TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA/FNDE

Por:   •  14/12/2018  •  Resenha  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 3

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA/FNDE

  • CURSO: CENSO ESCOLAR - EDUCACENSO

CENSO ESCOLAR

EDFRAN AUGUSTO MESQUITA

ELIARA DANTAS DE OLIVEIRA DINIZ

JOÃO CÂMARA - RN, 06 de DEZEMBRO de 2018.

1 INTRODUÇÃO

O sistema do Censo Escolar consiste na apuração de dados da estatistica da educação. A nível nacional, sendo realizado anualmente e que é fiscalizado pelo INEP. É o principal instrumento de coleta dessas informações da educação básica, abrangendo todas as suas diferentes etapas e modalidades, desde o ensino regular( educação infantil, fundamental e médio) até a educação fe Jovens e Adultos( Eja), sem esquecer da educação especial.

É através desta pesquisa do Censo Escolar que se obtêm as informações utilizadas como base para a formulaçáo de políticas publicas e execução de programas na área da eduacação, e os mesmos também são utilizados para o cálculo do Ideb( Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

2  Sistema Educacenso

           O Censo Escolar é a principal forma de coleta de informações sobre a educação básica. É coordenado pelo Inep junto as secretarias estaduais e municipais de educação, incluíndo as escolas públicas e privadas de todo o país.

          O Censo Escolar incluí todas as etapas e modalidades da educação básica e profissional: Ensino Regular( da Educação Infantil ao Ensino Médio), Educação de Jovens e Adultos( Eja), Educação Especial( modalidade substitutiva) e Educação Profissional( Cursos Técnicos e de Formação Continuada).

           O Censo Escolar é regulamentado por instrumentos normativos, que instituem a obrigatoriedade, os prazos de responsaveis, bem como os procedimentos para a realização de todo o processo de coleta de dados.

           Em cada unidade de ensino é o diretor ou alguém indicado por ele que disponibiliza todas as informações e para o acesso do Educacenso, o responsavel é obrigado a declarar,sob a pena de lei, as informações veridicas. São coletadas informações sobre a infra - estrutura da escola, sobre os docentes, matrículas, jornada escolar, por nível, etapa e modalidade de ensino, dentre outros…

            Os dados do Educacenso podem ser acessados por meio da próprio sistema do Educacenso, pela consulta Matrícula, pelo Data Escola Brasil, pelas Sinopses Estatísticas, pelos Microdados ou pelo Inepdata.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com este trabalho , pôde-se observar que o Censo Escolar é o mais relevante levantamento estatistico sobre a educação básica. Os dados coletados, constituem um quadro muito utilizado pelo Ministerio da Educação( MEC) para a formulação de políticas e para o desenvolvimento de programas.

Por meio desta pesquisa, foi possível perceber o quanto essa ferramenta educativa tem sido pouco divulgada nos espaços escolares, uma vez que os dados coletados ficam restritos as secretarias de educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (93.7 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com