TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Realidade Da Educação Escolar

Artigo: A Realidade Da Educação Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  3.363 Palavras (14 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO 4

2 – DESENVOLVIMENTO 5

A REALIDADE E DA EDUCAÇÃO ESCOLAR 5

ESCOLA MUNICIPAL TEREZA DA COSTA BRAVO 5

3 – CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

4 - REFERÊNCIAS 14

1 – INTRODUÇÃO

Sabemos que estamos na idade contemporânea onde o saber está entre a formação e é necessário que automaticamente aconteça à evolução na escola, para que a mesma possa atender as necessidades da população. E para que isso aconteça é necessária à capacitação dos educadores e profissionais da educação.

Tendo em vista que o sistema educacional é um espaço utilizado para a aprendizagem dos educandos e é onde se faz presentes a realidade escolar. Por isso, problemas que surgem no cotidiano educacional são de origem da Idade Média e os mesmos vêm ganhando força na modernidade. Entendemos que precisamos ampliar nossos conhecimentos e ter uma concepção de escola e realidade escolar.

Este trabalho de Produção como discute a perspectiva educativa do espaço físico da Educação envolvendo a criança, o adolescente e os jovens, mais especificamente nas escolas. O estudo objetiva refletir sobre as condições do espaço interno e externo, passando pela organização e influência dos mesmos na aprendizagem das pessoas. A investigação foi realizada por meio de uma entrevista com uma Vice-Diretora da Escola Municipal Tereza da Costa Bravo buscando respostas para algumas perguntas do gênero tendo sido analisado documentos fornecidos pela escola. Visamos estabelecer uma relação entre os textos teóricos estudados, os documentos analisados e a situação atual do espaço oferecido pela Escola. Ao final, realizamos uma pesquisa de campo com o intuito de examinar se os princípios legais estão sendo concretizado.

2 – DESENVOLVIMENTO

A REALIDADE E DA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Escola Municipal Tereza da Costa Bravo

Á Escola Municipal Tereza da Costa Bravo está situada á Av. José Mauro Gonçalves, nº990, alto Social – Felixlândia Telefone: (38) 3753-1605. A principal entidade mantenedora é a Prefeitura Municipal de Felixlândia que fica situada à Rua – Menino Deus, nº86, centro.

A Escola Municipal Tereza da Costa Bravo foi criada pela Lei municipal nº892 de 01/08/86, Portaria nº1. 074/2002 da SEE, Resolução nº 66 de 10/04/99. Contemplando os principais níveis ou modalidades de ensino:

 Educação Infantil (Pré II_ 5 anos)

 Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano.

Horário de Funcionamento:

 De 07:00 às 11:20

 De 12:00 às 16:20

Partindo da necessidade de organizar e priorizar escola/comunidade surgiu o projeto Político Pedagógico e será através deste que poderemos caminhar rumo a uma equalização onde educando, como sujeitos construtores de sua aprendizagem, poderão chegar a efetivos cidadãos críticos, participativos, conscientes; transformando a escola num lugar de exercício da cidadania.

A tomada de decisões sobre todos os aspectos da vida escolar ensina-nos a debater, a deliberar coletivamente, a respeitar as opiniões e poder ser um aprendizado que nos sirva, também, fora do ambiente escolar, para a participação social em sentido amplo.

A exigência da Escola atual cobra de nós, educadores, que se cumpra a missão escolar formando alunos capazes de desenvolver novas competências, lidar com novas tecnologias e linguagens, aptos a responder a novos ritmos e processos, sujeitos de sua própria formação, capazes de rever e reconstruir os seus conhecimentos, atitudes e habilidades, no processo de educação contínua permanente.

A Escola Municipal “Tereza da Costa Bravo, recebeu esse nome em homenagem a uma senhora que também chamava Tereza da Costa Bravo. Pelo que foi levantado, essa senhora era moradora antiga do bairro, criava filhos adotivos e tinha boa vontade a ajudar a todos os seus vizinhos. Existe uma escritura de compra e venda do terreno datado da Época do mandato do senhor Clóvis Carvalho Barbosa (1976).

A escola se localiza a 1 km e meio da sede do município de Felixlândia, no bairro Alto Social, zona periférica do município, às margens da BR 040. O atendimento escolar é feito da Educação infantil (Pré II – 5 anos) e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, para alunos do próprio bairro, bairros vizinhos (Centro, Pioneiro, Vila de Fátima, Capitão Custódio, Ribeirão do Bagre, Gameleira Buritis) e zona rural.

A Escola “Municipal Tereza da Costa Bravo” tem como entidade mantenedora a Prefeitura Municipal de Felixlândia. Atende a mais ou menos 238 alunos da Educação infantil (Pré II_ 5 anos) e 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, contando com 15 professores, 01 especialista, 01 auxiliar de secretária, 05 auxiliares de serviços gerais e 01 gestor. A maioria das famílias atendidas sobrevive por meio de serviços temporários. Os alunos têm conceito de família, cultura e socialização bastante peculiares e diferenciados daqueles com os quais lidamos em nosso meio

A Escola Municipal “Tereza da Costa Bravo” tem como finalidade a formação de indivíduos, criativos, críticos, participativos, compromissados em adquirir e trocar conhecimentos e experiências, ser agentes de transformação, lutando por uma sociedade mais justa, solidária e digna, onde direitos e deveres sejam respeitados.

A escola Tereza da Costa Bravo esta se organizando de modo a contemplar todas as capacidades educativas através da “Pedagogia de Projetos”. Prioriza o que nos diz os autores Santomé (1998), Coll (1996) e Hernandez (1998) com suas explicações sobre a origem do “Método de Projetos” e a introdução do assunto central ou enfoque temático. De acordo com suas orientações,o trabalho com projetos decorre de nossa prática e é p que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com