TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Primeira instrução Aprendiz Maçon

Por:   •  20/11/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 2

PRIMEIRA INSTRUÇÃO

No dia 12 de setembro de 2023, foi me dado as primeiras instruções; sinais, gestos e palavras.

Primeira Instrução do A∴M∴ Após, entrarmos a ordem dos trabalhos, e aberturas dos trabalhos foi me retransmitido a primeira instrução pelos IIr.’. a primeira foi os passos do aprendiz, e o andar que formam um ângulo de 90º em em forma de esquadro, o aperto de mão do aprendiz maçom e a palavra de forma soletrada e em sílabas. As formalidades de me apresentar em loja saudando, o Venerável Mestre, 1º Vigilante, 2º Vigilante, Autoridades Maçônicas, e meus queridos irmãos.

O Painel do Aprendiz Maçom e o desbaste da Pedra Bruta, foram apresentados a mim a riqueza do simbolismo utilizada na maçonaria. o trabalho de desbastar a pedra bruta, transformando-a em pedra polida, que nada mais é que, através do ensinamento, ocorrer nossa transformação, isto é, furtarmos de nossos vícios e defeitos para nos aperfeiçoar moralmente.

Um dos principais símbolos do Painel de Apr∴ é a Pedra Bruta, não trabalhada. Nela trabalham, simbolicamente, o A∴M∴, para este esquadrejamento o Apr∴ usa como instrumentos de trabalho o Cinzel e o Maço. Estes são os instrumentos certos que o Apr∴ deve utilizar para desbastar a P∴B∴, o Maço é o elemento ativo e representa a força empregada em nossas ações, já o cinzel é o elemento passivo e é o meio pelo qual se busca a beleza e a perfeição em nossas obras. Ambos devem ser usados conjuntamente pois através da força na medida correta aplicada pelo maço sobre o cinzel iremos transformar a massa disforme em uma bela escultura com seus perfeitos ângulos retos. Porém se a força for aplicada de forma demasiada, podemos destruir a pedra a ser trabalhada, e se for insuficiente, nunca atingiremos o nosso objetivo. Portanto a maior lição que podemos receber destes símbolos é a medida correta que devemos empregar nossos esforços ou nossa força, em todos os sentidos, para atingirmos nossos objetivos com perfeição.

A P∴B∴ é vista como sendo a “matéria-prima” existente para a elaboração da “obra”; representa o próprio A∴ M∴, no seu esforço para se aperfeiçoar e polir o seu caráter, a sua retidão e a sua integridade: é, enfim, o próprio Símbolo de seu aperfeiçoamento na Maçonaria. E, esse aperfeiçoamento depende exclusivamente do próprio Maçom.

O A∴ M deve conhecer a loja, deve ter um formato quadrilongo, com o comprimento do Oriente ao Ocidente, com a Largura do Norte ao Sul. A régua de vinte e quadro polegadas é necessária para marcar os limites do esquadrejamento da pedra, para que os seus bordos sejam retos, simboliza a Lei, a Ordem e a Inteligência que devem comandar as atividades e as atitudes do Maçom.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com