TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia da Educação

Por:   •  27/5/2021  •  Dissertação  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 3

Referência: Promoção de saúde na escola: o papel da psicologia escolar

Problemática para intervenção e objetivo:

  • Problemática: Determinantes sociais que podem afetar a saúde nos estudantes.
  • Objetivo: Descrever um programa de promoção de saúde em estudantes da rede pública de ensino, a partir do desenvolvimento de habilidades de vida.

Proposta de intervenção e resultados:

  • Proposta de intervenção: Optou-se por atividades em grupos de alunos, por constituírem espaços de fala e suporte na expressão de seus sentimentos e no fortalecimento de vínculos saudáveis na comunidade escolar.

-  Foi feito um fluxograma pra acompanhar a intervenção e dividido em 3 etapas (pré, intervenção, pós).

- Pré-intervenção: foi feita reunião com professores e gestão da escola pra analisar o contexto escolar e as necessidades, dificuldades e potencialidade que precisariam ser trabalhadas. Para isso, teve um processo de escuta de alunos e professores.

Para iniciar o grupo de alunos, foi feita uma entrevista para começar um vínculo. Constava de dados de identificação (nome, idade, série), endereço, dados sobre a família, sobre o que mais gostava na escola e sobre dificuldades na escola. Muito além de uma coleta de informações, criou-se um momento de escuta e de interesse à realidade de cada aluno.

        22 alunos aceitaram participar das atividades

        Divididos conforme idade e sexo

        Dois grupos femininos (de 10 a 12 anos e de 14 a 17 anos) e dois grupos masculinos (de 11 a 13 anos e de 14 a 18 anos), com aproximadamente 6 alunos em cada grupo.

        Para os professores e gestão, foi entregue as datas dos cronogramas

- Intervenção: Os encontros foram realizados na biblioteca da escola, às sextas-feiras, no horário das 9h às 11h, compreendendo 2 horas. Na intervenção proposta por Minto et al, (2006), também utilizou-se 2 horas de intervenção a cada grupo.

        Assim, os grupos aconteceram ao longo do ano letivo, ao longo de 10 meses (de março a dezembro), obedecendo os dias de recesso escolar. Foram realizadas 8 sessões com cada grupo, num total de 16horas.

        Foi trabalhado: autoconhecimento, empatia, Comunicação assertiva, Manejo de emoções e sentimentos, Manejo de tensões e estresse, Pensamento crítico, Tomada de Decisão, Relações interpessoais.

- Pós-intervenção: Desde o início, os alunos mostraram-se receptivos, sempre dispostos nas dinâmicas, favorecendo o vínculo e a aproximação. Dentre os aspectos positivos destacados pelos alunos, salienta-se o espaço para falar sobre questões cotidianas, pensando em formas diferentes de lidar com conflitos.        

  • Resultados: Possibilitou a percepção dos fatores de conflitos na escola e com isso foi possível fazer reflexões a respeito dos conflitos e da violência que perpassa as relações escolares, visando a promoção de saúde e a prevenção da violência.

Teve melhora nos alunos. Comentários violentos como “Tem que ser batendo mesmo” foi para “A gente também pode dar carinho”.

Ajudou no diálogo em meio a conflitos, resolução de conflitos. Tudo pautado em promover o respeito

  • Conclusão: Neste processo, desenvolveram-se habilidades fundamentais: a escuta, a empatia, a compreensão, a devolução, intervenções partindo da demanda, a tolerância à frustrações, bem como o trabalho em equipe. Além das técnicas, o vínculo que se estabeleceu foi uma importante ferramenta de trabalho. Quanto mais havia a aproximação dos professores, alunos e comunidade escolar, novos laços de apoio foram se construindo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com