TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORIGEM DA MOEDA DAS OPERAÇÕES COMERCIAIS E DA COBRANÇA DE JUROS NOS EMPRESTIMOS

Dissertações: A ORIGEM DA MOEDA DAS OPERAÇÕES COMERCIAIS E DA COBRANÇA DE JUROS NOS EMPRESTIMOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  1.075 Visualizações

Página 1 de 4

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Investimento é basicamente um sacrifício financeiro na qual se espera a obtenção de benefícios futuros. Sobre esse aspecto sacrifício e benefícios futuros dizem respeito a fluxo de caixa necessários e gerados pelo investimento.

De forma geral os investimentos podem ser classificados em duas naturezas: Investimento Financeiro refere-se a compras de títulos financeiros e valores mobiliários, e Investimento de Capital refere-se inversões em ativos que estarão vinculados a um processo produtivos sua analise das perspectivas costuma ser chamados de Projetos de Investimentos.

A analise de investimento envolve decisões de aplicação de recursos com prazos longos, com o objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietários desse capital.

A avaliação de projetos de investimentos comumente envolve um conjunto de técnicas que buscam determinar sua viabilidade econômica e financeira, considerando uma determinada Taxa Mínima de Atratividade.

Os métodos mais comuns de avaliação de projetos de investimento são:

• Payback;

• Payback descontado;

• Valor presente líquido – VPL;

• Taxa interna de retorno – TIR.

Método do Payback

Payback é o período de tempo necessário para que as entradas de caixa do projeto se igualem ao valor a ser investido, ou seja, o tempo de recuperação do investimento realizado.

Se levarmos em consideração que quanto maior o horizonte temporal, maiores são as incertezas, é natural que as empresas procurem diminuir seus riscos optando por projetos que tenham um retorno do capital dentro de um período de tempo razoável.

Tem como principais pontos fracos: não considerar o valor do dinheiro no tempo, não considerar todos os capitais do fluxo de caixa, não ser uma medida de rentabilidade do investimento e exigir um limite arbitrário de tempo para a tomada de decisão. É possível incluir o custo de oportunidade no cálculo do payback, resultando no que se convenciona chamar de payback descontado.

Dada as suas limitações e não obstante a sua simplicidade é muito mais provável que as empresas empreguem o período de payback de um investimento como uma norma auxiliar na tomada de decisões sobre investimentos utilizando-o seja como um parâmetro limitador (prazo máximo de retorno) sobre a tomada de decisões, seja para escolher entre projetos que tenham desempenho igual em relação à regra básica de decisão.

A Taxa Interna de Retorno – TIR

A TIR – Taxa Interna de Retorno é aquela taxa de desconto que iguala os fluxos de entradas como os fluxos de saídas de um investimento. Com ela procura-se determinar uma única taxa de retorno, dependente exclusivamente dos fluxos de caixa do investimento, que sintetize os méritos de um projeto.

O Valor Presente Líquido - VPL

O Valor Presente Líquido é a ferramenta mais utilizada pelas grandes empresas na análise de investimentos e consiste em calcular o valor presente dos demais termo do fluxo de caixa para somá-los ao investimento inicial, utilizando para descontar o fluxo uma taxa mínima de atratividade.

Incertezas

Tanto o payback, como a TIR e o VPL são calculados a partir de fluxos de caixa projetados que tentam retratar as condições econômicas e financeiras do projeto.

Os projetos de investimentos têm seus fluxos de caixa construídos com estimativas. Quanto maior for o tamanho e a complexidade do projeto, maiores serão as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com