TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Neurofisiologia

Por:   •  13/9/2017  •  Relatório de pesquisa  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE MAURICIO DE NASSAU

UNIDADE TERESINA – PI

BACHARELADO EM PSICOLOGIA

DISCIPLINA: NEUROFISIOLOGIA

TRANSPORTE DE MEMBRANAS

 Teresina - PI

2017

Introdução

O sangue é composto por várias células, que podem ser dividida em três grupos principais: os glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos), os glóbulos brancos (leucócitos), e as plaquetas.

Os glóbulos vermelhos transportam oxigênio por todo o organismo.

Os glóbulos brancos são um grupo diverso de células com funções diferenciadas no sistema imune. Os neutrófilos são o tipo mais comum, responsáveis pelo combate a bactérias. As plaquetas participam do processo de coagulação do sangue. Um paciente com baixo número de plaquetas (trombocitopenia) pode apresentar dificuldades de coagulação, havendo, portanto, maior risco de hemorragias em caso de acidentes graves ou até mesmo pequenos rompimentos de vasos. O que abordaremos a seguir é como a célula reage ao mudarmos o meio em que ela é exposta, e a observação de suas reações quando exposta em meio hipertônico, hipotônico e isotônico.

Objetivos

  • Estudar a importância do meio sobre as características morfofuncionais das células.
  • Compreender o mecanismo de movimentação de moléculas e Íons através da membrana celular.

 

Material utilizado

[pic 1]

Backers 50 ml de 250 ml

Conta gotas

Laminas

Lamínulas

Lancetas

Algodão

Álcool a 70%

Soro Fisiológico 0,9 %

Descartável

Soluções Utilizadas

Solução Isotônica – solução com salina 0,9%

Solução Hipotônica – solução com salina 0,4%

Solução Hipertônica – solução com salina 1,5%

Solução Sacarose 1,5%.  

Metodologia

Nesta atividade foi escolhido um voluntário para ser retirada a amostra de sangue para ser analisado, foi escolhido o dedo anelar, da mão esquerda por ser o que têm mais acesso à veia do coração, em seguida foi limpo com o auxilio de um algodão com álcool 70%, foi pressionado e perfurado com a lanceta voltado para baixo, onde a amostra foi posta em quatro laminas numeradas de 1 a 4, adicionada em cada lamina uma solução com o auxilio do, conta gotas na primeira lamina foi adicionado solução isotônica, com salina 0,9%, na segunda, solução hipotônica com salina 0,4%, na terceira, solução hipertônica com salina 1,5% e na quarta solução de Sacarose 1,5%. Depois de adicionada as soluções foram misturadas utilizando uma lamina com batidas leves para não danificar as células, e em seguida foi posto lamínulas sobre o material para estabilizar a amostra e facilitar a observação.

Resultados e Discussão

- Na primeira lamina contendo a solução salina isotônica 0,9% foi verificada que as células permaneceram iguais sem alteração em sua estrutura celular.

- Na segunda lamina que corresponde à solução salina hipotônica 0,4% foi verificado que as células sofreram um processo de deformação da estrutura celular por absorver grandes quantidades de solvente.

- Na terceira e quarta lamina que correspondem à solução salina e sacarose hipertônica 1,5% foi verificada deformações na estrutura morfológica das células apresentando expressão de ressecamento e perda de suas funções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (134.9 Kb)   docx (80.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com