TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA PEDAGÓGICA UM ESPAÇO INTEDISCIPLINAR

Trabalho Universitário: A PRÁTICA PEDAGÓGICA UM ESPAÇO INTEDISCIPLINAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 2

A PRÁTICA PEDAGÓGICA UM ESPAÇO INTEDISCIPLINAR

Com base nas reflexões teóricas apresentadas, que tem como diretriz englobar os saberes de um conjunto de disciplinas dentro de um mesmo eixo investigador, além de considerar os princípios e finalidades do sujeito no que diz respeito a construção do conhecimento, valores, habilidades e competências, que são conseqüências de um processo sócio-histórico.

Do ponto de vista metodológico, pretende-se sistematizar elementos simbólicos e representativos, concretos e racionais que se constituem como objetos de orientação ao exercício da pratica pedagógica do professor sob a ótica da interdisciplinaridade. Alguns aspectos procedimentais que seriam eles: Competências, ética, saberes científicos e críticos, saberes didáticos e competências relacionais, saberes e fazer pedagógico e competências organizacionais

O planejamento da atividade interdisciplinar envolve a tríade: necessidade, intenção e cooperação de modo, que o movimento gerado tenha como propósito, a construção da cidadania e exercício da autonomia pessoal. A necessidade diz respeito ao contexto da escola e envolve múltiplos aspectos e diferentes dimensões da vida social. A intenção gesta do projeto pedagógico da escola, da projeção e planejamento das atividades que possibilitem a construção do conhecimento, e se manifesta na atitude, no refazer, rever, reconstruir em vista de sua característica formadora e científica. A cooperação se dá a partir da intenção por confrontar posicionamentos, interrogações da realidade, veicular concepções de valores e principalmente transpor os diferentes campos do conhecimento.

A prática interdisciplinar constitui-se de um trabalho coletivo e solidário que exige a descentralização do poder e uma efetiva autonomia do sujeito, seu exercício envolve competências docentes tais como: perceber-se interdisciplinar; contextualizar os conteúdos; valorizar o trabalho em parceria; desenvolver atitude de pesquisa; valorizar e dinamizar a comunicação; resgatar o sentido de humano e trabalhar com a pedagogia de projetos.

A partir do delineamento dessas competências define-se o eixo integrador que deve articular as várias disciplinas, tendo em vista a aprendizagem significativa para o aluno. A realização da atividade planejada inclui: textos, seminários, visitas, entrevistas, estudo de caso, oportunizando ao aluno a problematização da realidade, construção de conhecimento e desenvolvimento de habilidades para intervenção da mesma. Na etapa final, apresenta-se os resultado em forma de produções escritas , seminários, simpósios , painéis e exposições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com