TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Onda

Trabalho Escolar: A Onda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  2.538 Visualizações

Página 1 de 2

: A aluna Karo resolve não usar o uniforme escolhido pelo professor. Na aula seguinte ela é a única vestida com roupa comum. Qual é a reação da turma e do professor em relação à atitude da aluna?

Imagine que você tem que resumir as características do grupo “A onda” em três palavras. Quais seriam?

Cite um trecho do filme que demonstra que “A Onda” estava ultrapassando os limites da sala de aula.

Relacione duas características do fascismo com as cenas do filme.

Veja abaixo o discurso de Charlie Chaplin no filme “O Grande Ditador”

Sinto muito, mas não pretendo ser um imperador. Não é esse o meu ofício. Não pretendo governar ou conquistar quem quer que seja. Gostaria de ajudar – se possível – judeus, negros, brancos.

Todos nós desejamos ajudar uns aos outros. Os seres humanos são assim. Desejamos viver para a felicidade do próximo – não para o seu infortúnio. Por que havemos de odiar e desprezar uns aos outros? Neste mundo há espaço para todos. A terra, que é boa e rica, pode prover a todas as nossas necessidades.

Soldados! Não vos entregueis a esses brutais... que vos desprezam... que vos escravizam... que arregimentam as vossas vidas... que ditam os vossos atos, as vossas ideias e os vossos sentimentos! Que vos fazem marchar no mesmo passo, que vos submetem a uma alimentação regrada, que vos tratam como gado humano e que vos utilizam como bucha de canhão! Não sois máquina! Homens é que sois! E com o amor da humanidade em vossas almas! Não odieis! Só odeiam os que não se fazem amar... os que não se fazem amar e os inumanos!

É pela promessa de tais coisas que desalmados têm subido ao poder. Mas, só mistificam! Não cumprem o que prometem. Jamais o cumprirão! Os ditadores liberam-se, porém escravizam o povo. Lutemos agora para libertar o mundo, abater as fronteiras nacionais, dar fim à ganância, ao ódio e à prepotência. Lutemos por um mundo de razão, um mundo em que a ciência e o progresso conduzam à ventura de todos nós. Soldados, em nome da democracia, unamo-nos!

a a) O discurso de Charlie Chaplin é um elogio ou uma crítica ao fascismo/nazismo? Cite um trecho que justifica a sua resposta.

b b) De acordo com o discurso de Chaplin, qual seria a característica do ser humano para evitar que as pessoas sejam escravizadas?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com