TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização Quartel Corpo de Bombeiros

Por:   •  14/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.694 Palavras (7 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 7

O trabalho a seguir, trata da organização de um modo geral, de como deve ser um Quartel do Corpo de Bombeiros. De uma maneira simples tentaremos mostrar como deve ser um Quartel de uma cidade de em torno de 80 mil habitantes, pertencente ao 7º Comando Regional de Bombeiros.

Quartel de Bombeiros Ideal

O local de trabalho dos bombeiros em serviço, que precisam a qualquer momento do dia ou da noite estarem prontos para as ocorrências, deve proporcionar aos combatentes conforto, agilidade, rapidez e pronto emprego dos equipamentos utilizados no dia a dia. Para que tudo isto ocorra, é fundamental que os responsáveis pela construção de uma nova Organização Bombeiro Militar (OBM) utilizem ideias e conceitos de arquitetura e engenharia civil voltado à atividade de bombeiro.

O Quartel de Bombeiros deve atender as necessidades da comunidade na qual está inserido. Deve acomodar espaços extremamente diversificados, incluindo áreas de convivência, de recreação, de administração, de instrução, de atendimento à comunidade, de estacionamento de viaturas e de armazenamento de equipamentos e materiais especializados. O quartel possui as seguintes guarnições operacionais:

-Atendimento pré-hospitalar – 3 integrantes

-Extinção de incêndio – 5 integrantes

-Chefe de socorro – 1 integrante

Tipos de Ambientes

 Área de estacionamento: Local onde ficam estacionadas as viaturas de atendimento às emergências e as viaturas administrativas, além dos veículos do efetivo em serviço e dos visitantes.

Área de apoio: Incluem áreas para limpeza e manutenção básica de viaturas, salas de assepsia, reserva náutica e almoxarifado.

Área administrativa e de formação: Incluem, sala da administração interna, sala do comando, central de operações e salas de aula.

Área de convivência: Incluem os alojamentos, banheiros, sala de televisão, sala de jogos, sala de ginástica, cozinha e refeitório.

Para que se possa fazer uma correta distribuição dos ambientes em um quartel de bombeiros, a primeira preocupação que se deve ter em mente é a de que o tempo de resposta deve ser o menor possível. Portanto, o caminho entre as áreas comuns até a garagem operacional deve ser livre. Essa passagem não deve ter intersecção ou conflitos com as salas abertas para a comunidade.

As duas principais questões que determinam a disposição e organização dos ambientes em um quartel são:

1. Assegurar que o tempo de resposta entre o recebimento do chamado de emergência e a entrada dos bombeiros na viatura seja o menor possível.

2. Garantir que ocorra o agrupamento das áreas afins, isto é, as áreas com funções diversas não devem conflitar-se entre si.

Disposição lógica das áreas de uma Organização Bombeiro Militar

[pic 1]

Descrição das Áreas

As áreas de estacionamento de um quartel de bombeiros incluem:

Garagem Operacional - local de estacionamento das viaturas operacionais.

Garagem Administrativa - local de estacionamento das viaturas administrativas.

Estacionamento para o Efetivo - local de estacionamento dos veículos particulares dos bombeiros em serviço.

Estacionamento para Visitantes - local de estacionamento dos veículos dos civis que, porventura, necessitem adentrar no quartel.

Garagem Operacional

O dimensionamento da garagem é crucial e deve ser projetada para acomodar viaturas de tamanhos variados. Normalmente, a área total da garagem é planejada em função do maior veículo da frota, para depois acomodar os demais. A garagem pode possuir portões, desde que estes não dependam exclusivamente da energia elétrica para funcionar, podendo ser abertos manualmente. Ainda, o layout da garagem deve permitir o acesso direto das viaturas, sem que as mesmas precisem ser manobradas para entrarem no local.

A garagem pode ser desenhada como se fosse uma área de passagem, uma espécie de corredor, em vez de ser planejada como um ambiente fechado. Os equipamentos e aparelhos alojados no interior da garagem devem ser colocados e retirados com segurança.  

 As rotas de passagem dos bombeiros e de transporte de materiais devem ser projetadas para que acidentes sejam evitados, mesmo se as viaturas estiverem sendo manobradas.  

Garagem Administrativa

O local para estacionamento das viaturas administrativas pode ser compartilhado com o das viaturas operacionais. Entretanto, se o quartel possuir espaço suficiente, é interessante que a garagem administrativa fique em local separado. Vale ressaltar, de acordo com Empresa Brasileira de Infraestrutura Estacionamento para o efetivo e para visitantes.

Estacionamento para o efetivo e para visitantes

O estacionamento disponível para o efetivo em serviço e para os visitantes serve para acomodar os veículos dos bombeiros em serviço e dos civis que, porventura, necessitem adentrar no quartel. A princípio não há nenhuma norma que determine a separação destas duas áreas de estacionamento, entretanto, se o futuro quartel possuir área suficiente, pode-se isolar as áreas, o que proporcionará maior privacidade e segurança aos veículos do efetivo em serviço.

Áreas de Apoio

As áreas de apoio incluem local para limpeza e manutenção básica de viaturas e equipamentos, sala de assepsia (espaços especializados para desinfecção de materiais de atendimento pré-hospitalar), almoxarifado (área de armazenamento seguro de suprimentos) e a reserva náutica, que abriga todos os materiais náuticos. Deve-se considerar que o armazenamento dos materiais utilizados nas emergências médicas deve localizar-se em local específico, separado dos demais materiais.  Em relação à organização lógica, é interessante que a área de apoio localize-se ao lado ou próximo da Garagem Operacional, facilitando assim o acesso aos materiais utilizados nas viaturas operacionais.

Área para manutenção e limpeza das viaturas e equipamentos

Pequenos serviços de manutenção das viaturas e outros equipamentos podem ser realizados dentro do quartel de bombeiros, pelos próprios integrantes da guarnição. Por este motivo, a área para manutenção de viaturas deve prever um espaço para uma pequena oficina. Esta pequena oficina pode se resumir em uma bancada com as principais ferramentas utilizadas diariamente.

[pic 2]

Almoxarifado

Esta área de armazenagem deve abrigar mangueiras, agentes extintores, cilindros de oxigênio, equipamentos de proteção individual e respiratória, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (269.8 Kb)   docx (197.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com