TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRIMEIRA INSTRUÇÃO APRENDIZ MAÇON

Por:   •  4/8/2022  •  Artigo  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

À g d G A D U

A R L S “TRADIÇÃO E ANTIGAS OBRIGAÇÕES, 122”.

Sess: sábados das 9 e 30 horas às 11 horas.

 

PRIMEIRA INSTRUÇÃO APRENDIZ MAÇON

As Quatro Virtudes Cardeais

Como apresentado em nossa primeira instrução sobre a explicação sobre o painel da loja de aprendiz, escolhi a parte final da instrução para fazer meu trabalho. Dele extrai esta passagem:

“Pendentes dos cantos da Loj.: vemos as borlas, colocadas nos pontos externos da mesma, para nos lembrarem as virtudes cardeais – TEMPERANÇA, JUSTIÇA, CORAGEM E PRUDÊNCIA – que, diz nossa tradição, foram sempre praticadas por nossos antigos IIr:..

        Vou iniciar com a etimologia de cada uma destas palavras, fruto de pesquisa realizada:

Temperança: (em latim temperare “guardar o equilíbrio”) é caracterizada pelo domínio de si e pela moderação dos desejos. Ter temperança é ter controle sobre paixões, é ter sobriedade em suas atitudes e decisões, é evitar excessos em seus apetites, seus desejos e vontades.

Justiça: Pode ser reconhecida por mecanismos automáticos ou intuitivos nas relações sociais, ou por mediação através dos tribunais. Em Roma, a justiça é representada por uma estátua, com olhos vendados, que significa que “todos são iguais perante a lei” e “todos têm iguais garantias legais”, ou ainda, “todos têm iguais direitos”. A justiça deve buscar a igualdade entre todos.

Coragem: é a capacidade de agir apesar do medo, do temor e da intimidação. Deve-se notar que coragem não significa a ausência do medo, e sim a ação apesar deste. O contrário da coragem é tida normalmente como covardia.

Prudência: (em latim prudentia, significa previsão, sagacidade). É associada com a sabedoria, introspecção e conhecimento. Neste caso, é a capacidade de julgar entre ações maliciosas e virtuosas, não só num sentido geral, mas com referência a ações apropriadas num dado tempo e lugar. Por outras palavras, prudência "dispõe a razão para discernir em todas as circunstâncias o verdadeiro bem e a escolher os justos meios para o atingir. Ela conduz a outras virtudes, indicando-lhes a regra e a medida".

        Com isso irmãos, no meu entendimento deste ensinamento, estas quatro virtudes, são de fundamental importância para serem praticadas em nosso dia a dia; não somente em loja, mas também no mundo profano. A temperança que deve moderar nossos desejos e paixões, que faz com que possamos libertar nossas mentes das tentações dos vícios. Devemos praticar esta virtude constantemente não só em ações mas em pensamentos também. A justiça que é o standard. Que nos guia e nos permite sermos corretos com todos, sem nenhuma distinção. Simboliza igualdade. A coragem que deve nos dar força para seguirmos nossas convicções, agirmos em todos os momentos em busca da moral, defendermos nossas famílias e a todos que necessitarem, sem temor. E a prudência que nos ensina a julgar e tomar as melhores ações no dia a dia. Já prevendo as consequências destas ações. É ter sabedoria para distinguir ações e sempre buscar o justo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (717.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com