TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PARTICIPAÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

Ensaios: A PARTICIPAÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  4.525 Palavras (19 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 19

RESUMO

O objetivo desse estudo é destacar a importância que a mulher vem agregando no mercado de trabalho atualmente, se integrando seja dentro de uma organização como também no ramo empreendedor. O objetivo desta pesquisa é apresentar a contribuição que o mercado vem ganhando com essa evolução da mulher, também destacando as desigualdades existentes entre homens e mulheres em diferentes ramos. Antigamente quando pensávamos na mulher o que vinha na cabeça era a imagem da mulher como dona de casa, hoje a visão não é a mesma, atualmente a mulher é vista como trabalhadora, deixando de lado a visão anterior de dona de casa, hoje a mulher atua em diferentes áreas do mercado de trabalho. As mulheres estão desempenhando diferentes funções no mercado de trabalho, atuando como grandes executivas, médicas, ingressando em atividades que na visão da sociedade não seriam capazes de realizar como o ingresso na força aérea. A mulher vem conseguindo cada vez mais seu espaço no mercado de trabalho, quebrando barreiras e preconceitos encontrados durante a sua evolução, e mostrando que é capaz de desempenhar qualquer tipo de atividade a qual realmente se dedicar.

Palavras-Chave: evolução da mulher, dona de casa, mercado de trabalho.

ABSTRACT

The goal of this study is to enhance the importance that the woman has been achieving in the workplace these days, taking part either inside an organization or in the entrepreneurial branch. The goal of this research is to show the contribution that the market has been gaining with this woman’s evolution, also enhancing the existent inequality between men and women in different areas. In the past when we thought about women what came to mind is the image of the woman as housewife, today this vision isn’t the same. Nowadays women are seen as hard workers, putting aside the previous vision, as a result, the women act in different work areas. Women are performing different functions in the workplace, acting as great exectives, doctors, taking part in activities that, in the society view, they weren’t able to do, such as entering in the air force. Women has been gaining more space in the work market, breaking the barriers and prejudice found during their evolution and showing that they are able to develop all kinds of activity if they really dedicate themselves to it.

Keywords: women’s evolution, housewife, work market.

1. INTRODUÇÃO

A história da mulher no mercado de trabalho, no Brasil, está sendo escrita com base fundamentalmente em dois quesitos: a queda da taxa de fecundidade e o aumento no nível de instrução da população feminina.

Na década de 70 a mulher passou a ingressar com percentual elevado no mercado de trabalho, porém ainda ocupando os cargos relacionados a atividades domésticas, serviços hospitalares, secretárias e educadoras.

Durante a década de 80 a mulher ganhou uma força com o crescimento da CUT, com o movimento sindical elas obtiveram uma constituição pela igualdade jurídica, passando a ser tão capazes quanto o homem durante atividade no trabalho.

Já na década de 90 com a baixa da fecundidade as mulheres puderam conciliar o papel dentro da família com o papel de trabalhadora, com a maior participação no mercado de trabalho e o aumento da responsabilidade dentro da família, sendo que a renda média das trabalhadoras passou a aumentar, se igualando às vezes com o salário de um trabalhador.

Outra peculiaridade que acompanha a mulher é a segunda jornada, normalmente além de cumprir suas tarefas na empresa, ela também precisa cuidar dos afazeres domésticos em sua casa, isso acontece com 90% das mulheres que trabalham fora.

De acordo com o sistema estadual de análise de dados (SEAD), após o ano 2000 houve um crescimento da taxa de atividades para as mulheres, sendo que as estatísticas mostram que a mulher consegue um emprego com mais facilidade mesmo o seu concorrente sendo um homem.

As pesquisas no Brasil mostram que as mulheres vêm ocupando a maior parte das novas vagas no mercado de trabalho, sendo que esse processo de conquista pelas mulheres vem se destacando degrau por degrau.

As mulheres vão ampliando seu espaço no mercado de trabalho, aumentando a participação na vida econômica da família, ela deixou de ser apenas uma parte da família para se tornar também uma comandante nas decisões juntamente com seu cônjuge.

Atualmente a mulher também está ingressando nas forças armadas com cargos de alta confiança, e para que isso aconteça a mulher deixa de realizar alguns projetos pessoais para alcançar uma posição no mercado de trabalho.

A inserção da mulher no mercado de trabalho vem aumentando durante os anos, e devido a esse crescimento a mulher enfrenta algumas dificuldades, entre elas podemos destacar a diferença salarial entre homens e mulheres.

Embora as mulheres venham se destacando no mercado de trabalho, elas ainda encontram algumas dificuldades, sejam elas salariais ou até mesmo por algum tipo de preconceito, diante disso fica a pergunta: porque as mulheres ainda são inferiores em relação aos homens?

A resposta para essa pergunta é simples, porque se hoje a mulher enfrenta dificuldades sejam elas salariais ou discriminatórias, e ainda continuam sendo inferiores ao homem é por causa do preconceito ainda existente, onde alguns homens não aceitam o fato da mulher muitas vezes tomar um lugar que julga ser o seu, ou até mesmo não aceitam ser liderados ou trabalharem com uma mulher.

Portanto, o objetivo deste trabalho é analisar as disparidades ocorridas no mercado de trabalho brasileiro, em termos de desigualdade salarial e discriminação entre homens e mulheres. Constatamos que, apesar da crescente participação no mercado de trabalho, seja no formal seja no informal, e ter adquirido mais instrução, a mulher brasileira recebe, em média, rendimentos inferiores aos do homem.

Para a realização desse trabalho, a metodologia utilizada foi através de pesquisas bibliográficas, sites, artigos de revista.

2. A PARTICIPAÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

O número de mulheres no mercado de trabalho está cada vez maior, no passado as mulheres eram vistas como o “sexo frágil”, responsável apenas pelos cuidados da casa e dos filhos. Hoje a história é outra, e a mulher vem assumindo novas responsabilidades fora do ambiente familiar, conquistando cargos altos dentro das organizações, e pouco a pouco aumentando a sua participação no competitivo mercado de trabalho.

A mulher, de acordo com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com