TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Questão do Aborto no Brasil

Por:   •  25/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE REDENTOR

Oratória sobre o Aborto 24/03

Nome: Sávio Soares Câmara Castilho
Matrícula: 1400287
Período: 2°

Artigos:

Art. 124: “Provocar aborto em si mesma ou consentir que outrem lho provoque”

pena: detenção, de 1 a 3 anos

Art. 128: “Não se pune aborto praticado por médico:

I: Se não há outro meio de salvar a vida da gestante

II: Se o aborto resulta de estupro e é precedido de consentimento da gestante.”

Feto anencéfalo: Por 8 votos a 2, os ministros do STF definiram que aborto em caso de anencefalia não é crime.

A chamada anencefalia é uma grave malformação fetal que resulta da falha de fechamento do tubo neural (a estrutura que dá origem ao cérebro e a medula espinhal), levando à ausência de cérebro, calota craniana e couro cabeludo. A junção desses problemas impede qualquer possibilidade de o bebê sobreviver, mesmo se chegar a nascer.

Em primeiro lugar, Boa noite. Em segundo, Vasco. E em terceiro, meu nome é Sávio. Bom, estou aqui para falar de um assunto polêmico, que é o aborto. Explicarei as teorias da vida do feto, os artigos do Código Penal, a questão da saúde pública e da mulher.

O que é aborto? Aborto é a remoção prematura do embrião ou feto do útero resultando fim da sua atividade biológica. Podendo ocorrer de forma espontânea ou induzida mediante uso de medicamentos ou cirurgias.

No Brasil aborto é crime previsto no Código Penal

art. 124 ao 127 do CP, salvo os casos listados no art. 128. Incluindo o acórdão ADPF 54 de 2012

E por causa disso, milhares de mulheres morrem anualmente por não terem condições de pagar um médico para realizar o procedimento fora do país.

Se a mulher tem dinheiro para pagar, o aborto é permitido no Brasil. Mulheres ricas podem pagar por médicos caros e serem atendidas em clínicas preparadas, quanto as pobres precisam provar que foram estupradas ou estarem à beira da morte. Muitas vezes essas acabam morrendo nas mãos de açougueiros em ambientes nada favoráveis, também morrem quando tentam perfurara a bolsa na qual o embrião está com uma agulha e isso acaba resultando em uma infecção que pela mulher não poder pedir atendimento médico, acaba morrendo.

EX: Mulher pobre de 25 anos mãe de dois filhos e mulher rica na França

Sei que cada um de nós possui uma posição pessoal a respeito do aborto, por isso vou deixar citado aqui três posições em relação ao início da vida.

A primeira é a tesa da genética, que consiste na instalação da alma no momento em que o espermatozoide penetra no óvulo.

A segunda é a tesa neurológica, até a 12° semana o feto possui um sistema nervoso primitivo que não existe possibilidade de apresentar atividade mental ou consciência. Segue aqui o mesmo argumento da morte cerebral, assim como a vida só termina com a parada dos sinais neurológicos, ela começa com o aparecimento das estruturas nervosas.

E o terceiro grupo diz que se abortos acontecerão de qualquer maneira, proibidos ou não, melhor que sejam realizados por médicos bem no início da gravidez. Atribuindo assim à fragilidade da condição humana e à habilidade da natureza em esconder da mulher o momento da ovulação.

EX: Vamos imaginar que eu estou segurando um bebê recém nascido em uma mão e um feto na outra. Agora eu vou jogar um deles no chão e você pode salvar apenas um, basta escolher. Se você escolheu o bebê, está mais do que claro que você sabe a diferença entre eles. Agora só falta você assumir que essa diferença existe.

Defendo a tese neurológica, seguindo o mesmo argumento que disse anteriormente. A questão do aborto está mal vista pela sociedade. Ninguém é a favor desse tipo de solução, principalmente os milhões de mulheres que se submetem a ela anualmente por não enxergarem alternativa. O ideal seria instrui-las para jamais engravidarem sem deseja-lo, mas a natureza humana é mais complexa, até médicas ginecologistas engravidam sem querer.

EX: Mulher da balada – Aborto paterno.

Eu te desafio a repensar a sua postura sobre o aborto e por mais que você nunca passe por esse dilema, milhares de mulheres estão passando por ele agora. Porque fácil proibir o abortamento, enquanto esperamos o consenso de todos os brasileiros a respeito do instante em que a alma se instala num agrupamento de células embrionárias, quando quem está morrendo são as filhas dos outros. Os legisladores precisam abandonar a imobilidade e encarar o aborto como um problema grave de saúde pública, que exige solução urgente. Se você é contra o aborto, não aborto. Se você não gosta que tirem os seus direitos, simples, não tire os dos outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (90.7 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com