TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização do Trabalho Pedagógico

Por:   •  4/12/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

MORAIS, Alcilene Silva da

SILVA, Joelma Sousa

Estudo de caso

Disciplinas: Organização do trabalho pedagógico

Tema: O cotidiano escolar da pedagoga Silvia na elaboração de um projeto interdisciplinar sobre gênero e violência

É notório que o machismo vem predominando desde os tempos antigos e pode-se observar que uma das atribuições mais importantes, no momento, para a professora Silvia, corresponde a conscientização dos alunos em relação aos episódios de violência ocorridos na escola.

Sabe-se que a misoginia é ódio e aversão à mulher, a violência praticada contra o gênero feminino está diretamente ligada a essa repulsa, de a não aceitação da independência financeira, a imposição ao machismo entre outros fatos e isso é visto como uma ameaça: o feminicídio.que está constantemente na mídia, que são os assassinatos contra mulheres que é motivado por violência doméstica ou discriminação de gênero, vem da misoginia, bem como as agressões verbais, agressões psicológicas, mutilações, abusos sexuais entre tantas outras violências estão atreladas ao gênero feminino. Para que sua integridade física e moral seja preservada, diversas leis, como a Maria da Penha Lei 11.340/06, onde o nome da lei é uma homenagem a Maria da Penha Maia, que foi agredida pelo marido durante seis anos até se tornar paraplégica, depois de sofrer atentado com arma de fogo, em 1983, assim como a Lei Ediane Gomes – Lei n°2.003/2018- CMS, Ediane Gomes era coordenadora pedagógica da escola onde foi morta por seu ex-compamheiro e em sua homenagem foi apresentada no dia 30/03/2019 a lei no estado do Amapá, Santana, que tem o intuito de fomentar política pública de combate à violência doméstica.. A ideia é que a pedagoga Silvia forme grupos e faça uma roda de conversa com o maior número possível de alunos juntamente é claro com o corpo docente para que ambos debatam sobre o assunto com mostras de vídeos com depoimentos e palestras a fim de esclarecer a todos o que é violência e gênero.

[pic 2]

Dessa forma, os alunos se tornarão cientes da importância de fiscalizar e manter um ambiente seguro na escola, ao mesmo tempo no que tange a evitar contato com pessoas de má índole, como demonstrado por meio dos fóruns de violência. Sobre a questão da misoginia e dos assuntos relacionados ao preconceito de gênero temos que tais fatores estão presentes de forma bastante latente na sociedade.

.

Escola estadual Igarapé da Fortaleza

Alunos: Alexandre Pinheiro

             Deivid

             Deivison

             Leticia

             Rafaele

Turma:222

                                     

GENOCÍDIO

SANTANA/AP

2019

1. Introdução

 Conceito de genocídio:

Genocídio é a definição dada a exterminação em grande massa de pessoas por diferenças, seja por: religião, etnia, raça, entre outros. A prática do crime de genocídio é tão antiga quanto à própria humanidade que chega a se confundir com ela, pois a ideia de exterminar um grupo diferente é quase que inerente à condição humana, como reflexo de seu mais profundo egoísmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (126.5 Kb)   docx (83.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com