TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia da Educação

Por:   •  27/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

                     Raul Eduardo Amaral Vilas Boas júnior

                         1151606

ATIVIDADE DO PORTFÓLIO

Trabalho apresentado ao Claretiano Centro Universitário para a disciplina de Psicologia da Educação, como requisito parcial para aprovação.

Vitória Da Conquista

2019

Quadro sobre abordagens teóricas do Behaviorismo, Psicanálise, Gestalt e Humanismo:

Abordagens

Possibilidades

Limitações

BEHAVIORISMO

Estudo e observação do comportamento através de estímulos e respostas. Era possível compensar(reforçar) ou reprimir(punindo) os alunos baseados na reação, situação, causa e efeito.

Como não passava de uma observação do comportamento como um todo e não um estado do indivíduo e sua consciência, sentimentos ou emoções, limitava-se apenas á observação.  

PSICANÁLISE

Possibilidade de maior interação entre o educador e o aluno através de uma ligação mais humana e afetiva, possibilitando um estudo e tratamento do ser, traumas ou danos e suas possíveis respectivas doenças mentais.

De certa forma por tratar de laços afetivos entre alunos e professores, caso isso não seja disponível a evolução fica esbarrada pela falta de identificação entre os dois, ou seja, o aluno não conseguirá aprender e o professor não conseguirá ensinar.

HUMANISMO

Por incentivar a unidade, igualdade, consciência e autoconhecimento, o ser humano se sente livre para expressar e despertar seus sentimentos se sentindo parte de um todo e capaz de guiar suas próprias ações.

Por se tratar de autocontrole e consciência própria algumas pessoas não conseguiram evoluir devido a problemas mentais, e ou diversos, em consequência alguns professores não conseguiram montar estratégias positivas.

GESTALT

Estudo do cérebro como objeto, suas funções, visuais, espaciais, dinamismo todos ao mesmo tempo utilizando ilusões de óticas e visões de onde o mundo está inserido.

Limita-se a observação visual e espacial, criando a possibilidade de o homem analisar e desfrutar de outras perspectivas.

Referência Bibliográfica:

Caderno de Referência de Conteúdo - Campos, Juliane Aparecida de Paula Perez.  Psicologia da educação/ Juliane Aparecida de Paula   Perez Campo s...  [et a l.].   Batatais, SP: Claretiano, 2013.  234 p

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (144.8 Kb)   docx (50.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com