TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Natureza Do Numero

Exames: A Natureza Do Numero. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  1.244 Palavras (5 Páginas)  •  1.652 Visualizações

Página 1 de 5

A Natureza do número

Conhecimento físico, lógico-matemático e social, são conhecimentos que Piaget estabeleceu considerando suas fontes básicas e seu modo de estruturação.

Conhecimento físico e lógico - matemático

O conhecimento físico é o conhecimento dos objetos da realidade externa. A cor e o peso de uma plaqueta são exemplos de propriedade físicas que estão nos objetos na realidade externa.

O numero é a relação criada mentalmente por cada individuo.

A criança progride na construção do conhecimento lógico-matemático pela coordenação das relações simples que anteriormente ela criou entre os objetos.

O conhecimento lógico-matemático consiste na coordenação de relação.Por exemplo ao coordenar as relações de igual, diferentes e mais, a criança se torna apta a deduzir que ha mais contas no mundo que contas vermelhas e que há mais animais de que vacas.

Assim, Piaget reconhecia fontes internas e externas do conhecimento físico (assim como do conhecimento social) é parcialmente externa ao individuo. A fonte do conhecimento lógico - matemático, ao contrário, é interna.

A construção do conhecimento físico e do conhecimento lógico - matemático: abstração reflexiva e empírica

A visão de Piaget sobre a natureza lógico-matemático do número está em agudo contraste com a visão dos professores de matemática encontrada na maioria dos textos. Um texto típico de matemática moderna declara, que o número "é uma prioridade dos conjuntos, da mesma maneira que idéias como cor, tamanho e forma se ferem a prioridades dos objetos".

Na teoria de Piaget, a abstração da cor a partir dos objetos é considerada de natureza muito diferente da abstração do número. As duas são, tão diferentes que até se distinguem por termos diferentes. Para a abstração das prioridades a partir dos objetos, Piaget usou o termo abstração empírica ou simples. Para a abstração do número ele usou o termo abstração reflexiva.

Na abstração empírica, tudo o que a criança faz é focalizar uma certa prioridade o objeto e ignorar as outras.

Em contrapartida, a abstração reflexiva envolve a construção de relações entre os objetos. A relação entre os objetos existe somente nas mentes daqueles que podem criá-las. O termo abstração construtiva poderia ser mais fácil de entender do que abstração reflexiva, para indicar que esta abstração é um construção feita pela mente, ao invés de representar apenas o enfoque sobre algo já existente nos objetos.

Portanto um sistema de referência lógico matemático (construído pela abstração reflexiva) é necessário para a abstração empírica, porque nenhum fato poderia ser lido a partir da realidade externa se cada fato fosse um pedaço isolado do conhecimento, sem nenhuma relação com o conhecimento já construído numa forma organizada.

Assim, durante os estágios sensório - motor e pré - operacional a abstração reflexiva não pode acontecer independentemente da empírica, mais tarde, entretanto, ela poderá ocorrer sem depender desta última.

A distinção entre os dois tipos de abstração pode parecer pouco importante enquanto a criança está aprendendo os pequenos números, digamos até dez.

A construção do número: a síntese da ordem e da inclusão hierárquica

O número, de acordo com Piaget, é uma síntese de dois tipos de relações que a criança elabora entre os objetos ( por abstração reflexiva). Uma é a ordem e a outra é a inclusão hierárquica.

Um outro termo para síntese é a assimilação recíproca de dois esquemas - o esquema da ordenação e o de ir incluindo hierarquicamente um em dois, dois em três, etc.

Embora seja necessário ordenar os objetos para assegurar-se de que nenhum foi saltado ou contado mais de uma vez, a ordem especifica se torna irrelevante depois que o objeto já foi contado. Após ter sido contado, o objeto inclui-se na categoria dos já contados, como qualquer outro objeto, e não importa se o objeto especifico era o terceiro, o quarto ou o quinto objeto na ordem.

A tarefa da inclusão de classes pretende determinar a habilidade da criança para coordenar os aspectos qualitativos e quantitativos de uma classe e uma sub classe. Por exemplo, a criança diz que há mais cachorros do que animais não esta coordenando os aspectos quantitativos e qualitativos da classe (animais) e da sub classe (cachorro)

A inclusão de classes é semelhante, porém diferente da estrutura hierárquica de número. A inclusão de classes maneja com qualidade tais como as que caracterizam cachorros, gatos e animais.

Contudo, no número, todas as qualidades são irrelevantes, porque o cachorro e o gato são ambos considerados "uns". Uma outra diferença entre o número e a inclusão de classes é a de que existe somente um elemento em cada nível hierárquico do número. Numa classe, geralmente, existe mais de um elemento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com