TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Negociação

Artigos Científicos: A Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

Análise do Filme A Negociação

A arte de negociar está presente praticamente em todos os momentos da nossa vida, pois de certa forma estamos negociando a todo instante, com o marido, o filho, um vizinho, uma loja, etc até nas empresas, afinal através da negociação temos a possibilidade de fazer algo melhor. Contudo, para obter uma boa negociação é necessário ter técnica, conhecimento e planejamento de forma estratégica.

Algumas destas metodologias de estudo e analise dos processos de negociação foram possíveis de observar durante o filme A Negociação. Um dos pontos mais importante observado e fundamental foi o desenvolvimento da comunicação nas negociações, presente em todos os momentos do filme, onde os personagens recebiam e emitiam mensagens tanto por escrito, como por telefone, rádio e até pela televisão.

Por isso é tão importante uma boa comunicação durante uma negociação, onde os negociadores devem agir com flexibilidade e responsabilidade, ouvindo com atenção para buscar a melhor solução.

O filme narra o drama da vida de um policial, Dany, especialista em negociar com seqüestradores, que se vê diante de uma situação invertida, após a morte de seu parceiro de trabalho, se tornando o principal suspeito.

Diante disto, Dany fica numa situação complicada, pois anteriormente negociava com criminosos, e todos tinham confiança nele, agora precisa encontrar uma maneira de provar que é inocente. Partindo deste momento, Dany toma uma decisão desesperada e seqüestra companheiros da sua corporação, dando início a uma grande negociação com discussões, debates, conflitos, onde ele e seu negociador, outro policial Cris, tentam encontrar a melhor a maneira para tal situação, onde o principal objetivo é que todos saiam ganhando (ganho-ganha), relatado no momento que Dany aceita libertar um refém em troca de energia elétrica.

Durante todo o filme podemos constatar pontos chave totalmente relacionados com a matéria Técnicas de Negociação e de fácil visualização dos elementos constituem o ponto de partida e sustentam estrategicamente todas as ações no processo de negociação, como a administração das informações tanto enviadas como recebidas, para que obtenha o controle da situação, administração do tempo, imprevistos que na verdade podem comprometer os resultados, e do poder para conduzir o processo e decidir no que for necessário até a obtenção do melhor acordo.

Tendo estes elementos fundamentais e a ética sob seu efetivo controle o negociador estará preparado para buscar os melhores resultados possíveis no processo de suas negociações.

“Negociação é um jogo que tem jogadores, segue regras, e que pode, portanto, ser compreendido (não é aleatório) e composto mediante uma série de eventos às vezes previsíveis.”, de Roy Lewicki e Alexander Hiam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com