TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização do SUS

Por:   •  16/8/2018  •  Resenha  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 4

Organização do SUS

1- Comente sobre a importância do planejamento em saúde no âmbito da gestão do SUS.

O planejamento tem papel vital para o direcionamento de ações a fim de que se atinja ou alcance o resultado previamente escolhido. Daí a percepção de que o planejamento não se resume a um conjunto de intenções ou à tomada de decisão em si, mas também consiste em formalização de procedimento para a obtenção de resultado articulado, de forma que as decisões possam estar integradas umas às outras.

Sendo assim, é necessária a elaboração dos planos de saúde, em que seja analisada a situação epidemiológica; situação organizacional da rede de atenção à saúde e a situação político-gerencial. Além disso, enfatizar que o caráter ascendente do planejamento mostra que a construção da Política Nacional de Saúde realiza-se a partir das necessidades locais. Logo, devemos identificar os problemas de cada região, analisarmos, selecionar e priorizar determinadas problemáticas e, por conseguinte, estabelecer objetivos, metas e estratégias, observando os recursos financeiros disponíveis e, por fim, tentar resolver.

A população também tem seu papel no planejamento, reconhecendo os elementos estratégicos no planejamento, gestor e equipe gestora poderão atuar como atores sociais e trabalhar no enfrentamento de problemas, na capacidade de gestão e no desenvolvimento de ações que atendam às necessidades e expectativas da população e dos trabalhadores do SUS.

2-Descreva o que você entende por Rede de Atenção:

As Redes de Atenção à Saúde (RAS) têm como objetivo promover a integração de ações e serviços de saúde para prover uma atenção à saúde de forma contínua, integral, de qualidade, responsável, humanizada, com vistas à consolidação dos princípios e diretrizes do SUS. Sendo responsável por organizar diferentes densidades tecnológicas que, integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão promovem o atendimento integral do usuário.

3-Pautado nos embasamentos do Decreto 7508/2011 como se caracteriza uma Região de Saúde?

É o espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde. Para ser instituída, a Região de Saúde deve conter, no mínimo, ações e serviços de: atenção primária; urgência e emergência; atenção psicossocial; atenção ambulatorial especializada e hospitalar e vigilância em saúde.

As Regiões de Saúde serão instituídas pelo Estado, em articulação com os Municípios, respeitadas as diretrizes gerais pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite (CIT).Poderão ser instituídas Regiões de Saúde interestaduais, compostas por Municípios limítrofes, por ato conjunto dos respectivos Estados em articulação com os Municípios, quando as Regiões de Saúde forem situadas em áreas de fronteira com outros países deverão respeitar as normas que regem as relações internacionais.

4-Comente sobre a importância do Mapa da Saúde

Mapa de saúde é a descrição geográfica da distribuição de recursos humanos e de ações e serviços de saúde ofertados pelo SUS e pela iniciativa privada, considerando-se a capacidade instalada existente, os investimentos e o desempenho aferido a partir dos indicadores de saúde do sistema. Logo, o Mapa da Saúde é importante na identificação das necessidades de saúde e orientará o planejamento integrado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com