TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Aquecimento Solar (SAS)

Seminário: Sistema de Aquecimento Solar (SAS). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  Seminário  •  1.615 Palavras (7 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 7

Sistema de Aquecimento Solar (SAS)

O sistema de aquecimento solar (SAS) trata-se de um sistema que utiliza a energia de irradiação solar, para aquecer certa quantidade de água, utilizando-se da convecção natural dos líquidos para forçar a água a circular por uma placa exposta ao sol, e reservando-a para que possa ser utilizada em banho, economizando assim energia elétrica.

A energia de irradiação do sol possui aproximadamente 1000watts por metro quadrado, o que significa que se conseguíssemos absorver toda esta energia seria possível aquecer uma grande quantidade de água quase que instantaneamente ou gerar grande quantidade de energia elétrica.

Nossos sistemas de aquecimento populares de hoje em dia não conseguem absorver tanta energia, devido o custo de materiais de alta absorção como o caso do cromo negro (black chrome) , ou dos tubos á vácuo, que chegam a se aquecer há 320°C.

Geralmente os sistemas de aquecimento solar são constituídos de alumínio, cobre. Ou PVC, porém quanto mais barato, menor a eficiência do mesmo.

Componentes do SAS

O Sistema de Aquecimento Solar é constituído basicamente de um reservatório térmico chamado boiler, um painel com tubos finos que fica exposto ao sol chamado coletor, a tubulação isolada termicamente e os equipamentos de monitoramento da temperatura que são opcionais. A seguir vamos detalhar cada item e seu objetivo.

Reservatório Boiler

O Boiler trata-se de um reservatório isolado termicamente, geralmente constituído de inox ou plástico ABS, revestido com espuma a base de poliuretano, ele tem como objetivo manter a água que foi aquecida lentamente durante o dia, quente, para utilização durante a noite, ou em dias que não haja sol.

Painel solar ou coletor solar

Trata-se de um painel constituído de tubos finos cujo material pode ser de PVC, ABS, Cobre, Alumínio, cromo negro (black chrome) ou tubos á vácuo, estes variam de acordo com o projeto, o dimensionamento do mesmo varia de acordo com o material, ou o tamanho do boiler, ou a irradiação solar do local.

Tubulação isolada

Trata-se de uma tubulação geralmente de pvc que é revestida com espuma de poliuretano, para que não haja perda temperatura da água para o ambiente, geralmente a tubulação segue em paralelo com a tubulação de água padrão das casas, sendo utilizados uma torneira a mais para água quente, e um misturador, quando o sistema é utilizado em piscinas o mesmo é ligado em paralelo com o sistema de bombeamento da piscina e ligado durante o dia e desligado a noite.

Equipamentos de monitoramento da temperatura da água

Estes equipamentos geralmente são mais utilizados em piscinas, tratam-se de termômetros, válvulas, bomba d’agua e resistência elétrica de aquecimento do boiler, com estes sistemas adicionados ao sistema principal consegue-se uma temperatura mais alta, e um controle melhor mesmo em tempo de frio.vejamos alguns exemplos de acessórios fornecidos pela empresa Soletrol®.

CDT - Controlador Digital de Temperatura

O CDT - Controlador Digital de Temperatura possibilita o controle da temperatura no reservatório térmico, funcionando como um gerenciador eletrônico do sistema de aquecimento complementar elétrico.

Também pode controlar o bombeamento em sistemas de Aquecimento Solar que utilizam uma bomba para realizar a circulação da água quando esta é aquecida.

Este acessório também pode ser utilizado para controlar o funcionamento da bomba d'água em sistemas de Aquecimento Solar por circulação forçada.

Este controlador digital é utilizado para acionamento de uma bomba hidráulica, necessária para fazer o fluxo da água a ser aquecida em sistemas de Aquecimento Solar entre o reservatório térmico ou uma piscina e os coletores solares.

O uso de bombas é necessário pois, nestes casos, os coletores são instalados sempre em altura acima do reservatório térmico, impossibilitando assim o Aquecimento por circulação natural ou termossifão.

Termômetro Digital para Duchas

É um termômetro digital com display de cristal líquido de números grandes de fácil leitura para ser instalado junto às duchas de banheiros que sejam atendidos pelas tubulações de água quente e fria.

Fica instalado entre a parede e a ducha. Serve exclusivamente para visualização instantânea da temperatura da água do banho, possibilitando ao usuário que faça o controle adequado através dos registros de água quente e fria.

Além de informar a temperatura, garante segurança ao evitar a necessidade de contato da pele com a água muito quente.

Dimensionamento do sistema

Para dimensionamento do sistema de aquecimento é necessário se seguir alguma regras e normas da ABNT criadas pelo programa NORMASOL, que vem normalizando os sistemas de aquecimento solares. São elas:

• CB55 – ABNT

• NBR 15569

Norma estabelece os requisitos para o sistema de aquecimento solar (SAS), considerando aspectos de concepção, dimensionamento, arranjo hidráulico, instalação e manutenção, onde o fluido de transporte é a água;

Primeiramente o usuário de sistemas de aquecimento solar deve ter sempre em mãos os seguintes documentos:

1. Projeto;

2. Manual de operação e manutenção;

3. Anotação de responsabilidade técnica (ART) de elaboração do projeto;

4. Anotação de responsabilidade técnica (ART) de instalação;

5. Registros de manutenção

Para o projeto de um sistema de aquecimento solar é necessário uma documentação que deve conter os seguintes arquivos

• Documentação do projeto ( NBR 15569)

1. Premissas de cálculo;

2. Dimensionamento;

3. Fração solar;

4. Memorial descritivo;

5. Volume de armazenamento;

6. Pressão de trabalho;

7. Fontes de abastecimento de água;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com