TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIOLOGIA: ORIGEM E EVOLUÇÃO

Relatório de pesquisa: SOCIOLOGIA: ORIGEM E EVOLUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.409 Palavras (10 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 10

SOCIOLOGIA: ORIGEM E EVOLUÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1.Sintetize as principais características das ciências naturais e das ciências ‘ humanas, de acordo com o texto estudado

-Ciências Naturais: Tem como principal objetivo o estudos dos fenômenos físicos relacionados à natureza. Ex: biologia, química, física, geografia física, zoologia, astronomia...

Elabora pesquisas em laboratório para comprovação de fatos, com repetição de situações experimentais, chegando assim a um resultado específico.

Através de suas pesquisas metodológicas, e de seu saber científico, rompe com o saber característico do Senso Comum, que por sua vez, é o conhecimento acumulado pelo homem através de experiências adquiridas com o passar dos tempos, de geração em geração.

- Ciências Humanas: Tem como objetivo estudar as relações do homem em sociedade e com a natureza, sendo ele também objeto de estudo, estuda as diferentes sociedades nos diferentes tempos e espaços da história humana.

Estuda o comportamento humano, a partir do meio em que esta inserido, instituições que o cercam e grupos no qual faz parte.

O Cientista Social estuda os fenômenos sociais tomando o cuidado para não deixar que suas opiniões formadas sobre o tema não interfiram nos resultados de suas pesquisas, já que ele faz parte de seu objeto de estudo.

2. A sociologia surgiu em um contexto de profundas transformações socioeconômicas e políticas da sociedade moderna, provocadas principalmente pela ocorrência das chamadas revoluções burguesas. Fale sobre essas duas revoluções

A Revolução Industrial e a Revolução Francesa. Mudaram completamente o rumo que a sociedade estava tomando naquele momento histórico.

Revolução Industrial: Inglaterra, final do século XVIII e todo sec. XIX, com transformações de ordem econômicas e sociais, e tendo como sua representação a consolidação do capitalismo, com a automação da produção, transferência da mão de obra do campo para as cidades, tendo como consequências um grande contingente populacional, em um espaço relativamente pequeno, resultando em novas relações sociais.

Revolução Francesa: Tranformações decorrentes da queda da monarquia, e do surgimento do inédito modelo de república democrática, propiciando uma radical transformação no pensamento político da época, resultando em uma mudança na ordem social direcionado por idéias baseadas em desejos contidos a séculos: liberdade e igualdade universais. Os ideais burgueses foram exercitados, dando destaque para os direitos liberais, e também foi implementado a idéia de separação do Estado em três grandes poderes; Executivo, Legislativo e Judiciário.

.3. Explique com suas palavras a Lei dos Três Estados, desenvolvida por Auguste Comte.

A) Estado Teológico: Explica os fatos a partir dos fatos dos fenômenos da natureza de acordo com a vontade de Deus.

B) Estado Metafísico: Procura explicar os fatos em conceitos abstratos como no misticismo...e nos espíritos.

C) Estado racional ou Positivo: Tenta explicar os fatos em respostas embasadas na racionalidade e na ciência.

4. Por que Auguste Comte é considerado o pai do positivismo?

Conte foi quem utilizou pela primeira vez a palavra Sociologia. Pela sua proposta, era possível planejar o desenvolvimento da sociedade e do indivíduo com os mesmos critérios das ciências exatas e biológicas.

5. Defina o que são fatos sociais, na concepção de Émile Durkheim e por que este autor entende que a sociedade precede o indivíduo

São maneiras de agir, de pensar e de senti, exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção. E ele entende que a sociedade precede o indivíduo porque a Sociedade já existe antes que o ser individual ser concebido, e este é quem terá de se adequar aos padrões definidos socialmente e não ao contrário.

6. Cite as três principais obras de Émile Durkheim. Qual o tema principal tratado em cada uma delas?

A Divisão do Trabalho Social( 1893):

- Solidariedade Mecânica: Segmentos homogêneos

Laços de Parentesco

Meio Natal ( consanguinidade)

- Solidariedade orgânica: Diferenças Sociais

Necessidade da Troca

Meio Profissional

B) As Regras Do Método Sociológico (1895): Fato Social= coisa

Evitar pré- concepções – afastamento

Análise científica # Senso comum

Investigar possíveis relações de

Causa/ efeito e regularidades.

D) O Suicídio (1897) : O suicídio não é um ato individual mas sim, está diretamente ligado com aquilo que ocorre na sociedade.

7. Max Weber também entendia que a sociedade precede o indivíduo? Explique. E qual seu entendimento em relação à ação e à relação social, explicada por Weber?

Não Ele entendia que aquilo que ocorre na sociedade, seria a soma das ações das pessoas. Dentro deste raciocínio, a Ação social seria a conduta humana, pública ou não. Podem ser: Racional: (visando os fins). Os políticos

Racional ( visando os valores), ético, estético ou religioso.

Afetiva: Gesto afetivo com a pessoa a quem se ama.

Tradicional: Determinado por costumes arraigados.

8. Cite as três principais obras de Max Weber. Qual o tema principal tratado em cada uma delas?

A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo (1905) : Se contrapunha às interpretações materialistas do marxismo em voga

A Política como Vocação(1919): O estado em sua função administrativa se utiliza do monopólio da legítima coersão física , o cumprimento das leis,

Economia e Sociedade:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com