TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política Social No Brasil:costrução Dos Direitos E Políticas Sociais No Brasil A Partir Do século 20

Trabalho Escolar: Política Social No Brasil:costrução Dos Direitos E Políticas Sociais No Brasil A Partir Do século 20. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 2

No Brasil, parece que assistimos as praticas de infanticídio do Brasil colonial, é preciso resolver o problema da exclusão social ter uma melhor politica de prevenção de gravidez controle de natalidade. Estudos apontam os efeitos novos sobre a formação das crianças quando observadas num processo de separação dos pais e, em especial da mãe. Os bebes e as crianças abandonadas ou entregas para os cuidados institucionais contam apenas com o suporte social. No ano de 1990 foi criado pelo o governo brasileiro o estatuto da criança e do adolescente (eca), que regulamenta politicas em favor da criança e do adolescente e institui seus direitos e deveres. Mais a situação ainda estar bem longe de ser solucionada: atualmente ainda existem muitas crianças abandonadas, morando em situação de risco, nas ruas.

E levando em consideração o direito prioritário das crianças e adolescente a uma estrutura harmoniosa vida familiar á educação, a plena formação social e ao livre exercício de usufruirá a juventude, que podemos atribuir a toda sociedade o dever de zelar por aqueles que ainda não completaram seu desenvolvimento, psíquico, cultural, emocional, e físico. Em especial quando tal jovem encontra-se em situação de abandono, exploração e perigo. A construção federal brasileira e o estatuto da e do adolescente deixaram claro que as crianças e o adolescente são antes de tudo, sujeito de direito que devem contar com a prioridade absoluta das politicas e planejamento socioeconômico. Ao levar em consideração que é expressamente proibido o trabalho infantil e que a rua não é um lugar adequado, em hipótese alguma, para crianças e adolescentes, toda a sociedade, ao não buscar melhorias para qualidade de cada jovens encontra-se o papel cúmplice em violações diárias aos direitos humanos. Ao ver uma criança ou adolescente nas em situação de rua (pedindo esmola, dormindo nas calçadas, fazendo uso de drogas, sendo obrigado á trabalhar e etc.). E essencial notificar o conselho tutelar da região e exigir que a vara da infância e da juventude apure o caso. E dever da família, da comunidade em geral e do poder politico assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referente a vida, a saúde, a educação, a alimentação, á educação, ao esporte, cultura, á dignidade, ao respeito, a liberdade e a convivência familiar e comunitária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com