TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Promoção Do Desenvolvimento Psicológico Saudável A Partir Das Práticas Parentais Introdução

Por:   •  20/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.185 Palavras (9 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 9

PS005 - PARENTALIDADE POSITIVA, PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO SAUDÁVEL A PARTIR DAS PRÁTICAS PARENTAIS

INTRODUÇÃO

A paternidade positiva é uma das responsabilidades atribuídas aos pais no cuidado e educação de seus filhos, e é essencial para a saúde e desenvolvimento de uma criança. “O comportamento dos pais está relacionado com o que, ao estabelecer limites, garante a criação e educação dos filhos, uma relação positiva e aumentando o seu potencial de desenvolvimento (Lopes e Dixe, 2012).

A família é responsável pela sobrevivência física e mental das crianças e forma o primeiro grupo intermediário da criança (indivíduo, sujeito, pessoa) na sociedade. O primeiro aprendizado se dá na família, hábitos e costumes culturais, língua, identidade cultural e todas as ferramentas necessárias para ser dono do mundo. Na família é reconhecido, em primeiro lugar, o direito da criança, o direito aos cuidados necessários ao seu crescimento e desenvolvimento físico, mental e social (Boch, 2001).

Criar filhos apaixonados parece um princípio parental muito comum, puro e simples, mas a realidade é que "isso" é realmente um desafio! Em meio a estudos e pesquisas sobre parentalidade positiva.

Com relação à qualidade da comunicação familiar e ao desenvolvimento infantil, o pesquisador Belskey (1980) também concorda com Bronfenbrenner (1979), que afirma que fatores individuais influenciam o desenvolvimento infantil; e fatores infantis e familiares ou a influência do ambiente social. No entanto, a família é a principal referência no desenvolvimento da incompetência. Essas competências, que são gradualmente realizadas com o apoio de adultos em atividades interativas "pai-filho", são sinais positivos de parentalidade. Assim como a responsabilidade começa com as ações dos educadores de adultos que oferecem orientações às crianças para implementar instalações corretas e positivas Principalmente na hora de resolver a situação.

Muitos estudos se concentraram nos efeitos internos da interação parental positiva sobre a criança. Apresentando-se como qualidades interpessoais positivas, revelam habilidades que incluem: auto estima, competência social, auto imagem positiva ou negativa, que afetam o período e o campo acadêmico.

Também destacamos descobertas sobre habilidades específicas, como: empatia na resolução de problemas e que essas são habilidades que se destacam das oportunidades para alcançar um caminho de desenvolvimento ideal e uma boa direção na boa prática, em vez da parentalidade negativa. Tais práticas negativas relatadas: negligência, conflito, violência, coerção são consideradas como participação desestruturada e desequilíbrio estrutural. A análise de vários estudos permitiu identificar e relatar a exposição de muitas crianças a práticas parentais inadequadas como conflito, violência e coerção, não sendo pequeno o número de registos. Segundo Marturano (2002, 2004 ), filhos que moram com o pai ou a mãe são fatores de risco para o seu desenvolvimento, o que aumenta a suscetibilidade a eventos ameaçadores fora do ambiente familiar.

Nas observações dos pais, que por sua vez devem proporcionar um ambiente familiar convidativo e fazer sugestões organizacionais para promover o desenvolvimento positivo da criança. Criação de fatores de proteção. Este ambiente quente evita e garante uma estabilidade permanente adequada. Em uma atividade de comunicação, os pais podem ajudar as crianças a identificar seus sentimentos. Com atitudes de aconselhamento e expressão emocional positiva. Este é um padrão de comportamento positivo para vocês dois.

O estudo de caso apresentado neste artigo sugere questões norteadoras e de pesquisa. Como participar de programas de treinamento. Graças às diretrizes, é realmente comprovado cientificamente que quando uma família participa de programas parentais sistêmicos/ecológicos, promove habilidades parentais eficazes para o desenvolvimento socioemocional das crianças. E mesmo que haja diferenças entre os valores informados, eles não devem ser comparados. Observe as observações de diferenças nos valores dos pais de crianças "normais" e os resultados obtidos pelos pais de crianças com necessidades especiais. Assim como a maioria das crianças classificadas podem ser rotuladas como carentes de educação especial sem apresentar “uma clara exceção, mesmo que tenham dificuldades de aprendizagem ou repitam e reprovem na escola”, segundo Marturano (2004 ). Vários fatores de risco para baixo desempenho acadêmico são destacados na literatura, como baixo nível socioeconômico na família ou quase sempre má comunicação com os pais.

DADOS DA FAMÍLIA

ENTREVISTA

GRÁFICO DE INDICADORES PRIMÁRIOS

GRÁFICOS DE INDICADORES SECUNDÁRIOS E TERCIÁRIO

PONTUAÇÕES PONDERADAS TOTAIS

Subescala 1: ESTIMULAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

(Obtém-se somando as pontuações ponderadas de cada fator -MEA, PJ, EDC e EDL- e

dividindo-a por quatro). 60,25%

Subescala 2: ESTIMULAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL

(Obtém-se somando as pontuações ponderadas de cada fator -EE, ELFO, PAA e OIC- e dividindo-a por quatro). 90,80%

Subescala 3: ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE FÍSICO E DO CONTEXTO SOCIAL

(Obtém-se somando as pontuações ponderadas de cada fator -CEF, IP, CCS, RFE, ERSI, RE, DE, ECF e EP- e dividindo-a por nove.

(Exceção importante: antes de realizar a soma, devem ser invertidas as pontuações ponderadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (75.8 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com