TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NEGRA DE TARSILA DO AMARAL PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM III

Por:   •  19/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.555 Palavras (11 Páginas)  •  1.409 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE

INTERIORES

A NEGRA DE TARSILA DO AMARAL

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM III

.

São Miguel - RN

2018

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE

INTERIORES

A NEGRA DE TARSILA DO AMARAL

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM III

               

                   

                    ALUNO(a): Samara Gessica Nogueira de Aquino R. A. 1892568

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM III, apresentado como um

dos pré-requisitos para aprovação do bimestre vigente no Curso

Superior de Tecnologia em Design de Interiores

Orientadora: Daniele Ferreira

Coordenadora: Patricia Scarabelli.

São Miguel - RN

2018


RESUMO

O Projeto Integrado Multidisciplinar PIM III foi desenvolvido com base nas informações analisadas da obra A NEGRA DE TARSILIA DO AMARAL, buscando por meio dos tópicos apresentados no trabalho relatar sobre tal obra e suas principais características. Descrevendo de forma mais abrangente sobre a historia, características visuais e psicológicas contidas na mesma, assim buscamos por meio de tal trabalho representar e desmembrar a obra facilitando sua compreensão em todos os pontos. Ainda buscando representar as características envolvendo a obra, demonstramos por meio da utilização da informática como tal técnica pode auxiliar na analise de obras e comprovar as informações que a mesma busca transmitir.

Palavras-chave: Obra, Características, Análises.


SUMARIO

1 - INTRODUÇÃO         5

2 – HISTORIA DA ARTE        6

2.1 – A NEGRA, DE TARSILHA DO AMARAL         6

3 – PERCEPÇÃO VISUAL TEORICA/PSICOLOGIA DAS CORES        8

3.1 – PERCEPÇÃO VISUAL         8

3.2 – PSICOLOGIA DAS CORES         9

4 – INFORMATICA APLICADA        10

5 – CONSIDERAÇÕES FINAIS         11

6 - REFERENCIA BIBLIOGRAFICA         12

ANEXOS         13


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho busca descrever algumas observações e analises da obra de arte A NEGRA DE TARSILIA DO AMARAL, descrevendo a obra de diversas formas diferentes, assim como abordando as principais características da mesma. Por meio das analises e descrições procuramos retratar a obra de uma nova esfera, proporcionando uma melhor compreensão do que a mesma procura retratar e demonstrar.

Por meio do presente trabalho vamos abordar alguns pontos importantes sobre a arte A NEGRA, apresentando sua historia, as principais características que envolvem sua elaboração, assim como a mensagem que o autor da obra buscou abordar com sua elaboração. Por meio de algumas praticas vamos descrever a obra observada de vários ângulos e formas diferentes, podendo dessa forma apresentar uma nova visão sobre a obra e tudo que a envolve.

        A metodologia utilizada para elaboração do trabalho foi a exploratória, buscamos por meio de uma pesquisa exploratória abordar alguns pontos da obra em analise, fundamentando as informações com base na observação de grandes escritores da área, porem realizando uma nova analise sobre a mesma e dando uma nova visão sobre algumas características já tratadas por alguns estudiosos da área.

        Nosso principal objetivo é relatar tudo que envolve a obra e procurar conceder aos leitores de tal trabalho uma nova visão sobre a obra e suas características, focando  principalmente nas suas características visuais e psicológicas, uma vez que a obra analise visa ter um grande impacto sobre as pessoas que a observam e estudam sobre a intenção do autor em sua elaboração.

  1. HISTÓRIA DA ARTE

2.1. A NEGRA, DE TARSILHA DO AMARAL.

        

Tarsila do Amaral (1886-1973) realizou uma pintura marcante para sua carreira: a obra A Negra, que personificava sua busca por uma nova linguagem: com elementos mais abrasileirados, em concordância às técnicas cubistas, surrealistas e destoantes da academia. Tal pintura foi realizada no momento em que Tarsila estudava novas técnicas européias e despertava interesse pelo modernismo. O que nos chama atenção neste trabalho, especialmente na figura apresentada e além das questões estéticas, são suas incursões sociais. A mesma foi pintada por volta de 1923, tem em sua composição uma tela quer mede 100 x 81,3 cm, a mesma se encontra em exposição no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo.

        A Negra retrata uma mulher negra nua, a mesma é retratada de forma oposta aos padrões de beleza adotados pelos europeus. Ela não apresenta em sua composição os cabelos, lábios, cor da pele e certos traços que eram abordados ou retratados em obras daquela época. Dessa forma podemos acreditar que a mesma foi elaborada a fim de causar certo impacto sobre as pessoas de sua época e retratar uma nova visão da mulher e de suas características físicas.

[pic 1]

Fonte: http://abca.art.br/httpdocs/tarsila-do-amaral-as-impressoes-francesas-na-arte-brasileira/

        

        Uma das coisas que chamam atenção em tal obra é o fato de ser uma mulher. Ainda que a figura do quadro ultrapasse o paradigma relacional homem/mulher, Tarsila escolheu encarnar o brasileiro em um mestiço sem ceder ao coletivo masculino. Para a autora: “Se o cerne da questão de gênero no século XX é denunciar a base epistemológica do discurso nas ciências naturais e humanas como discurso masculino, sintomatizado pelo artigo masculino assimilado “naturalmente” como universal, Tarsila se adiantara na crítica”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (414.8 Kb)   docx (267.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com