TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem Da Moeda E Operacoes Financeiras

Artigos Científicos: A Origem Da Moeda E Operacoes Financeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  9.256 Palavras (38 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 38

1-INTRODUÇÃO

O ambiente de negócios vem sofrendo grandes transformações nas ultimas décadas, tornando- se mais competitivo e dinâmico. Neste novo cenário, surgem necessidades de mudança na forma de condução dos negócios, no relacionamento com os clientes e fornecedores, nas estratégias de qualidade e competitividade em relação ao mercado.

São as estratégicas que darão à empresa as diretrizes a serem seguidas para torna- se competitiva. A estratégica representa uma adequação fundamental das oportunidades externas e capacidade interna.

Este documento foi produzido por esta equipe de estudantes de Administração para a empresa Farmácia DROGAFELIX Ltda. Neste documento será apresentado o ambiente de negócio da empresa e os investimentos que serão colocados às oportunidades de melhorias.

2-ANÁLISE DA ESTRUTURA DA EMPRESA

CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

A empresa escolhida para estudo pela equipe foi as Farmácias DROGAFELIX, que tem como nome de razão social: Farmácia Droga Felix Ltda. Esta empresa possui 95 funcionários e 6 lojas distribuídas em bairros estratégicos, operando nos múltiplos canais de vendas internas e externas, integrando pessoas que trabalham na área do estoque, financeiro, e dos projetos da empresa.

A Gestão da empresa é de forma ética e estratégica, respeitando as decisões formuladas pela diretoria da empresa.

HISTÓRICO

A FARMÁCIA DROGAFELIX LTDA foi inaugurada na década de 80, na cidade de Fortaleza e seus idealizadores foram o Sr. Antônio Félix da Silva e o Sr. Francisco Menezes de Queiroz, em sociedade abriram a farmácia de pequeno porte, e tinha por objetivo ofertar medicamentos com até 90% de desconto a sua clientela. Faz parte do setor terciário, varejista farmacêutico, atendendo as necessidades da região com seus produtos.

Atualmente, a empresa tem 95 funcionários. Mantêm-se no mesmo segmento de medicamentos, cosméticos, produtos oficinais e perfumarias e manipulados. Possui uma rede com seis Farmácias distribuídas em bairros estratégicos de Fortaleza e Região Metropolitana, localizados na Maraponga, Maracanaú, Montese, Conjunto Esperança, Conjunto José Walter e Parque Santa Rosa.

LOCALIZAÇÃO

Encontra-se localizada na Av. Godofredo Maciel, 1170 - Maraponga, Fortaleza – CE.

ANÁLISE EXTERNA E INTERNA DA EMPRESA

A análise interna tem o objetivo de evidenciar as deficiências e qualidades da empresa, ou as suas forças ou fraquezas. Os seus pontos fortes ou fracos deverão ser determinados diante da sua atual posição produto versus mercado. O objetivo da análise externa é avaliar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças. Nesse trabalho, a função do executivo é identificar os componentes relevantes do ambiente e, feito isso, analisá-los quanto à situação de oportunidades ou ameaças para a empresa.

O ambiente empresarial não é um conjunto estável, mas um conjunto muito dinâmico onde atuam grandes quantidades de forças, de diferentes dimensões e naturezas constantemente mutáveis, pois cada uma delas interfere, influencia e interage com as demais forças do ambiente. Nesse contexto, as empresas devem procurar aproveitar as oportunidades, bem como amortecer as ameaças ou, simplesmente, adaptar-se a elas. É importante e necessário que se ligue os fatores externos e internos à empresa, entretanto, é interessante que essa interligação se faça depois da concretização das análises dos fatores externos e internos de maneira isolada.

ANÁLISE MACRO AMBIENTAL

Com o passar dos anos as organizações têm se relacionado com os agentes de seu ambiente de maneira diferente. Após a revolução industrial com o advento da produção em massa e da orientação ao marketing, tal relação ganhou tal importância devido ao período de turbulência que consagraria mais tarde. Atualmente as entidades precisam estar engajadas em seu ambiente empresarial, pois de acordo com Ansoff (1990, p. 118),

(…) a crescente complexidade das atribuições da sociedade e as transformações dos valores sociais levaram ao reconhecimento de que as formas organizacionais históricas deixaram de ser adequadas para atender às necessidades da sociedade.

De acordo com Silva e Alperstedt (1995), a incerteza e a turbulência ambiental constituem um dos principais desafios enfrentados pelas organizações contemporâneas. No que se refere ao ambiente empresarial atual, Bartlet e Goshal (1992) colocam que a economia mundial está passando por um profundo processo de ajustes e identificação de modernas alternativas de crescimento, que exigem criatividade empresarial competência empresariais para prospectar e antecipar as ações destinadas a enfrentar as grandes e rápidas transformações desde o início de séculos, impulsionadas pelo fenômeno da globalização e internacionalização de empresas.

Diante disso, as organizações devem ficar atentas às variações do ambiente empresarial para atenderem as expectativas da sociedade, adaptarem-se às novas condições econômicas e, assim, atingirem condições para se mantiver em continuidade.

Segundo Ansoff (1990), a importância do estudo do cenário ambiental depende da magnitude do impacto e do tempo necessário para que a organização responda a mudança. Uma previsão que permita tempo para a preparação e para a tomada de medidas pode ser importante quando a mudança for consequência. A importância depende do lapso de tempo de que necessita uma empresa para resposta efetiva, e esse lapso de tempo depende da novidade da mudança.

Para Day (1990), a organização que se adaptar às mudanças no ambiente terá vantagem sobre seus concorrentes. Entretanto, as forças em ação nos mercados competitivas estão ficando cada vez mais intensas, pois:

Os mercados estão se fragmentando;

Os mercados nacionais estão transformando-se em mercados globais interligados;

As vantagens competitivas estão mais difíceis de serem sustentadas, enquanto os ciclos de vida se encurtam e os competidores globais lutam por mais mercados;

Excessos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com