TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SITUAÇÃO DAS VIATURAS DO CORPO DE BOMBEIROS DE SANTA CRUZ DO SUL

Por:   •  8/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.184 Palavras (5 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE DOM ALBERTO

[pic 1]

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Diana Aline Greiner

SITUAÇÃO DAS VIATURAS DO CORPO DE BOMBEIROS DE SANTA CRUZ DO SUL

Santa Cruz do Sul

2013

Diana Aline Greiner

SITUAÇÃO DAS VIATURAS DO CORPO DE BOMBEIROS DE SANTA CRUZ DO SUL

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Ciências Contábeis, Linha de Pesquisa em Território, Faculdade Dom Alberto.

Orientador: Carina Inês Panke da Silva

Santa Cruz do Sul

2013

SUMÁRIO

[pic 2]

1TEMA........................................................................................................................3

2 PROBLEMA..............................................................................................................4

3 JUSTIFICATIVA.......................................................................................................5

4 OBJETIVOS.............................................................................................................6

        4. 1 Objetivo Geral............................................................................................6

                4. 2 Objetivos Específicos......................................................................6

5 REFERENCIAL TEÓRICO.......................................................................................7

6 METODOLOGIA.......................................................................................................9

7 CRONOGRAMA.....................................................................................................10

REFÊRENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

3

1 TEMA:

   A importância de saber se as viaturas de emergências estão aptas para atender a população da cidade de Santa Cruz do Sul.

4

2 PROBLEMA:

Quais são as condições das viaturas de salvamento e combate a incêndio da cidade de Santa Cruz do Sul?

5

3 JUSTIFICATIVA:

Levando em consideração a reportagem exibida no dia 07 de abril de 2013 no programa global Fantástico, que tinha com manchete o tema: “APENAS 14% DAS 5.570 cidades brasileiras TÊM CORPO DE BOMBEIROS”, consideramos relevante e necessária a verificação das condições das viaturas de combate a incêndio da cidade de Santa Cruz do Sul e também, não menos importantes, dos veículos de resgate e salvamento a acidentados. Todos nós sabemos que a cidade de Santa Cruz do Sul vem crescendo de uma forma rápida. Estamos em total e constante desenvolvimento, e justamente por este motivo, a cada dia que passa percebemos uma nova construção, um prédio novo, uma nova empresa ou indústria que se instala. Isso se chama desenvolvimento, é um grande passo para uma cidade que começou pequena e vem desenvolvendo-se de uma maneira monstruosa, rendendo recursos para o governo e emprego para o povo. Conseqüentemente, isso acarreta em mais riscos. Temos isso muito claro, pois se sabe que sofremos com o superaquecimento em virtude da demanda de serviços, ou seja, maquinário, ligado, água, luz, etc., exigindo assim cada dia mais dos nossos bombeiros.

6

4 OBJETIVOS

4. 1 Objetivo Geral

Verificar a real situação do nosso CBM (Corpo de Bombeiros Militar) de Santa Cruz do Sul, tanto quanto às viaturas, quanto aos profissionais, alertando, caso necessário a comunidade e as autoridades locais para esta situação.

4. 2 Objetivos Específicos

- Identificar as condições das viaturas de combate a incêndio;

- Identificar a habilidade do pessoal.

- Desenvolver um questionário, para ver as condições das viaturas e etc..

- Alertar os órgãos responsáveis pela verificação dos equipamentos.

- Colaborar de maneira eficiente para a população a situação das viaturas do Corpo de Bombeiros.

7

5 REFERENCIAL TEÓRICO:

Conforme referenciamos acima, nosso país vem enfrentando um grave problema na área de combate a incêndio e salvamento. Conforme reportagem apresentada no Fantástico, segue detalhamento do problema:

Contar com a sorte pra apagar incêndios, é comum no Brasil. Segundo um estudo do Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), apenas 14% dos 5570 municípios do país tem bombeiros. “Nós temos aproximadamente 4,8 mil cidades sem bombeiros. A situação é muito, muito crítica”, afirma o pesquisador do IPT José Carlos Tomina.

Durante um mês, o Fantástico acompanhou essa situação. Algumas cidades até têm bombeiro, mas são poucos e os equipamentos, quando existem, estão caindo aos pedaços. A viatura do Corpo de Bombeiros é velha e enferrujada. Se começar a escurecer, o veículo não pode rodar pela cidade, porque nenhuma lâmpada acende.

Segundo o estudo do governo federal, acontecem, em média, 200 mil incêndios por ano no Brasil. São mais de 500 por dia. Em Tocantins, das 139 cidades do estado, apenas cinco têm bombeiros. E se acontecer um incêndio em um prédio, vai faltar um equipamento importante: a corporação não tem escadas do tipo Magirus, que ajudam no resgate de vítimas e no combate a incêndios em lugares altos. Nem na capital, Palmas de 228 mil habitantes, existe essa escada.

“É uma deficiência sim. No passado, não se pensou em resolver esse problema. O equipamento está sendo adquirido nesse momento”, afirma o chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros de Tocantins, coronel Dodsley Tenório Vargas.

Na cidade de Floriano (PI), que tem 57 mil habitantes, pode faltar o principal na hora de apagar o fogo. O tanque de água do caminhão fica vazando o tempo todo. Por isso, mesmo sem ocorrência, todo dia tem que ser recarregado. São cinco mil litros de água por dia. O caminhão é uma sucata. O freio não funciona direito e não há cinto de segurança. “Essa unidade também não tem sistema de rádio, não funciona o limpador de pára-brisa. A porta sem vidro. Não tem condições de atender emergência. Ele vai, mas colocando em risco o tráfego”, destaca o presidente da Associação dos Bombeiros Militares do Piauí, Francisco Silva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (115.7 Kb)   docx (52.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com