TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Nova Onda Aristocratica

Artigo: A Nova Onda Aristocratica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  246 Palavras (1 Páginas)  •  272 Visualizações

Assim como se verificara em 1820, quando as revoluções explodiram na Alemanha, Itália, Grécia, Portugal (Revolução liberal do Porto) e Espanha (Revolução de Cádiz) - as duas últimas com repercussões na América Espanhola e no Brasil -, a Europa foi convulsionada por nova onda revolucionária em 1830.

Em 1830 , o movimento que ficou conhecido como a Revolução dos Três Dias Gloriosos , pois se deu nos dias 27 , 28 e 29 de Julho de 1830, levou Carlos X a renunciar . Luís Felipe , representante dos interesses liberais e burgueses , assumiu o trono. Assim a Revolução iniciada na França em 1830 se espalhou por diversos locais da Europa.

Iniciadas na França, as Revoluções liberais alastraram-se pela Europa: a Bélgica se libertou da Holanda e houve tentativas (fracassadas) de unificação da Alemanha e da Itália e de libertação da Polônia. O movimento teve também posteriores repercussões em Portugal e Espanha. No Brasil, no dia 7 de Abril de 1831, um forte movimento de oposição popular levou o Imperador Dom Pedro I à abdicação. Em 1829, a Grécia já se libertara da dominação turca.

O pano de fundo foi comum: propagação do liberalismo e nacionalismo como ideologias; a subprodução agrícola (acarretando alta de preços de gêneros alimentícios) e o subconsumo industrial (provocando falência de fábricas e o desemprego do proletariado); descontentamento do proletariadourbano, devido ao desemprego, a salários baixos e à alta do custo de vida; descontentamento da burguesia, excluída do poder político e atingida pela crise econômica.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com