TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origen Da Moeda

Dissertações: A Origen Da Moeda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  2.314 Palavras (10 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 10

AtividadeEstruturada

Professor : Marcos André

Aluno: Gleyson Alves Matricula: 201308105338

Sala :E-206 Turma: GSTOO56-3OO8 turno: noite

Índice

________________________________________

1.A origem e criação da moeda .

1.1. Origem das operações comerciais e da cobrança de juros nos empréstimos.

1.2 Motivações e justificativas para a cobrança de juros e as Práticas adotadas no passado e que ainda são consagradas pelo uso.

Introdução

________________________________________

A Moeda parece ser pouco compreendida na sociedade. Sua descoberta representou um notável avanço na história da humanidade.

A moeda proporcionou ao indivíduo generalizar seu poder de compra e obter da sociedade aquilo que sua moeda lhe dá direito, sob a forma que melhor lhe convém. Sob este ponto de vista, alguns autores destacam que a moeda aparece como criadora da propriedade individual, característica que a acompanha desde o princípio. A magnitude e a importância da moeda exigem um estudo detalhado e objetivo para que se possa compreender o seu papel na economia.

Através da divisão do trabalho e do desenvolvimento das economias, a moeda passou a incorporar novas funções, tornando-se sinônimo de riqueza e de poder coletivo e pessoal. Não é por outra razão que alguns autores clássicos como Marx, Weber e Simmel, davam grande destaque ao papel do dinheiro, ao analisarem o funcionamento dos sistemas econômicos. Marx discutiu os conceitos de valor de uso e valor de troca das mercadorias no capitalismo. Weber estudou o papel do dinheiro nas sociedades ocidentais modernas, a sua importância para racionalização da vida social e a definição dos preços dos bens e serviços. Simmel referenciou o dinheiro como sendo uma instituição fundamental no desenvolvimento das relações econômicas. Enfim, o uso do dinheiro, desde os primórdios das civilizações até os nossos dias, trouxe diversas consequências econômicas e sócio-culturais.

No Brasil, vários foram os fatos que impactaram a história da moeda. Em cada um desses momentos históricos o suprimento, a aceitação e até as próprias funções da moeda foram fortemente modificados.

A moeda está estreitamente relacionada com a história e o estágio de evolução da humanidade. Hoje, o uso da moeda na economia é tão generalizado que se torna difícil imaginar o funcionamento do sistema econômico sem a mesma.

Na realidade, existiram grupos humanos primitivos que não utilizavam quaisquer formas de moeda. Esses grupos humanos, em geral nômades, sobreviveram sob padrões simples de atividade econômica, onde não conheceram a moeda e realizavam trocas diretas em espécies, denominadas escambo.

Essas formas de relacionamento econômico, com o passar do tempo, foram sendo modificadas pelo processo de especialização e divisão social do trabalho, ainda que em estágio primitivo. A vida social tornou-se mais complexa, a produção diversificou-se com a criação de instrumentos de trabalho exigidos pelas novas formas de produção e pelos novos padrões de vida. Dessa forma, o escambo foi gradativamente dando lugar a processos indiretos de pagamentos. A aceitação generalizada de determinados produtos recebidos em pagamento das transações econômicas, configura a origem da moeda.

Entre os instrumentos criados e continuamente melhorados pelo homem, a moeda aparece como um dos mais preciosos para atuar sobre a atividade econômica. Sem ela, nenhum progresso material e humano teria sido ou seria possível. Ela é hoje parte integrante da sociedade, por isso, o estudo dos problemas suscitados pela moeda é considerado bastante delicado, pois grande parte do seu valor provém do julgamento e do comportamento daqueles que a utilizam: os indivíduos, os grupos e as nações.

1. A origem da moeda

________________________________________

A moeda, como hoje a conhecemos, é o resultado de uma longa evolução. No inicio não havia moeda. Praticava-se o escambo, simples troca de mercadoria, sem equivalência de valor.

Assim, quem pescasse mais peixe do que o necessário para si e seu grupo trocava este excesso com o de outra pessoa que, por exemplo, tivesse plantado e colhido mais milho do que fosse precisar. Esta elementar forma de comércio foi dominante no inicio da civilização. Podendo ser encontrada, ainda hoje, entre povos de economia primitiva, em regiões onde, pelo difícil acesso, há escassez de meio circulante, e até situações especiais, em que as pessoas envolvidas efetuam permuta de objetos sem preocupação de sua equivalência de valor. Este é ocaso por exemplo, da criança que troca com o colega um brinquedo caro por outro de menor valor, que deseja muito.

As mercadorias utilizadas para escambo geralmente se apresentam em estado natural, variando conforme as condiçõesde meio ambiente e as atividades desenvolvidas pelo grupo, correspondendo a necessidades fundamentais de seus membros

Nesta forma de troca, no entanto, ocorrem dificuldades, por não haver uma medida comum de valor entreos elementos a serem permutados.

• Moeda Mercadoria

Algumas mercadorias, pela sua utilidade, passaram a ser mais procuradas do que outras

Aceitas por todos, assumiram a função de moeda, circulando como elemento trocado por outros produtos e servindo pra avaliar-lhes o valor. Eram as moedas mercadorias

O gado, principalmente o bovino foi dos mais utilizados; apresentava vantagens de locomoção própria, reprodução e prestação de serviços, embora corresse o risco de doenças e da morte.

O sal foi outra moeda-mercadoria; de difícil obtenção, principalmente no interior dos continentes, eram muito utilizado na conservação de alimentos. Ambas deixaram marca de sua função como instrumento de troca em nosso vocabulário, pois até hoje, empregamos palavras como pecúnia (dinheiro) e pecúlio (dinheiro acumulado) derivadas da palavra latinapecus (gado). A palavra capital (patrimônio) vem do latim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com