TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Por:   •  9/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

O presente texto analisa o papel da revisão bibliográfica em trabalhos de pesquisa, dissertações e teses. Constantemente, as revisões bibliográficas observadas nesses trabalhos se ocorreram de forma irregular, insuficiente ou má qualidade.  O assunto tratado é de extrema relevância, visto que reflete a má qualidade da pesquisa e consequentemente compromete o conteúdo da mesma.

O objetivo da revisão bibliográfica é justamente o de ajudar o pesquisador, o que compreende desde a definição da pesquisa, até a interpretação de seus resultados. Durante a leitura do texto dois aspectos básicos são destacados, sendo eles a contextualização do problema dentro da área de estudo, e também a analise do referencial teórico. A autora aborda as dificuldades encontradas por pesquisadores iniciantes no que se refere à revisão da literatura necessária e sugere meios que possam contribuir para a qualidade desses trabalhos. 

        A contextualização da problemática refere-se a analise que o pesquisador irá fazer sobre a definição de seu objeto de estudo, escolha de teorias, procedimentos e instrumentos. Anteriormente a elaboração do projeto, é essencial o contato com uma primeira revisão de literatura, parra assim ter conhecimento do que já existe em determinada área de pesquisa, e evitar possíveis transtornos futuramente. Esse primeiro contanto auxilia também na definição precisa do objetivo da pesquisa, assim como na seleção de aspectos relevantes para a questão levantada.

É importante ressaltar, que nesses casos de referência e revisão bibliográfica, o trabalho do orientador é de suma importância. Este deve ser especialista na área e capaz de identificar e indicar leituras necessárias ao desenvolvimento da questão de interesse e ajudar nos problemas das armadilhas a ser evitadas pelos pesquisadores.

Finalmente, é evidenciado o destino da maioria das teses e dissertações, que é mofar nas prateleiras das universidades. Sendo uma das causas desse fato, a má qualidade dos relatórios apresentados, principalmente no que se refere às revisões de bibliografia, nos quais se destacam textos repetitivos, cansativos, longos que afastam rapidamente o leitor , por mais que o assunto seja de seu interesse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com