TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Obra do Espírito

Por:   •  27/4/2015  •  Resenha  •  1.719 Palavras (7 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 7

16. A Obra do Espírito Santo.

Mateus 3:11-12 - E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. 12 - Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará.

Quem é o Espírito Santo.

O Espírito Santo é uma pessoa e, juntamente com o Pai e o Filho, faz parte da Trindade Divina. É considerado uma pessoa porque exerce atributos de personalidade:

Possui sentimentos: Efésios 4:30 - E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Romanos 8:26 - E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

Tem vontade própria: I Corintios 12:11 - Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer

São atribuídas a Ele, atividades pessoas: II Pedro 1:21  - Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. João 14:26  - Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

Nomes Dados ao Espírito Santo.

Espírito de Deus: Gênesis 1:2 - E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Êxodo 31:3  - E o enchi do Espírito de Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência, em todo o lavor, Jó 33:4 - O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo- Poderoso me deu vida. I Corintios 3:16  - Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

Espírito de Cristo: O Espírito de Cristo, Santo ou de Deus não distinguem-se, pois são o mesmo. Os nomes descrevem seus ministérios.  Romanos 8:9 - Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. I Pedro 1:11 -Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir.

Consolador: Ele envia outro igual a Ele, para suprir a sua falta. João 14:16 - E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;

Espírito Santo, Espírito santo da Promessa, Espírito da Verdade, Espírito d Graça, etc

O Espírito Santo na vida de Jesus.

Ele atuou na vida de Jesus, durante todo tempo em que Ele permaneceu aqui na Terra. E da mesma forma quer atuar na nossa.

No Nascimento: Atuou na concepção. Lucas 1:35 - E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.

No Batismo:  Da mesma forma que desceu sore Maria, o fez sobre Cristo, por ocasião de seu batismo no Jordão.

Lucas 3:22 - E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.

No Ministério: Após o batismo, Jesus foi levado ao deserto, onde foi duramente tentado por Satanás. Não cedeu porque estava revestido do poder do Espírito; e em toda sua vida aqui na terra. Lucas 4:18  - O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração,

Na Crucificação: Hebreus 9:14 - Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?

Na Ressureição: Romanos 1:4  - Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor,

A Atuação do Espírito Santo Aqui na Terra.

O Espirito Santo foi concedido para continuar a obra do Senhor Jesus.

Com Relação ao Pecador: João 16:8 - E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.

Com Relação ao Crente: consola, conduz, ensina, intercede, santifica. Salmos 32:8 - Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos.

*Reveste o Crente: Atos 1:8  - Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. O revestimento de poder é descrito através do Batismo com o Espírito Santo. É certo que todos que aceitam Jesus, recebem o Espírito Santo, mas aqui se está falando de revestimento de poder, isto é, outra  porção do mesmo Espírito.

As Funções do Espírito Santo em Nossas Vidas

  1. O Espírito Santo é Deus Onipotente: Possui poder e conhecimento ilimitado. Espíritos demoníacos são seres criados e limitados. Salmos 139:4 - Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces.
  2. O Espírito Santo Valoriza nossa individualidade. Não usurpa a nossa personalidade. I Corintios 14:32-33  E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas. 33 - Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos. Não é o Espírito Santo e nem são espíritos de pessoas que morreram, mas o próprio espírito daquele que fala. Você sabe que somos formados por corpo, alma e espírito. O espírito é o que nos diferencia dos outros seres vivos, que têm corpo e alma. É por meio de nosso espírito que temos comunhão com Deus Romanos 8:16 - O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Um cristão não pode alegar que fez algo "fora de si", "em transe" ou "tomado" por alguma força exterior ou interior. Nosso culto a Deus é racional, nosso espírito está sujeito a nós mesmos e temos total controle do que estamos fazendo ou falando.
  3. O Espírito Santo Quer Que Estejamos em Controle e que Sejamos Responsáveis por Nossas Ações. Deus nos dá desejos santos, agradáveis a Ele. Como? Em primeiro lugar, Ele nos dá uma santa insatisfação para com a nossa natureza carnal e corrompida. Foi isso que fez Paulo dizer em Rm.7:14: "Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?". Em segundo lugar, Ele nos dá um desejo pelas coisas santas e puras. Filipenses 2:13-14  - Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. 14 - Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas;

Os demônios querem o controle total. Geralmente fazem a pessoa ficar inconsciente e a usam  como querem.

  1. O Espirito Santo é Puro. Ele traz pureza à nossa vida. Ele nos da poder para vencer o pecado. I Timóteo 4:1 - MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; I João 4:1  - AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.  Os demônios sempre levam ao erro.
  2. O Espírito Santo Sempre Exalta e Glorifica a Jesus. I Pedro 4:11 - Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém.
  3. O Espírito Santo Nunca Esvazia a Nossa mente. II Corintios 10:5  - Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo; esvazia. É nesse ponto que muitos erram pensando que tem que deixar a mente vazia.
  4. O Espírito Santo Convence-nos de Nossos Pecados.  Mas a convicção que Ele nos dá não é destrutiva. Ele sempre conduz a pessoa ao arrependimento, ao perdão, a redenção e à paz. Os demônios ajudam as pessoas a justificar seus pecados, ou trazem uma culpa esmagadora, destrutiva, sem esperança de perdão ou de redenção. João 16:8  - E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. João 6:35 - E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. Mateus 11:28 - Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
  5. O Espírito Santo Nunca nos Dará Alguma Mensagem que Contradiga a Palavra de Deus.  
  6. Nunca Podemos Controlar o Espirito Santo. Ele opera quando e como ele deseja. Somos servos. Ele é o ou uma visão do mundo espiritual.
  7.  O Espírito Santo Requer que Andemos por fé e não vista.  Romanos 1:17 - Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.
  8. O Espírito Santo não é Exibicionista. Demônios adoram dar um “show”.
  9. O Espírito Santo Não né Um Adivinhador. Mateus 6:34 -Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
  10. Efésios 6:18
  11. 18 - Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,
  12. Atos 13:4
  13. 4 - E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.
  14. É o Espírito Santo quem opera, quem reveste de poder, quem guia cada crente, em particular para que se torne um participante da obra do Senhor Jesus, aqui na terra, até que Ele volte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (106.5 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com