TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CLASSE MULTISSERIADA

Casos: A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CLASSE MULTISSERIADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/8/2014  •  5.202 Palavras (21 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 21

SUMARIO

Introdução

9

1. A visão atual das classes multisseriadas 12

1.1 O negativismo da classe multisseriada 12

2. Classes Multisseriadas: um novo olhar 14

3. Pesquisa de Campo: entrando em uma classe multisseriada 17

3.1 Desenvolvendo a Pesquisa de Campo

3.2 As dificuldades

3.3 Os resultados

18

19

20

Considerações Finais

24

Referências Bibliográficas

Anexos

Anexo 1

Anexo 2

Anexo 3

Anexo 4

Anexo 5

Anexo 6

26

28

29

30

31

32

33

Introdução

No Brasil o Sistema Educacional está organizado em diferentes níveis e modalidades. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 o ensino está dividido em dois níveis: Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio) e Ensino Superior. No que se refere às modalidades que são a forma como o ensino será oferecido podemos citar Educação Especial, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos e outras.

A LDBEN 9394/96 regulamenta como a Educação Básica pode ser organizada.

Art. 23. A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar. (LDBEN 9394/96, art. 23).

De acordo com esse artigo percebe-se que a organização escolar se dá em consonância com o processo de aprendizagem. Portanto, encontramos uma forma de organização contemporânea pouco difundida em nossa sociedade, conhecida como classe multisseriada.

Antes de se falar de classe multisseriada é preciso entender esta forma de organização escolar. Pois ela passou a existir para caracterizar um modelo de escola predominantemente encontrado no campo.

A classe multisseriada é uma organização de várias turmas em séries diferentes na mesma classe, ou seja, ocupam o mesmo espaço alunos do 1º ano ao 5º ano do Ensino Fundamental. Esta classe conta apenas com um educador que tem como obrigação docente lecionar para todas as séries, mesmo sendo um conteúdo específico para cada ano de escolaridade. Sem esquecer por nenhum momento que o espaço ocupado pelos educandos é o mesmo. O Ministério da Educação (MEC), por intermédio do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) define a classe multisseriada através da seguinte redação:

(...) Essa escola passou a ser conhecida como multisseriada para caracterizar um modelo de escola do campo que reúne num único espaço um conjunto de séries do Ensino Fundamental. Sabe-se que a compactação de séries na mesma sala de aula define também a forma de organização da escola mais típica do campo no Brasil.(PDE ESCOLA ATIVA – 2008, P. 23)

Como podemos perceber de acordo com a citação acima a classe multisseriada é predominantemente na Educação Rural ou Educação do Campo, pois fundamenta-se pelo número pequeno de habitantes e consequentemente número pequeno de educandos por ano de escolaridade.

A Educação Rural é regulamentada na LDBEN 9394/96 conforme o artigo abaixo:

Art. 28. Na oferta de educação básica para a população rural, os sistemas de ensino promoverão as adaptações necessárias à sua adequação às peculiaridades da vida rural e de cada região, especialmente:

I - conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural;

II - organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas;

III - adequação à natureza do trabalho na zona rural. (LDBEN 9394/93, art. 28).

Além da LDBEN 9394/96 também regulamentam a Educação Rural a Lei de Diretrizes Operacionais para Educação Básica no Campo.

A Resolução CNE/CEB nº 1 de 2002 em parágrafo único que diz que “A identidade da escola do campo é definida pela sua vinculação á questões inerentes a sua realidade”.

Anos mais tarde em 2008 foram promulgadas as diretrizes complementares a Educação Básica do Campo. Essa Resolução nº 2 de 2008 traz a regulamentação de classe multisseriada, neste artigo afirma que o ensino deve ser oferecido na comunidade rural.

Art. 3: A Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental serão sempre oferecidos nas próprias comunidades rurais, evitando-se os processos de nucleação de escolas e de deslocamento das crianças. (CNE/CEB, nº2, 2008).

Percebemos que a classe multisseriada está bem regulamentada e que ela não passou a existir agora e sim desde o surgimento da educação no Brasil. Entretanto, até hoje, muitas pessoas não sabem o que é uma classe multisseriada e muito menos como é desenvolvida a prática pedagógica em uma unidade escolar com essa forma de organização.

Sendo assim, este trabalho consiste em uma pesquisa de campo e também metodológica, no qual se deseja investigar a prática pedagógica em classe multisseriada.

O presente trabalho está dividido em três capítulos. O primeiro capítulo traz a visão atual da classe multisseriada, na qual, ela é considerada uma educação de segundo plano, um grande desafio para alguns educadores.

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com