Natálio Kisnerman, Boris Alexis Lima, Ana Augusta de Almeida, Balbina Ottoni Vieira, José Lucna Dantas, e outros. Analisaremos aqueles que mais se destacam nessa tese.

• HERMAN KRUSE

Hermann Kruse (21 de julho de 1790 - 3 de agosto de 1866) foi um alemão historiador nascido em Oldenburg .Em 1813, obteve seu doutorado na Universidade de Leipzig . Começando em 1816, ele dava aulas em Maria Magdalena Gymnasium, emBreslau , e em 1821 foi nomeado professor de história antiga e medieval e geografia na Universidade de Halle . De 1828 a 1853, foi professor na Universidade de Tartu . Entre seus escritos mais conhecidos eram Budorgis, oder das alte Schlesien vor der Einführung der Christlichen Religião (Budorgis, ou antiga Silésia , antes da introdução da Religião Cristã - 1819) e Deutsche Altertümer (alemão Antiquities- 1824-1829, três volumes).

1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com