TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Questão Ambiental Na Empresa

Trabalho Escolar: A Questão Ambiental Na Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  982 Palavras (4 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL

ALUNA: JEISA DA SILVA DE SOUZA

A QUESTÃO AMBIENTAL NA EMPRESA

Este texto tem como objetivo resumir o texto A QUESTÃO AMBIENTAL NA EMPRESA. O texto propõe a importância da questão ambiental e obrigatoriedade para os executivos de empresa, onde os mesmos devem trabalhar em prol da preservação do meio ambiente e qualidade de vida. Existem empresas que possuem resultados econômicos e conseguem manter uma postura responsável de respeito a questão ambiental, tornando um equilíbrio, um conceito de excelência ambiental da seguinte forma: Desenvolvendo e publicando uma política ambiental, definindo claramente responsabilidades de cada uma área e do pessoal administrativo, educando e treinando seu pessoal e informando os consumidores e a comunidade a importância da preservação do meio ambiente. Acompanhando a situação e educação da questão ambiental da empresa, dentre outras necessidades par a excelência ambiental.

Na primeira seção os autores apresentam a ideia custo x benecifio para as empresas em relação à questão ambiental. Porem, algumas empresas já tem demonstrado que é possível ganhar dinheiro e proteger o meio ambiente mesmo não sendo uma organização que atua no “mercado verde”. Essas empresas conseguem aproveitar da oportunidade de transformar as restrições e ameaças ambientais em oportunidade de negócios, a exemplo disso é a reciclagem de matérias que vem trazendo uma grande economia de recursos para as empresas, tais como o reaproveitamento dos resíduos ou venda para outras empresas através de bolsas de resíduos ou negociações bilaterais. Essas ações se transformam em vantagens competitivas e aparecimento de um trabalho promissor ligado a variável ambiental que poderá envolver auditores ambientais, gerentes de meio ambientes, advogados ambientais, dentre outras funções técnicas especificas.

Em seguida é apresentado o posicionamento da empresa em relação à questão ambiental, onde existem empresas que apresentam características “amigáveis” ou “agressivas” e para avaliar a posição da empresa é preciso considerar as seguintes variáveis: ramo de atividade, produtos, processos, consciência ambiental, padrões ambientais, comprometimento gerencial, capacitação do pessoal, capacidade de P e D e capital. No ramo de atividades das empresas é necessário analisar qual a ameaça que a organização pode causar ao meio ambiente. Produtos – as empresas devem dar preferência a produtos obtidos de matérias primas renováveis ou recicláveis que não agridam o meio ambiente e que tenha baixo custo de energia. Processo – para se considerar um processo ambientalmente amigável é necessária que a empresa faça uma estimativa de seu balanço ambiental com os objetivos de poluição no zero, nenhuma produção de resíduos, nenhum risco para os trabalhadores, baixo consumo de energia e eficiente uso dos recursos. Conscientização ambiental – é preciso que as empresas conscientizem seus consumidores sobre a preservação ambiental, pois é uma tarefa muito importante para a sobrevivência e lucratividade da empresa ao longo prazo. Padrões ambientais – existe uma correlação direta entre a conscientização da sociedade e os padrões ambientais estabelecidos, mas, quanto maior a pressão social mais restrita é a sua legislação ambiental. Para algumas empresas a principio isso pode parecer uma grande ameaça, mas, contudo existem inúmeros exemplos mostrando que isto não é uma verdade absoluta. Em países onde as restrições ambientais são mais severas suas organizações desenvolveram excelentes oportunidades de novos negócios, relacionados com a questão ambiental, que atualmente estão inclusive exportando know-how para outros países. Comprometimento gerencial – a mudança mais importante no nível interno da organização pode ser conseguida em relação à questão ambiental é o comprometimento gerencial, tanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com