TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REALIDADE DO FRACASSO ESCOLAR

Artigo: A REALIDADE DO FRACASSO ESCOLAR. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  246 Palavras (1 Páginas)  •  553 Visualizações

A REALIDADE DO FRACASSO ESCOLAR

O sistema escolar contribui com o seu fracasso ao apresentar uma metodologia que geralmente não motiva o aluno, conteúdos que não dizem respeito a realidade em que ele vive, proposta pedagógica que não leva em consideração seu saber histórico-cultural, a tecnologia com que ele lida diariamente não está presente dentro da escola tampouco é respeitada a diversidade cultural dos alunos, sendo assim o aluno enxerga uma realidade que não é a dele o que potencializa as dificuldades de aprendizagem no âmbito educacional.

A era da informação mudou drasticamente o conceito do que é relevante a ser ensinando, a informação está a um click de nós, não precisamos mais decorá-la. A escola que preparava os alunos para prestar exames padronizando a tudo e a todos, vai ter que começar a enxergar o aluno em sua totalidade, limites e potencialidades, preparando-os para a vida.

A aprendizagem é intrínseca ao desenvolvimento, para que ocorra a aprendizagem e consequentemente o desenvolvimento evitando o fracasso escolar diversos fatores se inter-relacionam. A maturação tanto biológica, no sentido de estar apto, quanto psicológica, no sentido de resolver seus problemas e conflitos, influencia diretamente neste processo, visto que, se meu aluno não apresenta maturidade para desenvolver as atividades propostas, consequentemente, ele irá se desmotivar, sua ação e atenção irão entrar em declínio, caso não haja intervenção pedagógica e metodológica eficaz acredito que este aluno fatalmente caminhara para uma situação de fracasso escolar.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com