TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização do Trabalho

Por:   •  10/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

1.1 CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO

   A palavra organização vem do grego organon que significa instrumento, utensílio, órgão ou aquilo que se trabalha. No sentido prático, organização é a forma como se dispõe um sistema para atingir os resultados pretendidos. Sendo assim, pode-se dizer que a organização se baseia no modo em que as pessoas se inter-relacionam entre si e na ordenação e distribuição dos diversos elementos envolvidos, com vista a uma mesma finalidade.

1.2 CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

   É um processo que implica no sucesso daquilo que se dispõe a fazer. A verdadeira via, sem a qual não se realiza plenamente bem um trabalho.

   Tendo em vista a prática da organização do trabalho dentro de uma empresa, percebe-se a importância deste processo, pois atinge diretamente na produtividade e no rendimento de um profissional, pois os funcionários organizados conseguem realizar as suas tarefas de forma mais rápida e eficiente, por exemplo, não precisam perder tempo procurando documentos ou papéis que estejam perdidos em meio a uma mesa bagunçada.

Professar uma organização do trabalho leva à borda da perfeição gerando confiança a todas partes envolvidas. Assim, pode se afirmar que quem organiza, rentabiliza; quem organiza, tem resultados satisfatórios.

2. BIOGRAFIA MAX WEBER

[pic 1]

   Karl Emil Maximilian Weber, conhecido popularmente por Max Weber, nasceu na cidade de Erfurt situada na Alemanha no dia 21 de abril de 1864.

   Weber foi intelectual, jurista e economista; também considerado um dos fundadores da sociologia moderna ao lado de Émile Durkheim e Karl Marx.

   Entre as principais obras que ele produziu ao longo da sua vida, podemos destacar: A ética protestante e o espirito do capitalismo; Economia e sociedade.

   Em “A ética protestante e o espirito do capitalismo”, Max discute a relação entre o protestantismo e o estabelecimento do sistema capitalista moderno, analisando como aquela doutrina religiosa contribuiu com a formação de todo um ideal político e econômico. Nesta obra ocorre uma espécie de contraposição entre o catolicismo tradicional e o protestantismo, pois, a partir do momento em que uma religião se consolida em um determinado local, é inevitável que ela influencie nos costumes e na cultura das pessoas e isso interfere na relação que elas mantêm com a questão da economia e do dinheiro propriamente dito.

   Em sua outra obra, “ Economia e Sociedade”, defendia a tese de que a forma de legitimação de um poder é decisiva para se compreender que tipo de poder é aquele.

   Weber possui um caráter observador de cada formação social, pois o seu objetivo principal é compreender o sentido que cada pessoa dá a sua conduta e perceber assim, a sua estrutura inteligível e não a análise das instituições sociais.

   Max Weber faleceu em Munique, Alemanha, no dia 14 de junho de 1920, vítima de pneumonia.

2.1 PRÍNCIPIOS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO

   A Teoria da burocracia desenvolveu-se na Administração ao redor da década de 1940, em função dos seguintes aspectos:

  • A fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica como da Teoria das Relações Humanas, ambas oponentes e contraditórias entre si, mas sem possibilitarem uma abordagem global, integrada e envolvente dos problemas organizacionais.
  • Tornou-se necessário um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, bem como o comportamento dos membros dela participantes, e aplicável não somente à fábrica, mas a todas as formas de organização humana e principalmente às Empresas.
  • O crescente tamanho e complexidade das Empresas passou a exigir modelos organizacionais mais bem definidos.
  • O ressurgimento da Sociologia da Burocracia, a partir da descoberta dos trabalhos de Max Weber, o seu criador; propôs um modelo de organização e os administradores não tardaram em tentar aplicá-lo na prática em suas empresas.

   A partir daí, surge a Teoria da Burocracia na Administração. Tendo como enfoque:

  • Organização formal burocrática
  • Racionalidade organizacional

   As principais características deste sistema burocrático, são:

  • Autoridade;
  • Hierarquia e divisão do trabalho;
  • Formalidade no atos e comunicações;
  • Especialização dos funcionários;
  • Impessoalidade nas relações.

2.2 ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO SENGUNDO MAX WEBER

   De acordo com Max Weber, qualquer sociedade, organização ou grupo que se baseie em leis racionais é burocracia. Uma de suas frases mais conhecidas é a de que “ a organização é uma estrutura sistêmica, um grupo organizado e estável de meios adequados a fins”.

   Para ele a burocracia é a organização eficiente por excelência, e para conseguir essa eficiência, a burocracia precisava detalhar antecipadamente e nos mínimos detalhes como as coisas deveriam acontecer. Segundo o sociólogo, as organizações formais apresentam três características principais, que as distinguem dos grupos informais ou primários, são elas:

  • Formalidade: normas e regulamentos previamente estabelecidos que definem seu modo de funcionamento;
  • Impessoalidade: geralmente são governadas de acordo com o cargo que ocupam, e pelos direitos e deveres desses cargos;
  • Profissionalismo: fixa regras e normas para desempenho do cargo e escolhe seus integrantes de acordo com a competência técnica que possuem.

Para weber, sua teoria proporcionava uma maior racionalidade sobre as ações dos participantes e objetos da organização, ajudando na precisão e rapidez das atividades, decisões, deveres e obrigações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (119.8 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com