TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OPERAÇÕES FINANCEIRAS

Resenha: OPERAÇÕES FINANCEIRAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Resenha  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

OPERAÇÕES FINANCEIRAS;

a. Capitalização Composta

Quando uma determinada soma de dinheiro está aplicada a juros simples, os juros são sempre calculados sobre o montante inicial. Quando uma soma está aplicada a juros compostos, os juros são calculados não apenas sobre o capital inicial, mas sobre este capital acrescido dos juros já vencidos.

Capitalização composta é aquela em que a taxa de juros incide sobre o principal acrescido dos juros acumulados até o período anterior. Neste regime de capitalização a taxa varia exponencialmente em função do tempo. O regime de juros compostos é o mais comum no sistema financeiro e, portanto, o mais útil para cálculos de problemas do dia-a-dia. É usada na correção da poupança, no financiamento habitacional, no financiamento de automóveis e em empréstimos bancários.

b. taxas equivalentes

Taxas Equivalentes são taxas que quando aplicadas ao mesmo capital, num mesmo intervalo de tempo, produzem montantes iguais. Essas taxas devem ser observadas com muita atenção, em alguns financiamentos de longo prazo, somos apenas informados da taxa mensal de juros e não tomamos conhecimento da taxa anual ou dentro do período estabelecido, trimestre, semestre entre outros. Uma expressão matemática básica e de fácil manuseio 1+ia=(1+ip)n,onde: ia=taxa anual ip=taxa período

que nos fornece a equivalência de duas taxas é: n: número de períodos

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS;

Demonstrações contábeis obrigatórias (Balanço Patrimonial e DRE)

Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade.

No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa.

De acordo com o § 1º do artigo 176 da Lei 6.404/76, as demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com