TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento sustentável da saúde e da poluição da água

Artigo: Desenvolvimento sustentável da saúde e da poluição da água. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Artigo  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 6

Desenvolvimento sustentável saúde e poluição da água

O desenvolvimento sustentável é um conceito que foi criado em 1983 pela Comissão Mundial de Meio-Ambiente e Desenvolvimento, e significa “atender às necessidades da atual geração, sem comprometer a capacidade de as futuras gerações atenderem às suas próprias demandas”. Ou seja, utilizar os recursos naturais mantendo o respeito ao próximo e ao meio-ambiente. É aquele desenvolvimento que não leva ao esgotamento dos recursos, combinando crescimento e preservação, O desenvolvimento sustentável é um conjunto de medidas com o objetivo de garantir um desenvolvimento em harmonia com as limitações do planeta, sem destruição do mesmo, fazendo com que as gerações futuras possam viver bem.

Os principais fatores de deteriorização dos rios, mares, lagos e oceanos são: poluição e contaminação por produtos químicos e esgotos. O homem tem causado, desde a Revolução Industrial (segunda metade do século XVIII), todo este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle.

Pesquisas realizadas pela Comissão Mundial de Água e de outros órgão ambientais internacionais afirmam que cerca de três bilhões de habitantes em nosso planeta estão vivendo sem o mínimo necessário de condições sanitárias. Cerca de um milhão não tem acesso à água potável. Em razão desses graves problemas, espalham-se diversas epidemias de doenças como diarréia, leptospirose, esquistossomose, hepatite e febre tifóide, que matam mais de 5 milhões de pessoas por ano, sendo que um número maior de doentes sobrecarregam os hospitais e postos de saúde

Sugestões para desenvolvimento

• Combater o desmatamento ilegal de matas e florestas

• Combater a ocupação irregular de regiões de mananciais

• Coleta seletiva do lixo

• Reciclagem de produtos como papel, alumínio, plástico, vidro e outros

• Tratamento de esgoto para que não seja jogado em rios, lagos, córregos e mares

• Manutenção e preservação dos ecossistemas

• Criação de áreas verdes nos centros urbanos

• Incentivar o transporte solidário

• Uso sem desperdício dos recursos naturais

• Utilização de técnicas agrícolas que não prejudicam o solo

• Substituição gradual dos meios de transporte de individuais para coletivos

• Criação de sistemas urbanos que permitam o uso da bicicleta como meio de transporte

• Descarte de baterias de celulares e outros equipamentos em locais especializados

• Produção de energia a partir de fontes não poluentes

• Substituição das sacolas plásticas por sacolas de papel

• Redução do uso de combustíveis fósseis

• Produtos que mais poluem os rios, lagos e mares: detergentes, óleos de cozinha, óleos de automóveis, gasolina, produtos químicos usados em indústrias, tintas, metais pesados (chumbo, zinco, alumínio e mercúrio).

A poluição pode chegar aos rios de duas maneiras: ou ela é pontual, vinda de um cano de esgoto que sai de uma casa, rua, vila, ou ela é difusa e não é concentrada em um ponto. Essa poluição difusa está relacionada com a água que cai da chuva e é escoada para os rios. Nesse escoamento, a água acaba carregando diversas substâncias poluentes, originárias das cidades (lixo) ou dos campos (fertilizantes, inseticidas, etc.). Para ser considerada potável, a água tem que atender a determinados requisitos quanto a sua natureza física, química e biológica.

Requisitos físicos: Não possuir cheiro algum (inodora), nem sabor (insípida) e nem cor (incolor).

A poluição causa alterações físicas na água, que podem ser notadas no cheiro, na cor e o pior, no sabor da água. Mas o que provoca essas alterações nos aspectos físicos da água?

A decomposição da matéria orgânica lançada nos rios, isto é, animais ou plantas apodrecidas podem alterar o cheiro da água. E mais: o esgoto, óleo queimado, produtos de limpeza (detergentes), etc. Quando a água apresentar aspecto leitoso em sua cor, ou cor escura acinzentada, corre o risco de conter restos industriais. Essa coloração na água é chamada de turvação ou turbidez.

Requisitos químicos: sob o ponto de vista químico, alterações na potabilidade da água podem ocorrer devido à presença de tóxicos como chumbo, cádmio, arsênico, e metais pesados como o mercúrio. Podem ocorrer excessos ou ausências de cálcio e magnésio.

Requisitos biológicos: a água para ser considerada biologicamente potável, não pode conter organismos patogênicos que são os causadores de doenças

• A água pode ser contaminada de muitas maneiras:

- pela acumulação de lixos e detritos junto de fontes, poços e cursos de água;

- pelos esgotos domésticos que aldeias, vilas e cidades lançam nos rios ou nos mares.

- pelos resíduos tóxicos que algumas fábricas lançam nos rios;

- pelos produtos químicos que os agricultores utilizam para combater as doenças das suas plantas, e que as águas das chuvas arrastam para os rios e para os lençóis de água existentes no subsolo;

- pela lavagem clandestina, ou seja, não autorizada, de barcos no alto mar, que largam combustível;

- pelos resíduos nucleares radioactivos, depositados no fundo do mar;

- pelos naufrágios dos petroleiros, ou seja, acidentes que causam o derrame de milhares de toneladas de petróleo, sujando as águas e a costa e matam toda a vida marinha – as chamadas marés negras.

Mares

O Projeto Tamar, responsável pela conservação de tartarugas marinhas no litoral brasileiro, realizou um estudo que revela que aproximadamente 16% de tartarugas-verdes presentes na faixa litorânea do país sofre de fibropapilomatose, associado a um vírus que provoca o surgimento de verrugas de até 30 centímetros de diâmetro na pele dos animais. O problema é provocado pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com