TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORIGEM DA SOCIOLOGIA

Pesquisas Acadêmicas: A ORIGEM DA SOCIOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 3

A sociologia é a ciência que estuda o ser humano em seu comportamento entre as relações sociais.

As condições materiais da sociedade no final do século XIX tiveram a necessidade de um estudo mais detalhado sobre a sociedade, seu meio social, pois, era um momento marcado pela revolução burguesa e conflitos na sociedade Ocidental.

A Sociologia surgiu na Revolução Industrial, onde também foi constituída a economia mundial, e na Revolução Francesa em que surgiu a política e a ideologia, através de ideias sobre o desenvolvimento da sociedade moderna. A sociologia preocupa-se em pleitear teorias e conceitos para esclarecer as questões sociais.

Na Revolução Industrial (1760-1860) aconteceu na Inglaterra e seu principal motivo foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e o uso de máquinas, visando possuir uma rica burguesia, servindo de parâmetro para outras revoluções.

Já na Revolução Francesa (1789-1799) com o fim do sistema absolutista marcou o surgimento da burguesia que garantiu seu domínio social, e criam Estado Moderno.

Outro marco importante foi o avanço do capitalismo com a primeira revolução industrial e com o nascimento do proletariado. Com crescimento da cultura, com a produção manufatureira, com o fortalecimento da burguesia, serviram de base para essa nova sociedade.

Com a expansão marítima a visão de mundo dos europeus mudou, pois, impulsionou o processo de expansão comercial e territorial de muitos países, aumentando desenvolvimento econômico e o processo de industrialização da Europa.

Outro fato é o Iluminismo, os pensadores iluministas pregavam o uso da razão, pois era a melhor maneira do ser humano compreender todas as áreas do conhecimento.

Dentro da Sociologia, no início do século XX, predominaram os pensamentos de franceses e alemães, como Max Weber (1864-1920), Émile Durkheim (1858-1917) e Karl Marx (1818-1883).

Sobre Max Weber, nascido na Alemanha, Doutor em Filosofia, estudou Jornalismo por motivos políticos. Foi autor de diversos trabalhos sobre filosofia, economia e política, teve como estudo da Sociologia, a ação social. Segundo Weber cabe à sociologia descobrir os sentidos das ações do ser humano na realidade social na motivação individual.

Mediante sua motivação e seus valores sociais o ser humano atribui o sentido da ação social que segundo Weber a ação social é quando o indivíduo se orienta através da ação de outro indivíduo.

Outra teoria de Weber é a sociologia compreensiva que busca aclarar os fenômenos sociais através de teorias confirmadas por experiências com a finalidade de determinar uma lógica para os resultados.

Karl Marx, economista, filósofo e socialista, estudou na universidade de Berlim. Em 1842 tornou-se chefe da redação do jornal Renano em Colônia, onde publicava artigos de conteúdo radical provocando as autoridades.

Suas teorias são conhecidas como marxismo, onde se asseguram que as sociedades humanas avançam através do conflito entre a burguesia que tem o controle da produção e o proletariado que é a parte da mão de obra.

Ele deu o nome de Capitalismo a ditadura da burguesia, pois, ele acreditava que ela era praticada pelas classes ricas em seu próprio benefício. E sobre a ditadura do proletariado, ele já adiantou que seria substituto do capitalismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com