TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL: CONSTRUÇÃO DOS DIREITOS E POLITICAS SOCIAIS NO BRASIL APARTIR DO SECULO XX

Trabalho Universitário: A POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL: CONSTRUÇÃO DOS DIREITOS E POLITICAS SOCIAIS NO BRASIL APARTIR DO SECULO XX. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  1.347 Palavras (6 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 desemvolvimento 4

3 conclusão 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Com este trabalho farei uma analise de como se deu a construção dos direitos sociais no nosso Brasil, partindo do tempo do século XX, sabendo que neste século não se tinha Políticas sociais e nem o povo tinha seus direitos garantidos, com a inicialização do capitalismo e da imigração vinda da Europa é que se teve a necessidade de rever os direitos dos operários. Com isso foi criado vários programas sociais para atender os operários e suas famílias, em 1988 tivemos nossa Constituição Federal para nos garantir nossos direitos.

2 DESEMVOLVIMENTO

Sabemos que como estes direitos foram iniciados, com pessoas que tinham uma visão de compaixão e de preocupação com as pessoas menos atendidas. A igreja com sua ideia de que o cristianismo seria um dividir e um cuidar dos mais fracos começaram cuidando destas famílias e graças a essa iniciativa muitas tinham a ajuda que precisavam lógico não se podia atender a todas, mais muitas eram ajudadas.

Com o surgimento da industrialização aparecendo no Brasil, veio sendo implantado o capitalismo e com isto foi preciso de que se começasse a ideia de cuidado com os operários, pois eles já eram muitos e tinham força com reivindicações para com os patrões, pois muitos já vinham da Europa e conheciam seus direitos como operários.

O Estado já estava se organizando e começaram a aparecer os programas sociais para estabelecer condições de sobrevivência para o horário quando não pudesse trabalhar.

A Política Social é tida como uma ciência de bem governar o povo, constituído de Estado, Além de reivindicar projetos com objetivo de reivindicar o “bem estar dos cidadãos”, as políticas sociais tem por parte de o Estado atender as necessidades sociais básicas da população, como: Saúde; Educação, segurança, habitação etc...

Getulio Vargas soube ver que o crescimento do proletariado urbano tinha crescido teve a necessidade de começar com um jeito de poder dominar os trabalhadores e resolveu buscar mecanismo de se adequar as reivindicações dos mesmos, o real objetivo de Getulio Vargas era do seu lado a grande maioria dos proletariados e pequenos burgueses usando-os contra as oligarquias, ele acreditava mesmo que poderia tirar proveito sendo o “pai dos pobres” e ao mesmo tempo sendo a mãe dos ricos.

Vamos ver como foi esta organização pelo Estado e a onde os Assistentes Sociais tiveram sua parcela de contribuição.

Vamos ver primeiro o que vem a ser Capitalismo: è um sistema econômico social baseado na propriedade privada, com a produção visando o lucro e empregando o trabalho assalariado.

A Política Social da sociedade Capitalista, ela é considerada uma política de mediação entre as necessidades de valorização e concentração do capital e as necessidades e interesses da classe trabalhadora, nesta política tem duas funções principais como: Socializar os custos de produção (Reprodução e manutenção da força do trabalho, subsídios aos baixos salários e estimulo ao poder aquisitivo) e realizar o controle social (Função de válvula de escape; Política eleitoral; Legitimação da força de trabalho; mantendo uma imagem de preocupação e controle do cotidiano).

O segundo PIN foi criado para ajudar com os entraves do crescimento e poder ajudar na expansão.

No atual momento histórico a Política Social criada pelas entidades e projetada nestes programas, sempre teve a participação do profissional da assistência social, pois ele é que vem operacionalizando na época do regime militar.

O Estado vem mantendo o controle da assistência dos programas como também do Serviço Social, com a fiscalização periodicamente.

No governo militar encontrou uma pratica de modernização, com isto os assistentes sociais foram chamados a se modernizar, buscando assim ações de Reconceituação para o Serviço Social no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com