TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade No Corpo De Bombeiro De São Mateus

Monografias: Sustentabilidade No Corpo De Bombeiro De São Mateus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 2

Corpo de Bombeiro do Estado do Espirito Santo

3Cia/2BBM

A pesquisa foi feita no intuito de verificar os fatores positivos e negativos em que se encontra a empresa CB no estado do espirito santo, em especial, a 3Cia/2BBM localizada em São Mateus.

Primeiramente pensando no tema: Consolidar a cultura do desperdício zero.

O Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Espirito Santos, CBMES, adquiriu no mês de outubro no ano de 2012 copos personalizados e inquebráveis (fabricado em policarbonato), que será distribuído para todo efetivo da corporação. “Essa medida objetiva alinhar o CBMES com as boas práticas na administração pública visando a economia de recursos e a preservação do meio ambiente.”[1].

Pensando em município, focaremos nossa atenção na 3Cia/2BBM localizada em São Mateus. Os ditos “copos inquebráveis” serviu para reduziu à zero a utilização de copos descartáveis pelos militares da corporação, sendo utilizados copos descartáveis apenas por visitantes.

Também outras medidas foram realizadas, por exemplo: os versos das folhas (materiais de escritório) são usados para rascunho e anotações diversas; os ambientes são ventilados e bem iluminados evitando gastos com lâmpadas e sistema de refrigeração. Além disso, há determinações de horários permitidos para a utilização dos recursos do sistema de refrigeração de ar.

No que diz respeito a colaboração social à comunidade local, a organização de estágios para jovens locais, programas de educação no transito, já que o município lidera com o maior índice de mortes em acidentes automobilístico do Estado[3]. Por meio de simulação de acidentes em local de publico[2] e outras formas.

Na questão ambiental estão envolvidos diretamente no combate à incêndio em vegetação nativa.

Mas existem alguns problemas que precisam ser solucionados para que a empresa pública alcance um nível aceitável de sustentabilidade. No que diz respeito a saúde física e psíquica de seus militares, o Hospital da Polícia Militar (HPM), há muitos anos não abre concurso para médico. Os que estão na ativa aos poucos estão indo para reserva e por causa disso diversos setores estão sem funcionar. Outro problema é o acesso a tal benefício pelos militares que moram em regiões interiorana (por exemplo São Mateus), já que este Hospital está localizado em Vitória, levando os militares em sua maioria a buscarem a solução na compra de plano de saúde. Outro problema gravíssimo é a ausência de um psicólogo para tratar de problemas emocionais, já que a atividade bombeiro militar envolve diretamente o sofrimento humano, levando o militar muitas vezes a condições duvidosas para o trabalho que desempenha.

Além disso, como se trata de entidade militar, seus membros não podem reivindicar direitos por meio de greve, já que a Constituição proíbe greve de militares(art. 142, § 3º, IV). Não pode criar sindicatos para defender uma determinada classe, mas o problema foi solucionado por meio das Associações, que são semelhantes ao sindicatos.

[1] http://www.cb.es.gov.br/conteudo/noticias/detalhe/default.aspx?id=9f0427ab-5243-448d-bb9c-fdb76acfbf42

[2] http://www.saomateus.es.gov.br/site/noticia-detalhe.aspx?id=1205

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com