TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Primeira Instrução Aprendiz Maçom

Por:   •  15/5/2023  •  Dissertação  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 4

Á G.·. D.·. G.·. A.·. D.·. U.·.[pic 2][pic 1]

Loja Simb.·. Ordem, Progresso e Fraternidade N. 48

Fundada em 09/07/1986

Sob os Auspícios da Ser .∙. Gr .∙. Loj .∙. Maç .∙. do Est.∙. de  Mato Grosso do Sul

Fundada em 24/11/1962

SEGUNDA INSTRUÇÃO A A .’. M .’.

Iniciamos esta instrução com o reforço da maior de todas a verdades, onde à medida que evoluímos em nossa caminhada de progresso, vamos concluindo sobre pontos comuns de nossa identidade, como a existência de um ser supremo a quem identificamos como o GADU. Ele nos dotou de inteligência, que nos permite discernir com segurança o bem do mal, tendo como base uma sã moral.

 Por isto, somos maçons, cuja moral se baseia no amor ao próximo, em utilização de um sistema de mistérios e alegorias.

Para melhor compreensão de tudo, e para que não venhamos a nos prender em conclusões falsas e errôneas, exige a Ordem que o candidato seja um homem livre e de bons costumes.

Basicamente entendemos que todo o homem seja livre. Mas que está sujeito a entraves sociais ou escravo de suas próprias paixões, deixando de ser senhor de sua própria individualidade e como tal, não pode assumir qualquer compromisso sério.

Essa inteira liberdade lhe dá condições de abdicar das vaidades profanas e reconhecer da necessidade imprescindível de instrução, como o alicerce fundamental da moral humana.

A iniciação, com tamanho significado para o nosso aprendizado, nos recorda as passagens em três viagens com características distintas, que nos levaram as portas do sul, do ocidente e do oriente, onde batemos e fomos recebidos.

Do caos que se acredita ter precedido a formação do mundo, caminhamos depois em meio a lutas, as quais devemos vencer para nos colocarmos entre os nossos semelhantes e finalmente, atingirmos a idade da maturidade e da reflexão.

Em três portas bati e pelas três passei, sendo purificado pela água e pelo fogo, ficando em condições de receber a luz, conhecendo as três disposições necessárias à procura da verdade sendo: a sinceridade, a coragem e a perseverança...

Depois me chegou à luz da verdade a qual nós vamos nos acostumando através das sólidas instruções que nos são transmitidas. No juramento e na consagração nos ligamos à ordem maçônica, com a guarda de segredo que nos foram confiados, para amar, proteger e socorrer os nossos irmãos, sempre que tiverem justa necessidade.

A cada instrução, um novo ensinamento, um novo passo na extensa caminhada. Os momentos que vivemos até agora nos recordam a grandiosidade das reflexões iniciais, quando isolados em nosso silêncio profundo.

Em sequência foi ratificado os indícios pelos quais se reconhecem os Maçons, que vai além dos atos praticados reveladores do influxo da Moral ensinada em nossos Templos, eles se reconhecem pelo S.., pela P.. e pelo T... Como Aprendiz Maçom aprendi a fazer o Sinal e dar o Toque, já a Palavra Sagrada não sei falar e sim, somente sei soletrar. Aprendi que em Loja devemos sempre estar com o Avental, porque ele nos lembra de que o homem nasceu para o trabalho e que todo Maçom deve trabalhar incessantemente para a descoberta da Verdade e para o aperfeiçoamento da Humanidade. Aprendi também que nossa Loja é coberta por uma abóbada azul, semeada de estrelas e nuvens, na qual circulam o Sol, a Lua e inúmeros outros astros, que se conservam em equilíbrio pela atração de uns sobre os outros. São doze os sustentáculos da abóbada que representam os doze signos do Zodíaco, isto é, as doze constelações que o Sol percorre no espaço de um ano solar. Ainda se nota em nossa Loja as seguintes figuras alegóricas: a Pedra Bruta, a Pedra Polida, o Esquadro, o Compasso, o Nível, o Prumo, o Quarto, o Maço, o Cinzel; o Painel da Loja elencando as Três Janelas, estas que pela posição que ocupam, indicam as principais horas do dia: o nascer do Sol, o meio dia e o pôr do sol, além do Oriente o Sol à esquerda do V.. Mestre e a Lua à direita e finalizando com a representação o Pavimento de Mosaico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (494.5 Kb)   docx (493.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com