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A Origem dos Símbolos e Imagens Sacras nas Religiões

Por:   •  7/2/2019  •  Artigo  •  4.944 Palavras (20 Páginas)  •  148 Visualizações

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A Origem dos Símbolos e Imagens Sacras nas Religiões

Resumo

É comum as religiões estabelecerem seus próprios símbolos, estes, fundamentalmente, são criados objetivando relacionar a humanidade com a espiritualidade, assim como os valores morais dos mesmos. Muitas dessas religiões possuem histórias, narrativas, simbolismos e tradições que se dedicam a explicar e dar sentido à vida, sua origem e do universo. Compreende-se como simbolismo religioso todo, e quaisquer símbolos, que abrangem arquétipos, atos, artes, eventos, e/ou fenômenos naturais, abarcados por uma religião. A maioria das doutrinas visualiza obras de arte, rituais e textos como símbolos de ideias persuasivas ou ilusórias. O uso de símbolos religiosos demonstra os valores morais de uma sociedade, além dos ensinamentos da religião e criam um sentimento de solidariedade entre os seguidores, funcionando como uma forma de aproximação do adepto com o seu Deus ou deuses.

Palavras-chave: Religiões. Símbolos. Espiritualidade.

Abstract

It is common for religions to establish their own symbols, these are fundamentally created aiming to relate humanity to spirituality, as well as their moral values. Many of these religions have stories, narratives, symbolisms and traditions that are dedicated to explaining and giving meaning to life, its origin and the universe. It is understood as whole religious symbolism, and any symbols, which encompass archetypes, acts, arts, events, and / or natural phenomena, encompassed by a religion. Most doctrines view works of art, rituals, and texts as symbols of persuasive or illusory ideas. The use of religious symbols demonstrates the moral values of a society beyond the teachings of religion and creates a sense of solidarity among followers, functioning as a way of approaching the adept with his God or gods.

Keywords: Religions. Symbols. Spirituality.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 05

2 A SIMBOLOGIA NA RELIGIÃO 05

3 SIGNIFICADO DOS SÍMBOLOS 08

3.1 Cruz / Cristianismo 08

3.2 Estrela de Davi / Judaísmo 09

3.3 Lua Crescente Com Estrela / Islamismo 10

3.4 Om / Hinduísmo 11

3.5 Suástica / Budista 11

3.6 Suástica / Nazista 12

3.7 Dharmacakra / Budismo 13

3.8 Yin-Yang / Taoísmo 13

3.9 Khanda / Sikhismo 14

3.10 Estrela de Nove Pontas / Fé Bahá’í 15

3.11 Flor de Lótus / Ayyavazhi 16

3.12 Hexagrama / Ocultismo 16

3.13 Pentagrama / Wicca 17

3.14 Baphomet / Templários/Maçonaria 17

3.15 Faravahar / Zorastrismo 18

3.16 Torii / Xintoísmo 19

3.17 Enkan / Seicho-no-ie 19

3.18 Luz de Vida e Pomba de Oxalá / Umbanda 20

4 SIMBOLOGIAS RELIGIOSAS 20

4.1 Primeiros Símbolos Cristãos 21

4.2 Simbologias pagãs 22

5 ÍCONES SAGRADOS 24

CONSIDERAÇÕES FINAIS 26

REFERÊNCIAS 26

INTRODUÇÃO

Como símbolo religioso, pode-se entender todo tipo de arquétipos, atos, eventos, fenômenos naturais e/ou trabalhos artísticos, efetuados por uma religião. Sendo que a maior parte delas aprecia rituais, obras de arte e textos como símbolos de ideais ou mesmo de ideias persuasivas.

As religiões, ao criarem seus próprios símbolos, passam a estabelecer o objetivo de relacionarem-se com a espiritualidade, humanidade e vários outros valores morais. Várias delas possuem histórias sagradas, narrativas, tradições e simbolismos destinados a darem sentido à vida de qualquer individuo e/ou até mesmo elucidar sua própria origem ou do universo.

O símbolo personifica ainda um componente fundamental no processo de comunicação, estando distribuído pelo dia a dia e pelas diversas vertentes do saber humano.

Apesar de existirem símbolos que são entendidos dentro de determinados contextos ou grupos religiosos, existem outros reconhecidos internacionalmente, que intensificam a relação com o metafísico.

Para compreeensão do termo ‘’religião’’, Ramos (????) esclarece que:

A palavra religião é de origem latina (religionem) e constituída de duas partes. O prefixo “re” traduz-se na ideia de “vir”, “voltar” e “ligião” origina-se do verbo “ligare” que pode ser traduzido como “ligar”, “conectar”. (RAMOS, ????, p.5)

Ainda Ramos (????) explica que desde os primórdios da existência humana o vínculo existente entre o homem e o divino foi desfeito, cabendo a cada religião uma explicação do fato, bem como dos empenhos para o restabelecimento da ordem a qual foi afetada.

2 A SIMBOLOGIA NA RELIGIÃO

O ascendente domínio da imagem no mundo pode ser visto como indicativo de um declínio da palavra e do símbolo. São numerosas, as consequências, mas a primeira dessas consequências seria a opressão do símbolo pela imagem.

Vivemos uma situação paradoxal: quanto mais cresce o império de imagem em nossa sociedade, mais definha a presença do símbolo. O símbolo vive da evocação e inspiração do ausente. (ROCHA, 2014, p.1)

Mardones (2006) esclarece que no momento em que se vive o novo paradigma da racionabilidade, incentiva-se e estimula-se o exercício de uma razão não unilateral, aberta ao simbólico e aprofundada no mundo da evocação e da corporeidade, ciente de sua relação característica e essencial para a tradição, e compassiva com a diferença da interpretação

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