TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa. Características e procedimentos

Seminário: A Pesquisa. Características e procedimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Seminário  •  1.909 Palavras (8 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 8

Aula-tema 06: A Pesquisa. Caracterização e Procedimentos.

A autora Azevedo (2010), por sua experiência na docência e supervisão de estágio em Psicologia, percebeu que, ao fazer o atendimento de forma tradicional, a criança que manifestava dificuldades de aprendizagem obtinha resultados que poderiam até trazer algum benefício para a vida dela e seu relacionamento com a família, mas pouco se refletiam na realidade escolar da mesma. Isto porque as intervenções realizadas dirigiam-se à criança e sua psicopatologia, deixando em segundo plano as características ambientais, socioculturais, escolares, as condições de aprendizagem da criança e seu contexto familiar.

Desta forma, propôs uma pesquisa que teve como objetivo principal o desenvolvimento integral de crianças que eram atendidas pelo Serviço de Psicologia Aplicada, uma vez que, como estratégia, utilizou o jogo infantil e a observação lúdica como meio para o diagnóstico e intervenção das dificuldades escolares apresentadas, procurando integrar aspectos cognitivos, afetivos, motores, sociais e de linguagem, além de interagir com a família e a escola.

Desta forma, a pesquisa realizada caracterizou-se como qualitativa por basear-se em princípios que levavam em conta a descrição e a interpretação dos dados por seu autor. Foi delineada como estudo de caso por realizar uma investigação descritiva de uma dada realidade, uma vez que, mesmo baseando-se em pressupostos teóricos, visava a descoberta, enfatizava a interpretação dentro de um contexto e retratava a realidade de forma completa e profunda. Utilizou como principais instrumentos, para a coleta dos dados, a observação, a entrevista, o questionário, o formulário, e seus relatos foram escritos em uma linguagem e uma forma mais acessível do que o de outras pesquisas.

Participaram da pesquisa realizada por Azevedo (2010) dois grupos de sujeitos: o Grupo A, composto por "três crianças atendidas em diagnóstico interventivo em uma Brinquedoteca Psicopedagógica de uma Clínica Psicológica no interior do Estado de São Paulo" (p. 88) e o Grupo B, composto pelas três mães das crianças atendidas, cujas entrevistas, após a realização do atendimento, possibilitou avaliar a eficácia da brinquedoteca para que fossem atingidos os objetivos da pesquisa.

No Grupo A foram caracterizadas as crianças designadas como "Caso 1", "Caso 2" e "Caso 3" e descritas a seguir:

Caso 1 – Na época em que foi atendida na brinquedoteca, a criança, do sexo masculino, estava com seis anos e frequentando a pré-escola em uma instituição particular. A procura pelo atendimento, segundo o relato da mãe, foi em razão da criança estar agressiva, faltando com o respeito e agredindo a todos na escola, o que acabava por excluí-la do grupo. O comportamento agressivo, segundo relatou a mãe, vinha se manifestando desde a separação dos pais, quando a criança tinha 2 anos. A mãe casou-se novamente. Na anamnese realizada, a mãe contou que sua gestação foi complicada por problemas de violência doméstica, respondeu também que a criança tinha sono agitado e medo de escuridão. A mãe considerava-a muito inteligente, no entanto, negava-se a realizar as atividades escolares que lhe eram solicitadas. Seu desenvolvimento psicomotor foi normal e suas brincadeiras favoritas eram: jogar videogame, soltar pipa e assistir a filmes de terror. O ambiente da casa era agitado, e a mãe se dizia histérica. A criança foi atendida em seis sessões na brinquedoteca.

Caso 2 – Criança do sexo masculino, com 8 anos na época em foi atendida, tendo sido encaminhado pela escola pública em que estudava quando cursava a segunda série. De acordo com o relato da escola, a criança era muito desatenta e parecia ter problemas auditivos, que não foram encontrados pelo médico que o atendeu. Criança insegura e tímida, suas amizades eram poucas e as mesmas que as da escola. Apresentava dificuldades de aprendizagem e precisava sempre de explicações detalhadas para realizar as atividades solicitadas. Tinha muito medo do pai, que era bravo e gritava muito, principalmente quando estava desempregado. Na anamnese a mãe respondeu que a criança nasceu no oitavo mês de gestação, por problemas de doença dela, porém o filho tinha boa saúde, dormia e se alimentava bem. Gostava de brincar de correr, de carrinho, de esconder e de soltar pipa. A criança foi atendida na brinquedoteca em 11 sessões.

Caso 3 – Criança do sexo feminino, com nove anos na época em que foi atendida, tendo sido encaminhada por orientação da professora da escola pública onde ela estudava, porque estava manifestando a vontade de ter um pai. A menina foi adotada com dois dias de vida e tinha conhecimento disso. Relacionava-se bem com a mãe, que era viúva. O pai escolhido pela criança era homossexual, mas a criança desconhecia esse fato. Com relação aos outros aspectos, a criança apresentava bom desenvolvimento, era boa aluna, apresentava boa saúde, comia e dormia pouco, mas o suficiente para ela, segundo o relato da mãe. Foi atendida na brinquedoteca em sete sessões.

Para o grupo B, os depoimentos das mães sobre si mesmas complementam as informações permitindo uma visão mais abrangente sobre os casos.

Mãe do caso 1 – Vinte e cinco anos, Ensino Médio completo, renda familiar de quatro salários mínimos. Como ocupação, vendia roupas em domicílios durante cinco horas por dia, além de cuidar da casa e dos filhos. Considerava sua atividade importante e tinha a aprovação do segundo marido. Morava nos fundos da casa dos pais, que não aprovavam seu trabalho. Dizia-se muito nervosa, perdendo a paciência com facilidade, considerava-se histérica. Estava grávida na época do atendimento do filho e ainda tinha uma filha mais velha.

Mãe do caso 2 – Vinte e oito anos, Ensino Fundamental incompleto, profissão do lar. Renda familiar mensal dependendo do que ganhava o marido que era autônomo – renda oscilando entre dois e quatro salários. Gostaria de trabalhar fora de casa para se sentir independente. Tinha mais dois filhos, além do filho atendido na brinquedoteca.

Mãe do caso 3 – Sessenta e seis anos, aposentada, terceiro grau completo, viúva. Nível socioeconômico médio, resultado de sua aposentadoria e pensão do marido falecido. Além da criança atendida, tinha mais quatro filhos, todos casados, e quatro netos.

Os procedimentos para o desenvolvimento da pesquisa foram divididos em quatro momentos distintos, sendo o primeiro dedicado à descrição dos motivos do encaminhamento da criança. Ao se confirmar como problema relacionado a queixas escolares, e se comprovado como adequado ao trabalho desenvolvido na brinquedoteca, a mãe era

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com