TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Primeira Revolução Industrial

Tese: A Primeira Revolução Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Tese  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

1: Após a Primeira Revolução Industrial, a máquina começou a substituir a força muscular do homem. Porém, com a automação provocada pela cibernética, muitas tarefas que cabiam no cérebro humano passaram também para a máquina. O computador tende a substituir o homem em uma gama crescente de atividades, e com grande vantagem. A influência da cibernética nas teorias administrativas gerou grandes contribuições. Uma delas é automação, uma síntese de ultramecanização, super-racionalização (melhor combinação dos meios), processamento contínuo e controle automático. Os equipamentos automatizados podem cuidar das funções de observação, memorização e decisão. A automação abrange três setores bem distintos:

• Integração, em cadeia contínua, de diversas operações realizadas separadamente, como por exemplo, o processo de fabricação.

• Utilização de dispositivos de retroação e regulagem automática, para que as próprias máquinas corrijam seus erros.

• Utilização do computador ou rede de computador para acumular volumes de dados e analisá-los através de operações lógicas complexas, com incrível rapidez, inclusive na tomada de decisões programadas.

Como síntese, poderíamos dizer que a cibernética influiu na administração não somente em termos de conceitos e de ideias, mas principalmente por seus produtos, como máquinas e computadores. Nos aspectos conceituais, os mais relevantes advêm do próprio conceito de sistemas, sua classificação, dos modelos de representação e a teoria da comunicação no interior das organizações vem produzindo visões bem mais amplas da problemática da informação e comunicação organizacional; enfim, são bem variadas e muito profundas as influências da cibernética na administração.

2: Entropia, nas teorias administrativas, é a decomposição que acontece quando não há uma retração dos sistemas integrantes de uma organização, isto é, uma falta de estabilidade, que é derivada de um desgaste constante recorrente da não renovação das informação e recursos constituintes. Estabilidade que por sinal é um dos principais fatores que constituem a homeostasia, obtida pela realimentação, ou feedback, quando há um desvio em relação a um padrão e o sistema ajusta-se reduzindo ou neutralizando esse desvio. Concluindo o feedback é um influente direto da homeostasia e entropia, criando uma ligação entre os dois conceitos, sendo um mecanismo necessário para um(homeostasia) e uma reação que previne a manifestação do outro(entropia).

3: A teoria sistêmica é considerada uma abordagem descritiva, pois, descreve as características das organizações, procurando compreender os fenômenos organizacionais e deixar a escolha de objetivos e métodos para o indivíduo, que irá impor uma analise probabilística, a qual demonstra-se que as variáveis podem ser explicadas de forma preditiva e não com certeza.

E1:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com